Animix: na sombra do Cavaleiro das Trevas

Batman ANimated

 

Se existe um desenho que reinventou a forma de fazer animações de heróis, este atende pelo nome de Batman – A Série Animada. Produzida por Bruce Timm e exibida entre 1992 e 1995, a série com 85 episódios sugou bastante do universo instalado por Tim Burton nos dois primeiros filmes do homem morcego, e criou um universo próprio, mostrando as aventuras do herói e de seus ajudantes na sombria Gotham City.

A série é até hoje um marco e um grande sucesso entre crianças e adultos, tendo como resultado uma espécie de spin off, e a criação de um legado que permanece vivo. Aqui no Brasil ambas fizeram sucesso quando exibidas no SBT, e depois, na Rede Record.

Continua após a publicidade

 

A História

Bruce Wayne era somente mais um garoto na sombria cidade dos Estados Unidos, Gotham City. Entretanto, viu sua vida ficar de cabeça para baixo quando seus pais são assassinados brutalmente na sua frente. Wayne cresceu com aquela visão e carregou para si um sentimento de justiça que mais tarde o faria transformar no Batman, herói inspirado em seu maior medo: um morcego. Bruce então, passa a transferir esse medo para os bandidos de Gotham, e luta contra o crime, utilizando da alta tecnologia de sua Wayne Enterprises para ajudá-lo em sua saga. Entretanto, ao longo do caminho, Batman ganha aliados, como Robin e Batgirl, e estando desde sempre com ele, o seu fiel mordomo Alfred Pennyworth.

 

Os Personagens

 

Heróis

Batman Herois

 

Batman/Bruce Wayne: protagonista da série, tem aqui uma inspiração vinda dos quadrinhos, como playboy galã de dia e justiceiro mascarado a noite. Entretanto, Bruce é retratado meio quadradão na série, talvez por influência dos filmes de Burton. Mais sério do que o normal, é empenhado na sua empresa, mostrando toda sua inteligência para o público sem comprometer seu disfarce. Quando veste o capuz de Batman, muitos dos elementos das HQs de Frank Miller aparecem. Com a voz grossa, Batman amedronta qualquer inimigo que passar a sua frente, até mesmo aqueles mais insanos.

Robin/Dick Grayson: Apesar de não ser regular em todos os episódios, Robin é uma figura central na série animada. Nas duas primeiras temporadas tem um ar inocente, advindo da recém chegada à mansão Wayne, quando Bruce o adota após perder os pais que morreram em um acidente no circo. Fiel parceiro do Homem Morcego, ajuda o herói a sair de diversas situações.

Alfred Pennyworth: Mordomo de Bruce Wayne, ajuda Batman & Robin auxiliando com informações direto da Bat Caverna e na construção dos apetrechos que a dupla dinâmica usa no combate ao crime. Sempre com comentários irônicos, é uma veia de humor da série animada.

Comissário James Gordon: Gordon é os olhos de Batman na Polícia de Gotham City. Podemos qualificá-lo também como um dos parceiros de Batman, o Comissário ajuda os heróis na luta contra o crime, sendo a lei oficial de toda a trama.

Batgirl/Barbara Gordon: Inserida neste universo a partir da terceira temporada, a Batgirl surge como a heroína da série, se contrapondo com outros personagens femininos existentes na série que são inimigas declaradas de Batman. Filha do Comissário Gordon, Barbara ajuda Bruce e Dick na patrulha das ruas de Gotham, e tem um bom humor que cria um contraste com a personalidade do homem morcego.

 

Vilões

 

Vilões Batman A Série Animada 1 Vilões Batman A Série Animada 2

 

 

 

 

 

 

A galeria de vilões da série animada é bem grande. Intercalando entre vilões clássicos conhecidos e vilões nem tão conhecidos assim, os episódios exploraram bastante dos inimigos de Batman, uns tendo maiores destaque que outros. O Coringa, a Mulher Gato, o Charada e Duas Caras, por exemplo, são vilões que volta e meia eram apresentados como o antagonista principal do episódio. Entretanto, outros ganharam espaço como o Pinguim, Bane, Hera Venenosa, Mr. Freeze, Cara de Barro, Espantalho, Ra’s Al Ghul, entre outros… Alguns vilões criados especialmente para a série, como a Arlequina, namorada do Coringa, fizeram tanto sucesso que acabaram sendo incorporados nas HQs.

 

O Formato

Pode-se dizer que a produção da série é de primeira. Com um design gráfico bem moderno para o começo dos anos 1990, o desenho era um programa voltado para o público adulto, sem sombras de dúvida. Incorporou elementos das HQs mais sombrias de Batman como O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, e dos filmes Batman (1989) e Batman O Retorno (1992), dirigidos por Tim Burton.

 

Batman A Serie Animada

 

Na busca de transformar o desenho ainda mais adulto, divergindo das versões anteriores, foi o primeiro em muito tempo a mostrar armas de fogo em vez de fantasiosas armas de laser. Batizado de “Dark Deco” pelos produtores, o visual artístico consiste em um esquema de cores escuras e fundos com painéis pretos.

Se tornou hit em pouco tempo, e com seus vinte minutos semanais, acabou criando uma fã-base fiel de todas as idades. A chave para o sucesso foi, talvez, incorporar elementos dos filmes (artifício muito utilizado por desenhos atuais), como por exemplo o Pinguim ter o mesmo formato que o do filme de Tim Burton, o Batmóvel ser parecido, e a trilha sonora, que também foi composta por Danny Elfman (Batman, Batman O Retorno).

Batman A Série Animada também fez questão de adaptar muitas histórias das HQs para seus episódios, como “A Lua do Lobo”, “Uma bala para Bullock” e “Sonhos na Escuridão”.

 

 Legado

Além de abrir filão para uma série de animações que DC Comics, produziria nos anos 1990 – e dá sequência até hoje -, a série do Batman ganhou diversas outras versões. Uma espécie de spinoff, foi produzida em 1997, dois anos depois do fim da terceira temporada. Intitulada de The New Batman Adventures, apesar de dar sequência na história, acabou alterando as aparências de alguns personagens e Bruce Timm incluiu o Asa Noturna (identidade que Dick Grayson assume após largar o manto de Robin). Assumindo o posto de parceiro principal de Batman está Tim Drake, nos quadrinhos o terceiro Robin. Na série animada, Jason Todd, o segundo Robin, foi ignorado.

 

The New Batman Adventure

 

É nesta sequência de episódios que são produzidos algumas adaptações como “Os Milhões do Coringa” e “Mad Love”, que posteriormente se tornou a origem da vilã Arlequina.

Esta sequência durou apenas duas temporadas com 24 episódios, mas conseguiu manter o nível da série original e dar sequência as histórias contadas por Timm.

Portanto, por estes e outros fatores, Batman A Série Animada, é uma produção obrigatória para os fãs de animação e super heróis, principalmente por ser a mãe de muitas animações que ainda estão vivas até hoje.

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=A71i0a5x-qA[/youtube]

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

1 comment

Add yours
  1. Avatar
    Anderson Luiz 26 março, 2015 at 19:57 Responder

    Lembro quando passava no sbt, assistia todos os dias e depois quando a record exibiu também. Ainda quero fazer uma maratona desse desenho.

Post a new comment