Arcanjo Renegado | 3ª temporada traz final intenso e corajoso

Review da segunda parte da terceira temporada de Arcanjo Renegado, série original Globoplay em parceria com AfroReggae..

arcanjo renegado 3 temporada final
Imagem: Divulgação.

A terceira temporada de Arcanjo Renegado está finalmente completa. A segunda leva de episódios trouxe drama, mortes, ação eletrizante e muitas possibilidades para novas histórias na quarta temporada já confirmada!

Nos novos episódios as relações entre os personagens se aprofundam, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. A intimidade entre Mikhael e Maíra se consolida, enquanto a relação familiar entre Mikhael e Sarah se torna mais tensa devido à recusa dele em incluí-la na força-tarefa. Essas divergências adicionam mais complexidade à trama.

A investigação contra o Bispo Cristóvão avança significativamente com a exposição pública de seu braço direito e de sua parceria com milicianos. A ordem do Bispo Cristóvão de atacar todos os inimigos demonstra a crescente instabilidade dele e sua disposição de usar de todos os meios para se manter no poder.

PUBLICIDADE

E um dos pontos altos da temporada foi o atentado contra Maíra. A sequência de ação foi insana e deixou o espectador aflito. A perseguição de carro, teve tiroteio e muita tensão. Esse atentado evidencia a escalada da violência e a fragilidade dos personagens diante das ameaças, ninguém está a salvo! A ação heroica de Mikhael em salvar Maíra fortalece o vínculo entre os dois e cria um novo ponto na trama.

Um novo cenário político começa a surgir

A revelação das contas secretas de Manuela, criadas pelo ex-Coronel Gabriel como suposto plano de segurança, joga Manuela em uma situação ainda mais delicada. A necessidade de esclarecer seu patrimônio levanta questionamentos sobre sua integridade e coloca em xeque sua credibilidade.

A decisão do Bispo de torturar Barata levanta questões importantes, enquanto o planejamento da operação para capturar o bispo demonstra a determinação da equipe. Na série todos fazem parte do mesmo jogo político, porém Barata sempre foi um agente duplo, sua morte era esperada, mas as cenas de tortura são impactantes. Sua morte serve como um catalisador para a trama, fornecendo informações cruciais sobre o plano do bispo no ponto maisn crítico do jogo.

A caçada ao bispo Cristóvão culmina em um confronto violento, com a morte dos ex-colegas de BOPE de Mikhael e a tentativa de assassinato do religioso pelas mãos de Gabriel. A prisão do Bispo desencadeia uma série de mudanças no cenário político. A prefeita Manuela, com o objetivo de garantir a reeleição, se vê pressionada pelos novos acontecimentos. Paralelamente, o vice-governador, em parceria com Gabriel, inicia uma movimentação para lançar sua própria candidatura. E a entrada de Maíra na disputa pelo governo estadual adiciona um novo elemento de complexidade ao jogo político, especialmente considerando seu envolvimento pessoal com Mikhael.

Arcanjo Renegado 3 temporada serie entrevista
Imagem: Divulgação.

Evento crossover apresenta Veronika ao público

A terceira temporada já é um marco na história da série, não só por apresentar tramas interessantes e rápidas, mas também por estabelecer um universo compartilhado idealizado por José Júnior. A participação da dupla Mendonça e Santiago de A Divisão funciona não só para impulsionar a narrativa da temporada, mas também dá a oportunidade do público saber em que momento da vida eles estão. Minha teoria que Mendonça não sobreviveria felizmente não se confirmou. E apesar de Santiago sair muito ferido da operação de guerra, a dupla segue bem e unida.

Já a presença da irmã Emily e Jesus Pedra conecta o espectador à série O Jogo que Mudou a História. Enquanto Emily encontrou seu destino final assassinada na estreia da temporada, Jesus Pedra agora mais velho e com mais experiência, está na ativa como secretário de segurança e aliado de Mikhael. Nos nossos episódios ele tem um papel fundamental, apresentar a advogada Veronika (Roberta Rodrigues) ao público e introduzir a personagem nesse universo compartilhado.

Ainda que seja uma participação breve, já podemos esperar muito da personagem em sua própria série que estreia em 2025. Quem também fez uma participação foi o cantor Belo como um dos policiais que se uniram à força-tarefa da equipe Arcanjo.

arcanjo renegado belo
Imagem: Divulgação.

Arcanjo Renegado se consolida como uma superprodução

A terceira temporada não decepcionou e se consagra como uma das melhores séries brasileiras da atualidade. A trama, que já era intensa, se aprofundou ainda mais nas questões sociais e políticas do Brasil, oferecendo um retrato cru da realidade. As cenas de ação combinadas com momentos de grande carga emocional, tornam a trama envolvente e cheia de nuances.

A temporada explorou com mais profundidade a história de Mikhael e sua relação com os outros personagens. Sua relação com Maíra pode tomar novos rumos com a possibilidade de uma gravidez e a candidatura dela ao governo do Estado. A jornada de autoconhecimento e amadurecimento de Sarah também foi um ponto forte. Apesar de ser vendida como uma temporada que encerra um ciclo, não tive esse sentimento ao finalizar a temporada. Algumas histórias se encerraram, mas muitas outras ficaram em aberto.

O fim de temporada marca um ponto de mudança de direção na série, abrindo caminho para um futuro repleto de incertezas e desafios para todos. A prisão do bispo pode não ser suficiente para pacificar a comunidade, levando a novos confrontos. A corrida pelo governo estadual promete ser acirrada, com alianças sendo formadas e traições sendo reveladas.

A combinação de elementos políticos, sociais e pessoais promete continuar mantendo o público interessado em saber o que vem a seguir. Para os fãs de séries policiais com um toque social, Arcanjo Renegado é uma produção imperdível

Sobre o autor
Yuri Moraes

Yuri Moraes

Redação

Yuri Moraes é formado em Direito e Marketing Digital e atualmente cursa Produção Cultural. Morador do Rio de Janeiro, sempre foi um grande apaixonado por conteúdo audiovisual e o universo da cultura pop. Um cinéfilo declarado, um seriador nato. Formado em teatro, descobriu sua paixão pela escrita e desde então vem estudando e se capacitando como escritor. Redator do Mix de Séries desde 2016, se desenvolveu como profissional da área e já colaborou com diversos textos em formato de críticas, reviews semanais e notícias. Através de seus textos busca sempre apresentar uma análise pessoal, técnica e sincera das produções que assiste, sem deixar o bom humor de lado. Sempre atualizado nos assuntos do momento, faz cobertura de diversos eventos representando o site. Outra paixão que caminha lado a lado é produção de eventos. Colecionando em seu currículo experiências em grandes eventos, possui verdadeira paixão em fazer parte do processo de construção e execução de eventos culturais. Com isso, equilibra seu trabalho de departamento pessoal com o ofício de escritor e produtor cultural.