A volta do Superman de Henry Cavill muda tudo para a DC
O Superman Henry Cavill está de volta depois de Adão Negro, e parece que o DCEU tem grandes mudanças à frente.
Já se passaram cinco anos desde o desastre de Liga da Justiça de Joss Whedon, mas o DCEU está finalmente se recuperando. Depois que a cena pós-créditos de Adão Negro finalmente trouxe o Superman de Henry Cavill de volta ao DCEU, o universo pode de fato avançar. Tudo isso, após anos de estagnação.
Enquanto muitos filmes do DCEU nos anos seguintes tiveram sucesso crítico e financeiro, o próprio universo estava em um estado de limbo. E, com isso, os filmes individuais não estavam claramente se desenvolvendo em direção a um grande ponto culminante.
O universo da DC ainda tem um longo caminho a percorrer. Mas finalmente ele está se recuperando do senso de direção que estava ausente desde a estreia de Liga da Justiça em 2017.
O DCEU abandonou o plano de Zack Snyder, mas nunca o substituiu
Os filmes do DCEU de Zack Snyder eram controversos. Mas havia um plano em andamento e o universo tinha um senso de direção. Snyder tinha um plano de cinco filmes no DCEU. Todos, a ser complementado por spin-offs como Esquadrão Suicida, Mulher Maravilha e Aquaman.
E ele seguiria a jornada de Superman enquanto ele inspirava a formação da Liga da Justiça, eventualmente levando a uma enorme juntem-se para defender a Terra da invasão de Darkseid. Tudo isso para acontecer em Liga da Justiça 3.
Leia também: Homem de Aço 2: história, elenco e previsão de estreia
Quando Snyder deixou Liga da Justiça em plena pós-produção e o estúdio contratou Joss Whedon para reescrever e realizar refilmagens significativas, o plano de Snyder acabou. Darkseid, o futuro Knightmare e outros foram totalmente removidos do filme. E o arco do Superman foi abandonado. No lugar, entrou uma versão muito mais leve e simples do personagem, sem ter para onde ir na jornada de seu herói.
Liga da Justiça de Joss Whedon quase destruiu o DCEU
A versão de Whedon de Liga da Justiça foi um desastre crítico e financeiro. O filme foi um ponto baixo para o DCEU nas bilheterias. E a remoção ruim do bigode por CGI de Henry Cavill se tornou um meme viral, e não no bom sentido.
Enquanto os universos reinicializam, ou giram com sucesso o tempo todo, a Warner Bros. falhou em oferecer uma direção alternativa. O que significa que todas as decisões criativas foram focadas em remover a influência de Snyder na marca. Mas não em construir um plano alternativo. O que deixou o DCEU no limbo assim como o Batman de Ben Affleck, e o Superman de Henry Cavill.
Leia também: Smallville, Tom Welling revela aparição de Batman na série
A Liga da Justiça de Whedon não apenas arruinou a maior equipe do DCEU e abandonou o plano futuro, mas também afugentou vários atores do DCEU.
Presume-se que o Superman de Henry Cavill tornou-se um personagem sem rosto, enquanto Ben Affleck se afastou oficialmente de Batman, por causa disso. O ator de Cyborg, Ray Fisher, também denunciou sua experiência no set de Liga da Justiça, acusando Whedon e executivos da WB como Geoff Johns e Jon Berg de racismo e outras toxicidades.
Enquanto um papel foi escrito para ele em The Flash, a recusa de Fisher em trabalhar com o ex-presidente da DC Films Walter Hamada (que ele disse que impediu as tentativas de iniciar uma investigação sobre a produção de Liga da Justiça) levou o estúdio a cortar Cyborg do filme.
Certamente é possível contar histórias do DCEU sem esses personagens ou atores. Mas seria quase impossível criar uma sequência de Liga da Justiça, supondo que houvesse demanda do público por isso naquele momento.
Depois de Adão Negro, o Superman de Henry Cavill está de volta e o DCEU está vivo
Dwayne “The Rock” Johnson passou anos exaltando o Adão Negro com a afirmação de que “a hierarquia de poder no Universo DC está prestes a mudar”. E, embora o filme não destrua o universo de maneira significativa, o fato de que ele ainda reconhece uma hierarquia de poder ou um universo DC maior é um grande passo à frente.
O fato de finalmente trazer o Superman de Henry Cavill de volta na cena pós-créditos, implicitamente colocando-o no topo dessa “hierarquia de poder” significa que o universo pode finalmente parar de pisar no freio e realmente avançar novamente.
Claro, o crédito não pode ir todo para Adão Negro. O lançamento de Liga da Justiça de Zack Snyder, embora a WB tenha dito que era apenas um evento único, voltou a atenção para este universo. Além de expor o fracasso do DCEU em oferecer uma direção alternativa para a franquia, também colocou Ben Affleck de volta no capuz do Batman para imagens adicionais.
Depois disso, ele aceitou retornar em The Flash, e agora também aparecerá em Aquaman 2. Ainda há alguma recuperação pela frente (como consertar a situação com Ray Fisher), mas trazer Affleck e Cavill de volta aos seus papéis foi essencial para construir o futuro do DCEU.
Por que demorou cinco anos para o DCEU se recuperar de Liga da Justiça?
Algo tão simples como trazer o Superman de Henry Cavill de volta e seguir em frente com os planos para um novo filme do Superman pode parecer uma jogada óbvia. Então por que demorou cinco anos para a Warner Bros. fazer isso?
De acordo com Dwayne Johnson, ele realmente teve que lutar por seis anos para colocar Cavill no filme. Walter Hamada teria negado vários pedidos para incluir Cavill na cena pós-créditos e foi preciso que The Rock passasse por cima dos chefes do Warner Bros. Film Group, Mike De Luca e Pam Abdy, para que isso acontecesse.
Esta não é a primeira vez que Hamada e outros executivos da DC Films se opõem a algo que acabou sendo positivo para a marca. O diretor do Coringa, Todd Phillips, disse que eles tentaram impedi-lo de fazer o filme, e James Gunn não teve permissão para usar Batman ou Cyborg em suas aparições na Liga da Justiça no final do Peacemaker.
Além disso, eles tentaram impedir que o Caçador de Marte e o Lanterna Verde aparecessem em Liga da Justiça de Snyder, depois de lutar por anos para impedir que o filme acontecesse.
Trazer Cavill de volta como Superman não significa necessariamente que o DCEU está simplesmente retornando ao plano original de Snyder. E também não é prova suficiente de que o estúdio finalmente tenha um plano alternativo, mas demonstra vontade e desejo de seguir em frente. O DCEU ainda tem um caminho a percorrer, mas é seguro dizer que eles estão finalmente dando passos na direção certa.