Arquivo X – 10×06 – My Struggle II [SEASON FINALE]

The.X-Files.S10E06.HDTV.XviD-FUM.avi_snapshot_03.54_[2016.02.23_16.28.40]
Imagem: Amanda Móes/Arquivo Pessoal

Seis semanas se passaram desde My Struggle e chegamos ao season (ou series, não sabemos ainda, mesmo com a abertura tendo o slogan “This is The End”) finale de Arquivo X.

Continua após publicidade

O episódio começa semelhante a My Struggle I, com a diferença que dessa vez Scully que narra a história dela e o envolvimento de uma vida com os Arquivos X, os efeitos das conspirações, do relacionamento com Mulder, William e a revelação de algo que pegou muitos de surpresa, algo inesperado, fosse em 1993, 2002 ou mesmo agora, ninguém estava preparado para Scully ter DNA alien, muito menos para a transformação usada na abertura para demonstrar isso. Foi brilhante. Mas ainda é só o começo.

Continua após a publicidade

A história começa rápida, Mulder não está presente, O’Malley reaparece e faz uma outra revelação, todos teriam DNA alienígena no corpo devido a uma conspiração, algo que Mulder procurou contatar O’Malley para saber mais, mas não conseguiu ser encontrado, o que leva Skinner e uma descrente Einstein a ajudarem a procurar Mulder. Enquanto isso, Mulder segue machucado e ficamos sem saber para onde ele vai, ao tempo que Scully e Einstein, ao irem ao hospital, topam com uma epidemia de pessoas doentes, mas mesmo assim focam em testar o DNA de Einstein para os genes alienígenas, algo que a mesma não acredita, numa imitação clara da antiga Scully.

Continua após publicidade

No resto do mundo, o caos começa a se espalhar aos poucos, Miller informa as duas sobre as entrevistas de O’Malley e as revelações da epidemia que irá matar todos, seja por gripe, seja por algo maior, o objetivo é simples e algo que já foi visto em Arquivo X antes, algo contado por um dos conspiracionistas e pelo obstetra Kurtzweil, no primeiro filme da série, o uso de Antrax para fazer a população vulnerável e doente, dizimando todos. No primeiro palpite, o DNA alienígena parece ser o culpado, instalado na população pela vacina de varíola, seria o gatilho para a doença. Mas dessa vez a vacina é contra Antrax, dada a soldados voluntários e o vírus começa a se espalhar.

Enquanto Mulder continua sem querer contato, em direção a Carolina do Sul, agente Miller consegue um meio de localizá-lo por telefone e vai atrás dele em Spartanburg. Ao mesmo que Scully e Einstein debatem como essa epidemia pode acontecer, uma antiga amiga de Scully e Mulder entra em contato com Scully e traz ainda mais revelações sobre o que aconteceu nesses anos em que eles estiveram longe. Monica Reyes deixa Scully perplexa ao confessar que se submeteu à CGB Spencer, que conseguiu sobreviver ao bombardeio de 2002, para poder salvar a própria pele, já que o mesmo a procurou e contou sobre tudo que viria a acontecer, começando em 12/12/2012, com a colonização do planeta. Mas há um porém, Scully, com seu DNA modificado, Reyes e outros, estão salvos. Ao contrário do que se acreditava, o DNA os torna imunes, sendo assim, a raça que sobreviverá a extinção. Com essa descoberta, Scully corre contra o tempo com Einstein para criar uma vacina a partir desse DNA, enquanto Mulder, chega ao seu destino e confronta C.G.B. Spencer, que o convida para a “elite” que sobreviverá a colonização.

Continua após publicidade
The.X-Files.S10E06.HDTV.XviD-FUM.avi_snapshot_42.05_[2016.02.23_17.28.49]
Imagem: Amanda Móes/Arquivo Pessoal

Tad O’Malley consegue resumir como funciona o gatilho das doenças nas pessoas, as ligações com agentes químicos, o Antrax e as milhares de pessoas ficando doentes, enquanto o próprio, Mulder, Einstein, Miller e outros, vão ficando cada vez mais debilitados com vários tipos de doenças. Einstein e Scully conseguem raciocinar para uma maneira de sequenciar o gene alien para a criação de uma vacina (como de se esperar de duas mentes tipo a de Scully fariam), enquanto Mulder, ajudado por Miller, foge da casa do canceroso sem melhora e piorando dos sintomas. A partir de então, tudo é muito rápido para o cliffhanger final de Chris Carter. Scully vai atrás de Mulder, com uma solução para ajudá-lo, numa ponte, para descobrir que ele está doente demais e que isso indicaria que eles precisam encontrar William devido ao código genético dele. Tad O’Malley começa a espalhar as novidades sobre a vacina, quando a cena final começa. Uma nave (finalmente deram um orçamento mais livre para Chris Carter) aparece justamente em cima de Scully, como na cena de anos atrás quando a mesma foi para um hotspot alienígena com Cassanda Spencer, e todos, incluindo Mulder, Miller e as pessoas na ponte, ficam chocadas, e o episódio acaba.

Sim, Chris Carter conseguiu fazer um cliffhanger maior do que o imaginado 23 anos atrás e hoje em dia. Ninguém esperava por isso e ainda é extremamente difícil de acreditar, ao ponto de se procurar cenas extras, créditos, ou qualquer coisa. Mas só o que resta agora, são as grandes pistas que os atores deram sobre “voltar a mesma situação” ou o slogan “a verdade está em hiatus” ou as entrevistas em que Chris garante, que as pessoas e a FOX querem mais.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

O que resta é esperar por respostas, se esse “hiatus” vai acabar ou se Chris Carter deixará em aberto a maior história paranormal da televisão.