Antes do final, Succession revela seu verdadeiro vilão

Succession pode ter revelado um de seus maiores vilões em episódio recente. E a ameaça vem de onde menos esperamos.

Succession

Greg “The Egg” Hirsch (Nicholas Braun) acaba de superar um dos personagens mais desonestos da quarta temporada de Succession. Waystar Royco está repleta de confrontos tensos, como Shiv (Sarah Snook) dizendo desafiadoramente a Tom (Matthew Macfadyen) que está grávida e Kendall (Jeremy Strong) e Roman (Kieran Culkin) debatendo a ética de encerrar uma eleição antecipadamente. No entanto, o confronto mais significativo do episódio acontece entre Greg e Shiv, e revela-se um momento crítico que altera a dinâmica de poder de ambos os membros da empresa.

Shiv descobre que Greg sabe demais

É uma loucura completa na sede da Waystar Royco na noite da eleição, com vários superiores tomando decisões arriscadas e um tanto irresponsáveis sobre como administrar as coisas. Enquanto os co-CEOs Kendall e Roman observam a loucura se desenrolar de cima, Tom Wambsgans é quem realmente comanda o show, tendo acessos de raiva constantes. Enquanto toda essa loucura está acontecendo, Shiv puxa Tom de lado para que o casal possa conversar.

Leia também: Succession: ansiedade e reviravoltas marcam reta final

Shiv afirma que sente muito pela conversa que tiveram na noite anterior, referindo-se à briga que tiveram na varanda no episódio anterior. Justamente quando o pedido de desculpas de Shiv parece sincero, ela pede passivamente a Tom que se desculpe por quaisquer transgressões que possa ter causado. Tom rejeita essa ideia, levando a mais uma disputa de gritos que se torna muito pessoal rapidamente. Shiv tenta mais uma vez usar a morte de seu pai, Logan Roy (Brian Cox), como argumento, mas essa técnica não está funcionando com Tom.

PUBLICIDADE

O ex-marido atinge Shiv com um golpe crítico ao afirmar o óbvio – Shiv odiava Logan, apesar do que ela afirma. O forte golpe leva Shiv a contra-atacar com a notícia bombástica de que ela está grávida, deixando Tom pensando no futuro de seu filho ainda não nascido. Tom também deixa escapar durante esse confronto que Greg contou a ele sobre a parceria secreta de Shiv com o proprietário do Gojo, Lukas Matsson (Alexander Skarsgård). Sabendo que seus planos podem estar em risco, Shiv percebe que precisa conversar com Greg.

Shiv tenta (e falha em) intimidar Greg

Pouco depois de sua difícil conversa com Tom, Shiv chama Greg para ter o que ela acha que será uma conversa muito mais fácil. Ela sempre demonstrou desdém por seu primo, ignorando-o na melhor das hipóteses e repreendendo-o na pior, então esta é a primeira vez na temporada (e uma das poucas vezes em toda Succession) que eles tiveram uma conversa cara a cara.

Shiv começa perguntando a Greg o que ele sabe sobre sua parceria confidencial com Matsson. Greg responde dizendo que ele e o guru da tecnologia sueca tomaram alguns drinques na noite anterior e simplesmente saíram juntos.

Shiv encontra uma forma de dizer a Greg para não falar sobre o que ele sabe, e Shiv chega a dizer que o matará se ele ousar fazer tal coisa. Essa estratégia de intimidação poderia ter funcionado se fosse o ingênuo Greg da primeira temporada. No entanto, como ele agora tem muito mais experiência e uma amizade e lealdade a Tom, as ameaças de Shiv pouco fazem para impedir que Greg revele as informações que possui. Em vez de ser ameaçado, Greg se sente encorajado pela falsa sensação de segurança de Shiv e chega a pedir um suborno dela para mantê-lo quieto. Shiv diz que vai “arrancar seus intestinos” se ele não ficar quieto. Essa é uma ameaça da qual ela se arrependerá algumas horas depois.

Succession elenco salário
Imagem: Divulgação.

Greg se torna o Judas para o Pilatos de Tom

Dois lados estão em guerra pelas eleições em andamento na Waystar Royco de Succession. Roman, em parte graças à sua parceria com o candidato conservador Jeryd Mencken (Justin Kirk), acha que eles deveriam dar a vitória para ele. Shiv acha que esse resultado é imprudente e levaria ao pior estado para a empresa e para o país. Depois, há Kendall, que está dividido entre os dois lados principalmente por causa de como isso afetará seus filhos. Shiv quase convence Kendall a não apoiar a vitória de Mencken, mas tudo vai por água abaixo quando Kendall descobre que Shiv pode estar mentindo para ele. Ken, então, chama Greg para uma rápida conversa.

Leia também: Ricaços na TV, atores de Succession são milionários? Eis os salários

Não ouvimos o que os dois discutem, mas a reação de Greg diz tudo. Quando Kendall volta para a sala de reuniões, vemos Shiv olhando para Greg através da parede de vidro. Greg olha para trás e dá de ombros muito sarcástico e um sorriso ainda mais sarcástico enquanto se afasta alegremente da explosão que está prestes a acontecer. De fato, é uma explosão, pois Kendall ataca Shiv com a percepção de que ela tem trabalhado com Matsson o tempo todo. Roman quase imediatamente salta sobre isso quando os dois irmãos interrogam sua irmã e a dispensam.

Isso não antes de trazerem Tom de volta para que possam convocar definitivamente a eleição para Mencken. Com Kendall agora totalmente do lado de seu irmão. Shiv tenta em vão impedir que isso aconteça, até mesmo chamando seu provável ex-marido de Pôncio Pilatos. A referência bíblica parece apropriada para uma traição tão profunda. E que faz de Greg o Judas de tal cenário com sua traição histórica de um dos maiores nomes de Waystar Royco. Por muito tempo, Shiv foi vista como a personagem mais tortuosa da série. No entanto, ela provou repetidas vezes que exagera nas mãos e subestima indivíduos específicos. Ela vai se arrepender do dia em que subestimou Greg “The Egg” Hirsch.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.