Ahsoka: nova teoria sobre a Primeira Ordem choca fãs
Fãs de Star Wars teorizam que Ahsoka mostre o nascimento da Primeira Ordem, de Kyle Ren, em próximos episódios.
A mais nova série de Star Wars, Ahsoka, está de olho no passado. Isso fica evidente no episódio 5, Guerreiro das Sombras, quando Ahsoka (Rosario Dawson) encontra seu antigo mestre, Anakin Skywalker (Hayden Christensen), no Mundo Entre Mundos. Ela recebe uma visão de seu eu mais jovem, interpretado por Ariana Greenblatt, durante as Guerras Clônicas, quando ela ainda era uma Padawan. Mas embora a série seja uma continuação das animações The Clone Wars e Rebels, também parece determinado a definir o futuro da franquia.
Ahsoka se passa após a queda do Império em O Retorno de Jedi, mas antes dos eventos de O Despertar da Força. A Nova República está no comando no momento, mas não demora muito até que a Primeira Ordem se concretize. Como mostrado no episódio 6 de Ahsoka, as maquinações já estão em movimento para uma nova maneira de os Sith ganharem o controle da galáxia.
Em determinado momento, Baylan Skoll (Ray Stevenson) discute seu tempo na Ordem Jedi e revela como quer criar algo novo. Isso é basicamente o que a Primeira Ordem era: uma continuação do Império enquanto forjava um novo caminho. Não está claro se Skoll viverá para ver a Primeira Ordem chegar ao poder, mas é isso que ele realmente deseja?
O ciclo se repete
Baylan Skoll tem um momento de destaque no episódio 6 de Ahsoka, onde discute a queda dos Jedi e a queda do Império. Ele reflete sobre como a história está destinada a se repetir, como os espectadores sabem muito bem. A Primeira Ordem é praticamente uma nova versão do Império, e não é difícil ver como isso poderia ter acontecido.
Afinal, o episódio 2 de Ahsoka, Labuta e atenção, tem uma cena em que os leais imperiais atacam Ahsoka e Hera (Mary Elizabeth Winstead). Esse momento enfatiza como ainda há aqueles na galáxia que aguardam o retorno do Império, e o episódio 6 declara isso como inevitável.
Leia também: Ahsoka: estreia perde para audiência de Obi-Wan Kenobi
Skoll espera que uma aliança com o Almirante Thrawn (Lars Mikkelsen) quebre esse ciclo para que a galáxia não continue trocando de lideranças. Não está claro o que exatamente ele quer fazer que seja diferente, mas é uma aposta segura que a Primeira Ordem nasceu desse ideal.
O público inicialmente conhece a Primeira Ordem sendo dirigida por Kylo Ren (Adam Driver) e Snoke (Andy Serkis), e eles defendem ideologias antigas. Kylo Ren é um grande fã de Darth Vader em O Despertar da Força, então está claro que ele não está interessado em quebrar ciclos.
Ainda há uma chance de o desejo de Skoll se concretizar. Com a Primeira Ordem e o Imperador Palpatine (Ian McDiarmid) derrotados no final de A Ascensão Skywalker, pode ser que algo novo tome o seu lugar. E podemos ver isso se um novo filme de Star Wars focado em uma Rey (Daisy Ridley) mais velha, se ele realmente for feito.
Ahsoka pode ser conferida no Disney Plus.