Agatha Desde Sempre | mudança da série arrisca o MCU

Com novo trailer de Agatha Desde Sempre, a nova série do Disney+ acabou de revelar o maior risco do MCU a partir de agora.

Agatha Desde Sempre série
Imagem: Divulgação.

A jornada de “Agatha Desde Sempre” para a produção foi tão caótica quanto a própria feiticeira residente de Westview. Após a interpretação de Kathryn Hahn como Agatha Harkness ter sido um sucesso entre os fãs de WandaVision, um spin-off foi rapidamente anunciado. Mas logo enfrentou vários obstáculos no desenvolvimento.

O projeto teve dificuldades para definir um título; ao longo dos anos, foi referido como Agatha: House of Harkness, Agatha: Coven of Chaos, Agatha: Darkhold Diaries, e até mesmo apenas Agatha, antes de finalmente se estabelecer como Agatha Desde Sempre.

Apesar dessa odisseia de títulos, o lugar da série no universo maior do MCU é relativamente simples. Um novo teaser da série, que estreia no Disney+ em 18 de setembro, revela que uma mudança estratégica que a Marvel vem insinuando há algum tempo está finalmente se concretizando, e isso pode proporcionar à franquia uma mudança muito necessária.

PUBLICIDADE

Uma Abordagem Experimental com Agatha Desde Sempre

Agatha Desde Sempre série
Imagem: Divulgação.

Assim como WandaVision, Agatha Desde Sempre parece adotar uma abordagem experimental. E que inclui uma abertura no estilo de “Mare of Easttown“, onde Agatha é uma policial. Mas após Rio (Aubrey Plaza) aparecer como uma colega policial que diz a Agatha para “sair dessa”, vemos que a série é realmente uma aventura. Uma que força Agatha a colaborar com outros usuários de magia e a atravessar a Estrada das Bruxas, um reino dos quadrinhos onde apenas feiticeiros podem viajar.

Desconexão do Resto do MCU

O que é mais interessante sobre o trailer é o quão pouco o resto do MCU é mencionado. WandaVision, a primeira incursão do MCU na televisão pelo Disney+, foi planejada para ser tão integral ao MCU quanto um filme blockbuster. Toda a série foi essencialmente um prólogo para Doctor Strange in the Multiverse of Madness. Filme que mostrou o Doutor Estranho enfrentando uma Wanda Maximoff em luto e corrompida.

Em Agatha Desde Sempre, no entanto, as referências ao MCU são raras. A assinatura de Wanda aparece em um cartão de biblioteca, e ela ganha menção como a razão pela qual Agatha está presa em Westview, mas não parece haver travessuras multiversais ou pistas sobre a participação de um grande vilão. É apenas uma aventura sombria da Marvel chegando a tempo para a temporada de Halloween.

A Nova Direção da Marvel para a Televisão

Isso sugere que Agatha Desde Sempre será o primeiro exemplo concreto da nova direção da Marvel para a televisão. Primeiro, o estúdio está tentando focar na qualidade em vez da quantidade, já que esta será a primeira série de TV da Marvel desde Echo, lançada em janeiro. Agatha também parece estar explicitamente desconectada do MCU como um todo, uma estratégia que o estúdio está enfatizando com seu rótulo “Marvel Spotlight”. Embora Agatha não esteja sendo lançada como uma série Spotlight — ainda está conectada a WandaVision — é muito improvável que este show influencie o que acontece, por exemplo, em Thunderbolts.

A Marvel agora parece estar ciente de que a perspectiva de “lição de casa“. Assistir a séries simplesmente para entender como eles estão conectados a outros shows, está contrariando o que permitiu que a franquia tivesse sucesso. O MCU está no seu melhor quando é um espaço onde todos, desde o personagem mais sombrio até o mais bobo, podem viver suas próprias aventuras. Agatha, dessa forma, está literalmente vivendo em uma bolha chamada Westview. E sua série terá mais diversão se também estiver em uma bolha separada da linha do tempo maior.

Com essa nova série, a Marvel está assumindo um risco significativo ao se afastar da fórmula tradicional do MCU, mas este pode ser o impulso necessário para revitalizar a franquia e proporcionar aos fãs uma experiência nova e excitante.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.