Arquivo X: o real motivo por que David Duchovny saiu da série

Arquivo X já é um clássico da TV. Mas o que fez com que seu ator principal saísse do planeta? Eis a verdade dos bastidores.

Arquivo X

David Duchovny alcançou o estrelato como o agente especial independente do FBI Fox Mulder na série de ficção científica Arquivo X. Criado por Chris Carter, o programa foi ao ar originalmente na Fox de 1993 a 2002, por nove temporadas e um total de 202 episódios, além de dois longas-metragens. No entanto, Mulder de Duchovny literalmente desapareceu na 7ª temporada.

Charmoso e determinado a descobrir a verdade, custe o que custar, Mulder era o coração de Arquivo X, ao lado de sua cética parceira Dana Scully (Gillian Anderson). Embora frequentemente não concordassem, não havia como negar o respeito que cada agente tinha pelo outro ou a química que compartilhavam. Grande parte da trama, centrada em abduções alienígenas e eventos sobrenaturais, conectava-se a Mulder e sua busca para descobrir os mistérios que cercam o desaparecimento de sua irmã. Como tal, a atuação de Duchovny desempenhou um papel enorme em Arquivo X – e os fãs ficaram compreensivelmente chocados quando o ator saiu como regular da série no final da 7ª temporada.

O que aconteceu com Mulder nas temporadas 8 e 9?

Aliens sequestraram Mulder no final da 7ª temporada, “Requiem“, deixando o personagem de Robert Patrick, John Doggett, para ser apresentado como o novo parceiro de Scully. A primeira metade da 8ª temporada seguiu Scully e Doggett enquanto eles tentavam encontrar Mulder. Após seu sequestro, o corpo de Mulder apareceu misteriosamente em uma floresta. Três meses depois, ele ressuscitou e Scully supervisionou seu retorno à saúde plena. Contra as ordens, Mulder voltou a trabalhar nos Arquivos X até ser demitido do FBI, embora continuasse consultando casos de forma não oficial.

PUBLICIDADE

Leia também: Arquivo X vai voltar: criador revela produção de nova série

Duchovny apareceu apenas na metade da 8ª temporada. Embora a temporada tenha recebido críticas positivas, alguns fãs criticaram o papel reduzido de Mulder. Embora Doggett tenha se tornado popular entre os telespectadores, eles sentiram que ele não poderia preencher o vazio deixado pela ausência de Mulder. Mulder então se escondeu depois que Scully deu à luz no final da 8ª temporada, e não reapareceu até o final da 9ª temporada, “The Truth“, que foi na época o episódio final de Arquivo X.

A disputa legal de David Duchovny com a 20th Century Fox

Duchovny deixou Arquivo X porque seu contrato terminou após a 7ª temporada. “Por mais que eu ame o show, acho que para mim este será o fim“, disse Duchovny no momento de sua saída (por International Business Times). “Eu sempre pensei que cinco anos eram suficientes. Sete anos definitivamente são suficientes.”

No entanto, o ator também acusou a 20th Century Fox de enganá-lo em milhões de dólares dos lucros de distribuição de Arquivo X. Em 1999, enquanto a série estava no ar em sua sétima temporada, Duchovny entrou com uma ação contra a Fox e alegou ser vítima de “sinergia corporativa“. Ele alegou que a empresa subestimou propositalmente os direitos e as reprises de Arquivo X para redes a cabo e a editora de livros HarperCollins, reduzindo assim seus royalties. Em entrevista à Entertainment Weekly, ele disse: “Não estou querendo ganhar na loteria. Cumpri meu contrato e quero que eles cumpram o deles.

Duchovny e Fox resolveram o caso fora do tribunal em 2000. O Arquivo X foi revivido com sucesso em 2016 para a 10ª temporada, com Duchovny e Anderson reprisando seus papéis como Mulder e Scully. Mas a segunda temporada do programa foi muito mais curta – terminou em 2018 após a 11ª temporada.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.