Animix: Avengers Assemble

Avengers Assemble Mix

 

A coluna mais animada do Mix de Séries está de volta para falar sobre Avengers Assemble, a animação que traz os Vingadores do Cinema diretamente para a TV. Aproveitando o lançamento do novo longa metragem, Vingadores: Era de Ultron, trazemos algumas curiosidades e segredos sobre esta animação que é um belo complemento ao vasto e elogiável Universo Marvel.

 

Continua após a publicidade

A História

Depois do enorme sucesso do primeiro filme e de se consolidar definitivamente no Cinema, a Marvel decidiu investir na TV. Uma das abordagens é a repaginação dos Vingadores no mundo das animações. Trazendo a mesma formação do primeiro filme (Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro), a série ainda investe na presença de um novo membro, o Falcão. A animação aproveita diversos acontecimentos do universo cinematográfico, mas conta com suas próprias tramas, mostrando-se consideravelmente independente dos filmes.

Tendo muito mais liberdade para desenvolvimento do que os filmes do cinema, Avengers Assemble aposta em diversas novidades, seja nas tramas ou em personagens que não aparecem nos longas. Além disso, a animação pode mudar e investir em diversas histórias mirabolantes que não teriam espaço na tela grande. A personalidade dos personagens é outro ponto interessante no show. De qualquer forma, o cerne é o mesmo: Vingadores unidos para salvar o mundo quantas vezes for necessário

 

Personagens

Os Heróis

 

Avengers heroes

 

Homem de Ferro – Assim como no filme, o Homem de Ferro acaba por ser o protagonista da série. Descolado, o herói é o mesmo “gênio, milionário, playboy, filantropo” do cinema, além de ser o virtual líder do grupo. É ele quem reúne os Vingadores no piloto da série. Tudo para salvar o Capitão América, que fora supostamente assassinado pelo Caveira Vermelha.

Capitão América – O Capitão da animação é quase o mesmo do filme, mas talvez um pouco mais descolado e menos sério. Deveria ser o líder do grupo, mas Tony Stark se destaca muito para que haja maior espaço para ele. “Morre” logo no primeiro episódio da série pelas mãos de um de seus maiores inimigos, o Caveira Vermelha. Assim como no cinema, é o sensato e racional do grupo.

Hulk – O gigante da animação tem diferenças consideráveis para a versão cinematográfica. Para começar, o Hulk fala sem problemas (no longa metragem o personagem se limita a algumas palavras), tendo senso de humor e controle sobre seus poderes. Esqueça Bruce Banner, pois o monstro verde que é importante em Avengers Assemble. Como não poderia deixar de ser, vive brigando ou tirando sarro de Thor.

Thor – Com Homem de Ferro, Capitão América e Hulk, o Deus do Trovão acaba ofuscado. Mas o filho de Odin tem seu espaço. Muito parecido com a versão do cinema, o Thor da série parece mais confortável com seu papel de herói na Terra. É um coadjuvante no grupo, perdendo espaço até para o Gavião Arqueiro.

Gavião Arqueiro – Quem ganha um upgrade na série, definitivamente, é o Gavião Arqueiro. Com muito mais destaque na animação, o Arqueiro fala e brinca muito mais, sendo um personagem muito mais agradável e importante do que aquele visto no cinema. Em Avengers Assemble, é um personagem vital na formação do grupo.

Viúva Negra – De cabelos longos, mas ainda ruivos, a Viúva Negra é a representante da S.H.I.E.L.D. nos Vingadores. Ainda que boa de briga, é um personagem secundário, que não tem a mesma importância que os demais colegas. Ainda assim é um ponto importante em praticamente todas as tramas desenvolvidas pela série.

Falcão – É o novo integrante do grupo. Ele é basicamente o elo que liga os Vingadores ao público. Adaptando-se ao dia a dia corrido dos heróis, o Falcão faz o papel do sujeito normal que precisa aceitar a nova realidade, num misto de medo e deslumbre.

 

Os Vilões

 

avengers villains

 

Caveira Vermelha – Primeiro vilão a aparecer na série. É um dos mais importantes vilões da história, sendo um dos fundadores da Cabal, uma organização de super vilões criada para destruir os Vingadores.

M.O.D.O.K. – Outro vilão importante na série, é um dos fundadores da Cabal. No formato de uma cabeça gigante com braços e pernas, M.O.D.O.K. tem inteligência sobre-humana, além de uma memória que se assemelha a de um super-computador.

Dr. Destino – Um dos maiores vilões da Marvel surge em Avengers Assemble. Com intelecto sobre-humano, poderes mágicos, armadura quase indestrutível e acesso à altíssima tecnologia, Dr. Destino é quase um Tony Stark dos super-vilões. Também foi convidado para fazer parte da Cabal.

Drácula – Ainda que muitos possam não acreditar, Drácula é um dos vilões mais interessantes da Marvel. Rei dos Vampiros, Vlad Dracula comandou a nação dos Vampiros por séculos, mantendo sua identidade em segredo. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Transilvânia fora invadida pela Hydra, o que levou o vilão a criar uma aliança com os Aliados e o Capitão América. Isso tudo é passado e em Avengers Assemble ele faz parte da Cabal.

 

avengers avanteAvante, Vingadores!

Com o enorme universo da Marvel e sem as limitações do cinema, a animação tem a oportunidade de desenvolver diversas tramas e personagens interessantes. Você talvez nunca veja o Drácula em um dos filmes dos Vingadores, ou super-vilões reunidos formando a Cabal. É claro que o cinema é um terreno mais complexo, que envolve importantes direitos autorais e direitos de imagens. Na TV, porém, a coisa é diferente.

E Avengers Assemble aproveita as armas que tem e utiliza tudo o que pode. Assim, a série acaba por ser uma mescla do que aconteceu nos filmes, com o que acontece nas HQs com tramas inteiramente novas. Alguns detalhes importantes vêm do cinema, como, por exemplo, o perfil físico e psicológico dos personagens. Além disso, alguns acontecimentos definidores do filme surgem na série, como a torre de Stark que já aparece como a torre dos vingadores, assim como visto no final do primeiro longa.

A série, como um todo, é um projeto interessante, ainda que fique devendo para outras animações do canal Disney XD, como a ótima Star Wars Rebels, que tem personagens e roteiro muito mais bem elaborados. Ainda assim, Avengers Assemble é um programa agradável. Com histórias interessantes e um apuro visual considerável, a série se revela um belo complemento ao universo cinematográfico da Marvel, aproveitando ao máximo as qualidades de cada personagem da Casa das Ideias. Com muita ação e um ambiente colorido, Assemble é um ótimo passatempo que mistura a animação tradicional com a tecnologia do CGI. Os quadros que diminuem, aumentam e são cortados como os das HQs apenas lembram a origem dos heróis: dentro ou fora dos cinemas, todos eles nasceram nas páginas dos quadrinhos.

Matheus Pereira

Matheus Pereira

Gaúcho, estudante de jornalismo e viciado em séries. Tem séries pra assistir de mais e tempo de menos. Séries favoritas? Six Feet Under e Breaking Bad.

No comments

Add yours