Animix: O último dobrador de ar

Team Avatar

Continua após as recomendações

 

“Água, Terra, Fogo, Ar. Há muito tempo as nações viviam em paz e harmonia, mas tudo isso mudou quando a Nação do Fogo atacou…..”. No dia 21 de fevereiro desse ano comemoramos dez anos da primeira vez que ouvimos essa explicação rápida, mas precisa, da história de Avatar: The Last Airbender (conhecido como Avatar: A lenda de Aang em alguns países).

Continua após a publicidade

Com grande reconhecimento de público, chegando a alcançar 5.6 milhões de expectadores em seu episódio final, e também agradando a crítica que lhe rendeu, entre outro prêmios, um Emmy, a série foi produzida pelo canal Nickelodeon, que mira a audiência entre entre 5 e 11 anos, mas que obteve espectadores de todas as faixas ao se diferenciar na grade da emissora.

Reunindo aspectos de alta qualidade em seu roteiro – especialmente em sua mitologia diversificada e profunda – a série é um desenho animado em estilo misto, composta de traços que lembram o anime tradicional com forte influência das animação ocidentais. Ela pode ser vista em diversos canais pagos, em reprises na própria Nickelodeon e está integralmente na grade da Netflix Brasil.

 

A História

 

Avatar mapa mundoO mapa do mundo de Avatar, dividido entre as 4 nações. Em cima lê-se “O poder é dividido por quatro”. Dentro da representação dos quatro reinos: “Fogo é feroz”, “Ar é pacífico”, “Terra é forte” e ” Água é benevolente”. Embaixo lê-se ” Tudo abaixo do céu é guiado por um”.

 

Conforme Katara, uma das personagens da série, nos informa no início de cada episódio, as nações desse planeta viviam em paz até que um projeto expancionista da Nação do fogo trouxe uma guerra mundial. Comandada pelo Lorde Sozin, a nação atacou os Nômades do Ar, o Reino da Terra e as Tribos da Água. O Avatar da época, Roku, o advertiu e tentou impedi-lo de seus planos. Após sua morte, o lorde do fogo aumentou suas pretenções imperialistas numa guerra que foi continuada por seu filho, Azulon, e seu neto Ozai, o vilão da série.

Cada nação dessas possui em sua população “dobradores”. Eles são capazes de manipular os elementos básicos que representam suas nações mas apenas o avatar é capaz de dominar os quatro elementos. É do Avatar a responsabilidade de arbitrar a relação das nações e dos humanos com o mundo espiritual.

Com a morte de Roku, o ciclo de reincarnação de Avatares continua, cada um de uma nação diferente, e na tribo do ar nasceu o avatar Aang. Quando, aos 12 anos, ele descobre suas responsabilidades e sua condição de avatar, o jovem se desespera e foge com seu bisão voador, Appa. Pego numa tempestade, ele e Appa são jogados ao mar onde ele utilizada seu “estado de avatar” (uma manifestação de poder enorme que os Avatares conseguem ativar) e entra em animação suspensa junto ao seu animal.

Cem anos depois, a guerra continua e ele é encontrado por Katara, uma dobradora da água, e seu irmão Sokka. Esse é o gatilho para suas aventuras em busca da dominação dos quatro elementos, de entender sua posição no mundo e para impedir a nação do fogo, derrotando o Senhor Ozai. A série é dividida em 3 temporadas, chamadas livros: Água,  Terra e Fogo.

Os Personagens

Aang – um joveAvatar Aangm de 12 anos que ficou em animação suspensa durante um século. Ao ser acordado, inicia uma busca para entender seu destino. Ele logo descobre que é o último dominador de ar pois todos os outros foram mortos pela Nação do fogo, que sabia que o próximo avatar seria dessa nação. Como um dominador de ar, ele possui grande habilidade marcial e, no estado de avatar, exibe grande poder. Talentoso, tem facilidade para aprender novas técnicas, com exceção da dominação do fogo, o elemento oposto ao ar. Como é comum em personagens principais em anime, Aang é bondoso, prestativo e justo. Sua personalidade começa a ser desenvolvida com mais profundidade no decorrer da série quando ele exibe outras características que o distingue – e muito – dos típicos personagens das animações japonesas. Sempre é acompanhado por seu Bisão voador Appa, e encontra no lêmure Momo mais um amigo do reino animal.katara avatar

Katara – uma jovem com 14 anos da Tribo da Água do Norte, é uma dobradora de água sem nenhum treinamento no começo da série. Criada pelo pai depois do falecimento da mãe, é bondosa, maternal e generosa, mas mandona, autoritária e ciumenta. Deseja viajar para a Tribo da Água do Polo Sul para desenvolver suas habilidades e, no decorrer da trama, descobre que o poder da água pode ser muito mais sinistro do que supunha. Como todos de sua nação, tem a pele morena, apesar de exibir olhos claros. Desperta sentimentos românticos em Aang, que não corresponde, a princípio.

Sokka – irAvatar Sokkamão de Katara, treina para se tornar um grande guerreiro, mas normalmente sempre se envolve em encrenca. Foi deixado como “proteção” na tribo após a partida de seu pai e todos os outros homens adultos. Tem como arma característica um bumerangue e ostenta o corte de cabelo típico dos guerreiros de sua vila. Sempre que pode arruma um jeito de brincar e irritar sua irmã, e é um romântico incurável, se envolvendo com algumas meninas durante o programa. Seu tom fica mais sério a medida que a série progride, se mostrando um excelente e obstinado guerreiro e um estrategista exe1043324-toph_bei_fongmplar.

