Anne With an E: o motivo definitivo por trás do cancelamento

Anne with an E foi cancelada na terceira temporada, o que revoltou fãs. Agora, verdade sobre o cancelamento é revelada.

Anne With an E série
Imagem: Divulgação.

Anne with an E é uma série de amadurecimento da Netflix que conta a história da adolescente Anne Shirley, que é adotada por uma pequena família na Ilha Prince Edward, na costa leste do Canadá. Vagamente baseada nos livros de Anne de Green Gables de Lisa Maud Montgomery, esta série canadense de três temporadas dá vida ao conto clássico com um toque moderno para atrair uma nova geração de espectadores.

E apesar dos melhores esforços dos fãs, a quarta temporada de Anne with an E não está acontecendo. Houve petições, campanhas de hashtag e até grandes estrelas como Ryan Reynolds e Sam Smith se juntando à boa luta nas mídias sociais, mas nada adiantou. Em 2019, a série da Netflix foi oficialmente cancelada após a terceira temporada. Estranhamente, no entanto, algumas das circunstâncias por trás do cancelamento podem levar a uma resolução final sobre o que aconteceu.

Anne With an E
Imagem: Divulgação

Por trás do cancelamento de Anne With an E

O enredo fantástico da série combinado, com a estética caseira fez de Anne with an E um produto ideal para se descontrair. A série conseguiu manter uma sensação alegre enquanto abordava várias questões, incluindo desigualdade de gênero, racismo e abandono infantil. Notavelmente, Anne with an E levou para casa o Canadian Screen Award (o equivalente ao Canadian Primetime Emmy) de Melhor Série Dramática, correspondendo a todas as expectativas estabelecidas pelos livros nos quais o programa é baseado. Em uma infeliz reviravolta, no entanto, a Netflix cancelou a série após três temporadas, deixando muitos se perguntando por que exatamente isso aconteceu.

PUBLICIDADE

Leia também: Anne With an E e Sense 8 ressurgem em briga de fãs com a Netflix

Uma declaração conjunta da empresa de transmissão canadense e da Netflix dizia: “Ficamos emocionados ao trazer a história essencialmente canadense de Anne with an E aos espectadores em todo o mundo. Somos agradecidos aos produtores Moira Walley-Beckett e Miranda de Pencier e ao talentoso elenco e equipe por seu incrível trabalho em compartilhar a história de Anne com uma nova geração. Esperamos que os fãs do programa amem essa temporada final tanto quanto nós, e que traga uma conclusão satisfatória à jornada de Anne“.

Resumindo eles adoraram, mas cancelaram. Enquanto o elenco seguiu em frente, ainda há muitas perguntas em torno de Anne with an E.

Série foi vítima dos números?

A adaptação progressiva recebeu boas críticas. Então o que aconteceu? No começo, parecia que a série foi cancelado porque não havia encontrado um público grande o suficiente. Depois que os fãs se manifestaram contra o cancelamento, os produtores do programa lançaram suas próprias declarações.

Por favor, saiba que lutamos“, disse a criadora Moira Walley-Beckett no Instagram. “Tentamos mudar de idéia. Tentamos encontrar um novo lar. Buscamos um filme de final. Tentamos o nosso melhor […] arte e comércio nunca são um casamento fácil. Muitas vezes acho isso inexplicável. Isso é um desses momentos. Mas é impossível argumentar com palavras como economia, algoritmos, demografia etc. etc. Mas essas palavras e outras como elas são a razão pela qual as redes não querem continuar “.

A produtora Miranda de Pencier ecoou esses sentimentos em seu próprio post no Instagram, agradecendo aos fãs, mas garantindo que a série havia terminado. Então, nenhuma outra rede queria investir em Anne with an E.

Pode haver mais para Anne with an E

Em outubro de 2019, a CBC cortou os laços com a Netflix completamente. Catherine Tait, CEO da CBC, disse em um episódio do The Podcast Content Canada que eles achavam que os programas de produção para o serviço de streaming estavam prejudicando a indústria cinematográfica doméstica no Canadá (via Cinemablend). Conforme relatado por Huffington Post Canada, ela chegou a comparar a Netflix ao Imperialismo e ao Império Britânico em outra ocasião.

Portanto, tinha nada a ver com dados demográficos, classificações de audiência ou orçamento. A Netflix também restringe contratualmente os programas de buscar novas redes imediatamente após a Netflix os cancelar, de acordo com o prazo.

Embora os produtores tenham se despedido, no entanto, sempre há uma chance para Anne with an E. Talvez a CBC o traga de volta em sua própria rede em algum momento. Talvez esse filme aconteça. Afinal, há muito material para se adaptar, já que os livros de Lucy Maud Montgomery seguem Anne Shirley até a idade adulta. Isso, só o tempo dirá.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.