Ahsoka: 10 segredos escondidos do episódio 7
Ahsoka se encaminha para a sua temporada final trazendo inúmeras referências à mitologia de Star Wars. Confira os segredos do episódio 7.
O fim está se aproximando rapidamente para Ahsoka. Após o reencontro de Sabine Wren e Ezra Bridger na semana passada, sem mencionar a introdução do Grande Almirante Thrawn, o episódio 7 mostra Ahsoka Tano viajando para a nova galáxia para encontrá-los, enquanto Hera se mete em encrenca com a Nova República.
Embora o episódio 7 possa não estar tão repleto de referências como o episódio 6, ele ainda inclui muitos momentos que agradarão aos fãs. Isso inclui algumas participações que não esperávamos e algumas conexões interessantes com outros programas de Star Wars. Sem dúvida, você já terá percebido alguns deles, mas aqui está um guia completo de todos os easter eggs no penúltimo episódio de Ahsoka.
C-3PO
Ahsoka não perde tempo em nos atingir com a nostalgia, trazendo um dos personagens mais lendários de Star Wars em seus primeiros minutos. Nada menos que C-3PO interrompe a audiência da General Hera. Tudo para transmitir uma mensagem da Senadora Leia Organa, na qual Leia utiliza seu status para lidar com o odioso Senador Xiono. C-3PO conheceu Hera e a tripulação da Ghost lá atrás, na primeira temporada de Rebels, e parece ser amigo antigo do Capitão Teva também.
Leia também: Ahsoka: episódio 7 indica final devastador para fãs de Star Wars
Conflito em Mandalore
No mesmo tópico, Teva nos lembra do lugar de Ahsoka na linha do tempo. Isso ocorre ao mencionar os eventos da terceira temporada de The Mandalorian durante a conversa. Quando Xiono se recusa a levar a sério as alegações de Hera de que Thrawn não está apenas retornando, mas que também existe um remanescente Imperial organizado, Teva pergunta “e quanto ao conflito em Mandalore?“. Ela está se referindo ao ressurgimento do Grande Moff Tarkin em Din Djarin e no planeta natal de Sabine Wren.
Anakin novamente
Agora que Hayden Christensen voltou como Anakin Skywalker, simplesmente não podemos nos livrar dele! Após uma participação no final do episódio 5 e um papel de destaque na semana passada, ele está de volta no episódio 7. Mas na forma de um holograma. Enquanto treina na nave, Ahsoka reproduz o que nos diz ser o último dos 20 holovídeos de treinamento que Anakin gravou para ela quando ainda era sua aprendiz. Se este for seu último registro, presume-se que seja Anakin pouco antes de se tornar Darth Vader.
Grievous, Ventress e Dooku
Em seu holovídeo, Anakin menciona três grandes vilões de Star Wars. Dois dos quais Christensen enfrentou nas telas na trilogia prequela e outro que apenas enfrentou o Anakin das animações. Esta acaba se tornando a primeira vez que ouvimos a versão de Christensen pronunciar esses nomes em voz alta. Os três vilões em questão são o General Grievous, o Conde Dooku e Asajj Ventress.
Batalha de Endor
Essa referência óbvia a um dos confrontos mais famosos da mitologia de Star Wars não passa despercebida, mas seria um erro não mencioná-la.
Leia também: Ahsoka: nova teoria sobre a Primeira Ordem choca fãs
Quando Sabine está atualizando Ezra sobre tudo o que ele perdeu durante sua ausência, ele fica impressionado com a derrota do Império, com Sabine nos lembrando que o domínio Imperial terminou com a Batalha de Endor, conforme mostrado em O Retorno de Jedi. Gostaríamos de ter visto a reação de Ezra ao saber como o Império foi derrotado por um bando de Ewoks.
O Imperador está morto?
A ressurreição do Imperador Palpatine em A Ascensão Skywalker foi uma reviravolta massiva no cânone estabelecido, e Star Wars tem tentado desesperadamente reiniciar/consertar sua morte em histórias ambientadas antes da nova trilogia. Como exemplo, quando Ezra questiona se o Imperador está realmente morto, Sabine responde: “É o que as pessoas dizem.” Isso possivelmente reflete o ceticismo de Sabine em relação a isso, fazendo com que ela hesite em aceitar isso como fato, ou talvez sugira que ela ouviu rumores de que Palpatine de alguma forma sobreviveu.
O Trabalho de Zeb
Onde está Zeb? Isso é o que tem mantido os fãs de Rebels acordados desde que Ahsoka trouxe de volta basicamente todos os outros membros da tripulação da Ghost, exceto Garrizeb Orrelios. Apesar disso, o Lasat já ter feito sua estreia em live-action na terceira temporada de The Mandalorian. Finalmente, o episódio 7 nos fornece uma explicação, já que Sabine diz a Ezra que Zeb está treinando recrutas. Isso é uma mudança tocante na vocação do personagem, que antes ressentia ter que ajudar a treinar Ezra nos primeiros dias de Rebels.
O Treinamento Inicial de Sabine
Falando nisso, quando Sabine diz a Ezra que Ahsoka a aceitou como Padawan, ele fica inicialmente chocado, antes de tentar manter a compostura explicando que isso faz algum sentido, considerando que Sabine recebeu algum treinamento da Força quando ele ainda estava aprendendo. Quando Sabine brevemente empunhou o Sabre Negro durante a terceira temporada de Rebels, o próprio mestre de Ezra, Kanan Jarrus, ofereceu-lhe orientação, embora mesmo assim ela tivesse dificuldade com a paciência necessária para se tornar uma Jedi.
Busca pela Força
Ao chegar na outra galáxia, Ahsoka usa a Força para localizar Sabine Wren. Até mesmo Huyang, um droide de mil anos que já viu de tudo, fica surpreso com a habilidade de Ahsoka, confirmando que este é um raro poder Jedi. Esta não é a primeira vez que Ahsoka demonstra sua aptidão para esse truque, no entanto, já que ela anteriormente encontrou o mestre Jedi desaparecido Plo Koon da mesma maneira em The Clone Wars. Curiosamente, as Grand Mothers conseguem alcançar uma sensação semelhante à Força por meio do uso de suas esferas de magia negra.
Repelindo um Sabre de Luz
Ao contrário de Luke Skywalker em Os Últimos Jedi, Ezra apenas se tornou mais sintonizado com a Força ao longo de seu exílio, até abrindo mão do uso de seu antigo sabre de luz em batalha e confiando apenas em seus poderes da Força para se defender. Certamente, ele é capaz de repelir um golpe de sabre de luz de Shin Hati com as mãos.
Leia também: Crítica: Ahsoka é retorno à boa forma de Star Wars
Vimos esse movimento apenas duas vezes antes na tela, primeiro com Rey contra Kylo em A Ascensão Skywalker e depois com o próprio Darth Vader durante seu duelo com Reva em Obi-Wan Kenobi, episódio 5.