Alquimia das Almas tem muitos problemas com 2ª temporada

2ª temporada de Alquimia das Almas fez muito sucesso na Netflix, mas ela está recheada de problemas. Confira análise.

Alquimia das Almas 2 temporada

A morte e renascimento de Jang Uk (Lee Jae-wook) proporcionou um final chocante para a primeira temporada de Alquimia das Almas. Já na segunda temporada, que se passa três anos depois, encontramos um solitário Jang Uk que não está feliz com sua segunda chance na vida.

Para surpresa do público, e sem o conhecimento de Jang-Uk, Naksu (Ko Yoon-Jung) está viva. No entanto, ela está irreconhecível porque sua alma assumiu completamente o corpo de Jin Bu-Yeon. Ela também perdeu a memória e foi presa por três anos por Jin Ho-Gyeong (Park Eun-Hye).

Se a primeira parte de Alquimia das Almas terminou em tragédia para os principais protagonistas com a morte de ambos, a segunda parte coloca esses personagens não apenas com uma segunda chance na vida. Mas com uma ficha limpa para se apaixonar novamente.

PUBLICIDADE

Em essência, a segunda parte de Alquimia das Almas existe para dar a Jang Uk e Naksu seu final feliz. Mas falha em concretizar totalmente o resto da trama, e isso gerou muitos problemas para a temporada. Em particular, a falta de elaboração de outros personagens deu a esta história um clímax insatisfatório, apesar de ter uma conclusão feliz para o casal principal.

Alquimia das Almas acerta mas segunda temporada tem muitos problemas

Alquimia das Almas 2 temporada
Imagem: Divulgação.

A oportunidade de Jang Uk e Naksu de renovar sua história de amor, como pessoas diferentes, é poder não apenas ter um final feliz, mas também encontrar seus novos papéis na sociedade.

Leia também: Fãs detonam 2ª temporada de Alquimia das Almas: “muito ruim”

No início da série, Jang Uk estava frustrado com o fato de seu poder ter sido fechado, mas agora ele é o mago mais poderoso. No entanto, apesar de finalmente atingir seus objetivos, ele agora está de luto por seu relacionamento com Naksu, que ele acredita estar morto. Naksu, por sua vez, era uma órfã treinada para ser uma assassina por Jin Mu, e agora ela tem a chance de fazer parte de uma família com um conjunto diferente de poderes. Juntos, eles são capazes de se curar do passado e entrar no destino um do outro não apenas como amantes, mas como um par equilibrado de poderes. Mestre Lee (Lim Chul-Soo) resume seus novos papéis no último episódio:

Ele é uma luz brilhante que protege o mundo, e ela é uma sombra que o protege ao abraçar a escuridão que o cerca.

Como a história da segunda temporada de Alquimia das Almas foi tão focada no relacionamento de Jang Uk e Naku, temos apenas um rápido vislumbre da verdadeira alma de Jin Bu-Yeon. E esse é mais um de seus problemas: a história apressada.

Ao longo da série, a verdadeira dona do corpo é um mistério com apenas indícios de quem ela poderia ser. No final, descobrimos que a alma de Seol-ran, uma poderosa sacerdotisa, mudou para Jin Bu-Yeon, que morreu quando bebê. Então, o tempo todo, Jin Bu-Yeon era um metamorfo antes mesmo de Naksu chegar.

Mais sofrimento na trama

Alquimia das Almas cancelada
Imagem: Divulgação.

No entanto, seu principal objetivo era salvar o mundo e não necessariamente viver outra vida. É claro que o público não deve sentir simpatia por Jin Bu-Yeon, que desiste de seu corpo, já que nunca foi dela para começar. Além disso, Jin Bu-Yeon é capaz de deixar seu corpo para trás porque confiou seus poderes a Naksu. Ao fazer isso, ela permite que Naksu tenha uma chance diferente na vida, onde Naksu não é um assassino.

Leia também: Alquimia das Almas não foi cancelada: eis o futuro da série

Infelizmente, outra parte que sofre na trama de Alquimia das Almas é o conflito principal com Jin Mu. A princípio, parecia que a rainha, que estava presa no corpo de Shaman Choi, seria a antagonista enquanto procurava uma maneira de mudar a alma. No entanto, ela provou ser um arenque vermelho. Na verdade, foi o rei (Choi Kwang-Il) que está trabalhando secretamente com Jin Mu para criar outra pedra de gelo. Esta revelação surge do nada, já que o rei não mostrou nenhum indício de vilania antes do último episódio.

De fato, em episódios anteriores, ele nem deixava sua esposa, a rainha, mudar para um corpo diferente. Ele afirma especificamente que não seria certo permitir que ela quebrasse as regras da feitiçaria, mesmo que ela fosse rainha. De repente, o rei junto com a maioria da Assembléia Unânime estão todos apoiando Jin Mu em sua busca para obter a pedra de gelo. O raciocínio deles para fazer isso era compartilhar o poder. No entanto, eles não deram nenhuma explicação sobre qual seria o uso desse poder se o mundo inteiro se transformasse em cinzas, o que é necessário para criar uma pedra de gelo.

Final de Alquimia das Almas também tem problemas

Alquimia das Almas 2 temporada
Imagem: Divulgação.

Como público, não temos muito tempo para processar a revelação repentina de que tantos estavam trabalhando com Jin-Mu em segundo plano. No mínimo, foi mais como uma reviravolta barata na tentativa dos escritores de tornar o conflito da história mais chocante.

No entanto, mesmo com essa reviravolta, a batalha final é uma cena bastante anticlimática. Jang Uk, sem luta ou luta, incendeia todos os vilões e os mata.

O enredo do vilão na segunda temporada de Alquimia das Almas definitivamente ficou em segundo plano em relação à história de amor de Jang-Uk e Naksu. Eles provavelmente tinham um milhão de outras maneiras de escrever o final de Jin-Mu, mas escolheram o resultado mais chato. Na verdade, o problema principal foi criado apenas para que Jang Uk e Jin Buyeon pudessem mostrar como agora podem trabalhar juntos como uma equipe com seus poderes de equilíbrio.

Felizmente, não apenas para o nosso casal principal, mas para todas as pessoas boas que ficaram para trás, é um final feliz. Se você assistindo apenas pela história de amor deles, vai amar. No final das contas, o grande desenvolvimento do plano maligno de Jin Mu não foi construído adequadamente e foi um pouco apressado em comparação com tudo o mais que foi elaborado com tanto cuidado.

Em suma, a segunda temporada serviu mais como um fã service do que o retorno da qualidade daqueles episódios. Então, no fim das contas, o sentimento que fica é “será que valeu a pena essa temporada?”.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.