Arrow – 5×20 – Underneath

Imagem: IMDb/Divulgação

Continua após as recomendações

Nessa semana, Arrow continua na mesma premissa do episódio anterior, aproveitando a pausa na trama principal da temporada para retomar subtramas que ficaram pendentes na temporada/série e colocar um possível ponto final. Semana passada foi o grupo Helix, já nessa semana, continuando do episódio anterior, foi a vez do relacionamento conturbado de Oliver e Felicity.

Continua após a publicidade

Como todos sabem, Olicity continua sendo um fato polêmico entre os fãs da série, altamente criticado, até mesmo por membros do elenco da série. Mas tudo isso se deve ao fato de o relacionamento ter tomado muita importância nas duas últimas temporadas e por ter sido muito mal desenvolvido. Tanto que nessa quinta temporada revolveram colocar o assunto totalmente de lado. Só que isso tem causado certos problemas dentro do team Arrow, a ponto dos dois tomarem decisões contraditórias, o que levou Felicity a bater de frente com a equipe. Por isso, a melhor saída tinha sido mesmo colocar os dois presos em uma situação crítica dentro do bunker. Sabe aquela situação onde a mãe ou mesmo uma professora força dois irmãos/amigos a se entenderam deixando os dois juntos por um tempo? Foi exatamente isso. E por mais que o trauma de Olicity ainda não esteja totalmente cicatrizado, esse episódio foi necessário.

Talvez muitos achem que o episódio tenha sido uma perda de tempo, como eu pensava a princípio, e tenha incomodado o fato de ser o segundo episódio filler seguido, mas em algum momento precisava acontecer. Ou seja, além dos produtores e roteiristas usarem a técnica do reconciliação forçado com os dois personagens, eles também o usaram com os fãs e a trama. E por mais que não tenha sido das melhores coisas feitas na temporada, se saíram bem. Todos os elementos que compuseram a situação foram uma ótima saída: a explosão de energia, os dois presos no bunker e também o pane no chip implantado na coluna de Felicity, que a deixou paraplégica momentaneamente novamente.

Talvez o ponto fraco dessa decisão dos roteiristas tenha sido em explorarem a trama também nos flashbacks, mostrando os dois tendo uma recaída onze meses atrás, o que trouxe um certo cansaço ao roteiro e não acrescentou em nada, dando mais uma vez a sensação de que precisavam enrolar. O episódio retoma muitos pontos da quarta temporada e do início da quinta, quando Oliver ainda reluta em confiar em seus amigos e até mesmo em formar uma nova equipe de recrutas. Oliver também revelou a Felicity os sentimentos que vieram à tona quando foi torturado por Adrian Chase.

O que eu gostei nesse episódio foi que ao final do episódio os dois se entenderam, Felicity o perdoou e o incentivou a descobrir que tipo de pessoa ele é antes de tomarem qualquer decisão precipitada que possa vir a afetá-los novamente. Se for para eles continuarem juntos, só o tempo dirá e essa foi a melhor decisão dos roteiristas. Particularmente, eu não gosto nem um pouco de Olicity e espero realmente que demorem retomar essa trama, mas confesso que esse episódio era necessário.

Imagem: IMDb/Divulgação

Enquanto isso, do lado de fora, as coisas já não funcionaram tão bem assim. A crise no casamento de Diggle e Lyla tem sido exaustiva e ao menos parece que as coisas começaram a se resolver. Estender muito essa trama pode ser uma falha na temporada e espero que isso não afete a qualidade desse final de ano. O team Arrow teve uma dinâmica divertida enquanto tentavam a todo custo resgatar Oliver e Felicity do bunker, e foi o que salvou a trama do pessoal que estava do lado de fora. As Esferas T tiveram um upgrade graças à tecnologia da ARGUS e continuam sendo uma ótima arma para a equipe.

Ao que tudo indica, os episódios fillers se encerraram por aqui agora que Chase voltou a dar as caras e já ressurgiu indo atrás do que seja talvez o maior ponto fraco de Oliver Queen, seu filho William. Restam apenas 3 episódios e parece que muita pancadaria ainda rolará entre o team Arrow e o team Prometheus. Oliver voltará a ser o Arqueiro Verde? Felicity e Oliver retomarão o casamento? A justiça cairá sobre Chase? E qual será o desfecho dos flashbacks da série? A ansiedade é muita!

CURIOSIDADES:

  • Os flashbacks deste episódio se passaram entre “Schism”, último episódio da quarta temporada, e “Legacy”, primeiro episódio da quinta temporada.
  • Todas as cenas desse episódio que teve Oliver, Felicity esteve presente, incluindo os flashbacks.

Nenhum comentário

Adicione o seu

Tags Arrow