Arrow – 5×12 – Bratva

Imagem: IMDB/Divulgação

Continua após as recomendações

Essa semana tivemos mais um ótimo episódio dessa elogiada quinta temporada de Luchnik (Arrow em russo). Depois do roubo de uma arma nuclear, o team Arrow viajou para a Rússia onde Oliver passou por muita coisa como temos acompanhado nos flashbacks e como visto na segunda temporada, lembrado aqui pelo reencontro agridoce do herói com seu velho amigo Anatoly. Não demorou muito e, após um acordo, os dois voltam a se aliar para impedir que a bomba nuclear caia nas mãos erradas.

Enquanto nos flashbacks, também na Rússia, Talia continua ajudando Oliver a dar seus primeiros passos como vigilante e revela que foi atrás dele para ajudá-lo a consertar seus erros do passado. Pouco ainda foi revelado sobre a ligação de Talia com o passado de Oliver e também seu elo com a Liga dos Assassinos, mas depois dos últimos episódios tenho a sensação que talvez veremos o fim dos flashbacks e sua conexão com o episódio piloto antes do último episódio dessa temporada. A trama do passado desta vez está tão interessante que, além de ser uma das coisas que a série tem feito bem, poderá se tornar melhor até mesmo que da primeira temporada.

Continua após a publicidade

A construção do enredo dessa temporada levou Oliver a ser a única pessoa centrada do grupo. Uma grande ironia levando em consideração todo o passado dos personagens, principalmente no início da série. Diggle e Felicity, os membros iniciais do grupo estão perdendo o controle, influenciados pelos planos de Prometheus como prometera que faria. Tanto Oliver quando o vilão afetam as pessoas a sua volta, seja de forma negativa (como realizado por Prometheus), seja de forma positiva (como Oliver tem tentado fazer com seus amigos). Acredito que os roteiristas teriam sido mais corajosos se tivessem feito Diggle atirar e matar a sangue frio o coronel, o que teria levado o personagem a patamares não explorados e lhe rendido um melhor desenvolvimento. É torcer para que ainda tenham um bom plano para o personagem.

Por outro lado, Dinah está tão bem interpretada e tão bem entrosada com Oliver que vendo esse episódio senti como se ela já estivesse ali há um tempo. Nem parece que esse ainda foi apenas seu segundo episódio. O que é um excelente sinal para a personagem que ainda poderá crescer na série e se tornar uma de suas melhores adições. Ela tem feito parte das melhores cenas e o que mais tem me animado para ver logo um novo episódio. Vida longa a Juliana Harkavy e sua Canário Negro!

Apesar da recente inclusão de um novo membro ao team Arrow, o grupo teve sua segunda baixa nessa temporada em pouco tempo. Rory, agora que seu traje de Retalho perdeu os poderes ao deter a explosão da bomba nuclear, resolveu se despedir do grupo, o que torcemos para ser passageiro porque gostava dele e seus poderes. Em paralelo, Quentin Lance volta da reabilitação, mas sem grande relevância à trama do episódio.

Susan tem sido uma personagem misteriosa e interessante de se acompanhar. Sabemos desde o começo não ser de confiança e, agora que ela sabe a verdade sobre a identidade do Zelenny Luchnik (Arqueiro Verde em russo), poderemos ter maiores pistas de seu verdadeiro objetivo.

Arrow tem feito a coisa certa e conduzido muito bem sua quinta temporada. Uma história boa e trama completa, tanto no presente quando nos flashbacks, com vilões interessantes – e não mais os fracos vilões da semana -, um bom time de heróis, ótimas coreografias de lutas e cenas de ação, Oliver mais violento e NO MORE OLICITY. Bratva foi mais um exemplo de que até mesmo os episódios considerados fillers estão sendo bem trabalhos nesse ano. E que assim perdure.

EASTER EGGS:

– A última aparição de Anatoly no presente foi no episódio “Keep Your Enemies Closer“, da segunda temporada.

– Nos quadrinhos, Anatoli Knyazev é conhecido como o vilão KGBesta, ou A Besta, e foi treinado como um assassino da KGB. Além de mestre nas artes marciais, teve sua força aperfeiçoada por implantes cibernéticos e tornou-se especialista no uso das armas mais mortais conhecidas. Sua primeira aparição foi em 1988 em Batman nº 417.

Nenhum comentário

Adicione o seu

Tags Arrow