Toph – apresentada apenas na segunda temporada, Toph é uma dobradora da terra, filha de pais ricos e cega. Entediada com a vida protegida a que é submetida, ela passa a fugir a noite e se apresentar em lutas de Dobradores de Terra. Apesar da sua deficiência, ela enxerga através das vibrações da terra, sempre andando descalça, mas incapaz de ver qualquer coisa voando ou sem contato com o solo. Mal-humorada, mimada e rabugenta, ela é um prodígio extremamente poderoso em sua arte de dobras, capaz de surrar mestres experientes apesar da pouca idade.

Zuko – prAvatar zukoíncipe exilado da Nação do Fogo, foi expulso, queimado e humilhado por seu pai, o Senhor do Fogo Ozai. Caça o avatar para voltar as graças dele com a ajuda do seu tio Iroh.  Zuko é um dobrador do fogo teimoso, arrogante e muitas vezes cruel, mas também é o personagem que mais se desenvolve durante a série passando de antagonista no primeiro livro para anti-herói no segundo, e protagonista no terceiro. Tinha grande ligação com sua mãe, desaparecida, e uma enorme rivalidade com sua irmã, Azuka, a preferida do seu pai.

 

 

 

O último dobrador de Ar

Avatar se baseia na luta de quatro povos, cada um representado um elemento, e um garoto de 12 anos que deve mediar essa luta e a relação desses povos com o mundo espiritual. A minúncia com que os roteiristas e animadores desenvolveram o show é a característica mais marcante e pode ser sentida em detalhes como os estilos usados pelos dobradores. Todos os gestos feitos para se conjurar uma dobra de água, por exemplo, são de Tai Chi Chuan. Nos outros elementos, Fogo (Kung fu Shaolin), Terra (Kung Fu estílo Gafanhoto) e Ar (Wudang) vemos o capricho em copiar gestos com sequências de animação de tirar o fôlego.

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=D_ZzrDvi-ig[/youtube]

O início da abertura: um bom exemplo do primor no movimento dos personagens e na arte marcial que cada elemento representa.

 

Mas não é apenas durante as cenas de luta que a animação se sobressai. Todos os povos, seus adornos, roupas, estilos de cabelo e arquitetura são únicos e baseados em culturas asiáticas distintas, evocando personalidade a cada um deles. O detalhamento é tamanho que, diferente das animações tradicionais, o cabelo dos personagens cresce! Se eles não cortam, seus cortes mudam a todo momento. Se vão dormir, eles prendem, ou soltam se vão a festas ou se preparam para combates. Suas roupas também mudam a todo momento, dando trabalho para os animadores, e acrescentado verossimilhança para a história como um todo.

 

zuko roupas

Zuko com todas as roupas e diferentes cortes de cabelo, observados em todo o show.

 

O roteiro se aprofunda a medida que a primeira temporada passa, mostrando apenas casos de episódio, para na segunda e terceira temporada evocar todos os detalhes apresentados na primeira e expandidos nas subsequentes. Personagens pequenos e sem importância que aparecem em um episódio, são resgatados e desenvolvidos com aparições futuras dando um senso de continuidade enorme a série.

Ainda, os jovens viajam no bisão voador de Aang, Appa, e conhecem diferentes vilas, cidades e regiões, expandindo um mundo extremamente trabalhado com um passado rico e uma fértil mitologia, que remota centenas de anos prévios aos acontecimentos do programa e explora imensas regiões com características e culturas próprias. Cada uma delas tem jogos, festas, teatro, comidas, animais típicos, roupas e costumes como, por exemplo na Nação do Fogo, não dançar! É um mundo rico a ser explorado, o que é feito com maestria pelos roteristas da série durante as viagens dos nossos jovens heróis.

A interação dos protagonistas com personagens menores em episódios iniciais termina criando curiosidade sobre aquela cultura, e o reaparecimento desses personagens ou das regiões onde eles vivem permitem acompanhar o desenvolvimento de todo o mundo em que a série está inserida.

Na terceira temporada a complexidade do programa – originalmente destinado à crianças – é tamanha que temas como rejeição, traição, abandono e morte são tratados. Até um dos personagens sobre o efeito de alucinógenos é mostrado (“Congumelo amiiiiigo!”). Um passo enorme para um show da Nickelodeon!

***

Com o sucesso de The Last Airbender, a Nickelodean levou ao ar em 2012 Avatar: The Legend of Korra, a continuação da saga 70 anos depois, contando a história da avatar que sucede Aang. Isso terminou expandindo mais ainda o mundo, relembrando personagens e mostrando acontecimentos após a série original.

Se você gosta de uma animação complexa e com várias camadas, cheia de cenas de artes marciais, extremamente bem executadas, e com roteiro e mitologia complexos e refinados, dê uma chance a Aang e sua turma. A evolução da profundidade desse programa, que começa com um aspecto típico dos animes tradicionais, onde um lutador predestinado deve treinar para acumular habilidades, e termina com muitas outras características profundas e adultas, numa apoteose de combates sensacionais, um mundo místico e profundo deve fascinar você.

Equipe Mix

Equipe Mix

Perfil criado para realizar postagens produzidas pela equipe do Mix de Séries.

No comments

Add yours