Arcane teve mudança que evitou grande problema na Netflix
Arcane fez muito sucesso na Netflix, mas houve uma grande mudança em relação aos jogos para que isso acontecesse.
Arcane é um tremendo sucesso na Netflix, explorando as origens por trás de muitos de seus personagens dos jogos League of Legends. A narrativa, porém, faz a escolha deliberada de contar essas histórias cronologicamente. E, com isso, ela evitou de arruinar a adaptação.
Particularmente, ao jogar a história para a relação entre Vi e Jinx, a série da Netflix escolheu quebrar a narrativa com flashbacks do jogo. E isso provou ser a escolha certa para contar a história.
Teoria de League of Legends acabou sendo uma excelente base para Arcane
Os jogadores de League of Legends há muito teorizam que as meninas eram irmãs. Mas a série foi o primeiro ponto em que essa teoria se revelou, a partir de um material canônico.
Leia também: Arcane: a ligação da série com League of Legends
Como os jogos não exploram ou mesmo confirmam a origem do relacionamento complexo das garotas, é surpreendente que Arcane tenha dedicado seus primeiros episódios a confirmar essa teoria. Tudo isso, ao invés de lançar esses detalhes por meio de flashbacks.
Arcane apresenta Vi e Jinx como crianças. E, então, acompanha seu relacionamento durante a infância até uma separação emocional que faz a série pular vários anos no futuro.
Embora as duas eventualmente se tornem inimigas, os primeiros episódios de Arcane mostram como Vi protege e encoraja sua tímida irmã mais nova. Jinx, originalmente chamada de Powder, constantemente tenta provar seu valor para as crianças mais velhas. E, apesar de sua natureza desajeitada, ela sempre é incluída, graças a Vi.
Arcane conta história de League of Legends
Durante um confronto épico com o vilão da série, Silco, que mata a figura paterna do grupo, Powder, acidentalmente causa a morte do resto de seus amigos com uma bomba caseira. Vi a ataca e aparentemente a abandona nos escombros. O que significa que, à medida que a codependência de Powder é redirecionada para Silco, Powder se torna o antagonista caótico conhecido como Jinx.
Ao usar um salto no tempo em vez de flashbacks, Arcane implementa uma grande revelação de origem que evita arruinar sua própria história. Arcane já abordou a aparente traição de Powder (agora Jinx). E então sua complicada mistura de raiva e saudade que ela sente por sua irmã. Com isso, agora parece justificada graças às mudanças no cânone de Arcane.
Ao mesmo tempo, Arcane também deixa claro que a traição de Vi não foi intencional. E que sua necessidade inerente de proteger sua irmã continuará a conduzi-la pelo resto da série. Ser capaz de viver essas histórias de fundo e os personagens evita que a emoção do enredo de Arcane se torne complicada e explicada demais.
A emoção por trás das motivações de Vi e Jinx é tão perfeitamente capturada por meio de suas experiências de infância que uma tentativa de explicá-las retroativamente pode fazer a narrativa parecer volumosa em comparação – o que significa que as mudanças na origem de Arcane, sem dúvida, funcionam para melhor.
Leia também: 9 personagens de Arcane que são campeões em League of Legends
O fato de que Powder acabará se tornando Jinx não é escondido por Arcane. O esquema de cores de suas roupas, grafite e cabelo azul icônico apontam para o personagem de League of Legends que ela se tornará.
Powder é chamada de “Jinx” quando ela está sendo insultada por sua falta de jeito. Colocar todas essas informações na mesa desde o início funciona como um easter egg óbvio de League of Legends, ao mesmo tempo em que permite que os eventos se desenrolem cronologicamente de uma maneira que ainda cria valor de choque para a revelação de Jinx.
Como os jogadores dos jogos já passaram algum tempo especulando sobre a natureza da história de Vi com Jinx, simplificar a história para focar na resposta evita que a revelação pareça anticlimática, mantendo a atenção dos não-jogadores.
Desta forma, os primeiros episódios da 1ª temporada de Arcane apresentam a devoção que Vi tem ao proteger sua irmãzinha. Esta primeira introdução estabelece as lutas de seus personagens ao longo da série: Vi sendo a dura defensora de sua família e Powder se esforçando para provar que é útil para sua irmã.
Embora essa narrativa cronológica os retire de seus retratos clássicos de heróis e vilões, Arcane desperta simpatia por Jinx e críticas por Vi de uma forma que não seria possível caso a Netflix contasse essa origem por meio de flashbacks.