Arrow – 5×22 – Missing

Imagem: The CW/Divulgação
Imagem: The CW/Divulgação

[spacer height=”20px”]

Continua após publicidade

Toda vez que paro para pensar em como Arrow tem tido um ano incrível, me surpreendo. O trauma dos anos anteriores foi tanto que não imaginávamos ver a série se recuperar como fez nesse ano e num nível muito alto. Os roteiristas deixaram de tentar tornar o Arqueiro numa cópia fajuta de Batman (e de sugar histórias e personagens das histórias do Homem Morcego) e transformá-lo no Arqueiro Verde bruto e denso que fomos apresentados no começo da série. Graças a isso, Arrow não só encontrou seu melhor vilão desde Slade Wilson como entregou a melhor temporada desde então.

Continua após a publicidade

Por estar indo realmente bem, o medo da trama ir para o fundo do poço de novo era muito. Mas não foi o que aconteceu. E apesar de ainda termos mais um episódio, já podemos dizer que sim, a quinta temporada de Arrow foi incrível! Mas vamos deixar para fazer um balanço geral na semana que vem e conversarmos sobre o penúltimo episódio desse ano, “Missing“.

Continua após publicidade

Como era de se esperar, Chase não iria se entregar tão facilmente e, mais um vez, mostrou que está sempre um passo à frente de Oliver. Com a ajuda de Talia al Ghul e Evelyn Sharp, a Ártemis, ele recrutou a Sirene Negra, ou a versão de Laurel Lance da Terra 2, para seu time e sequestrou TODOS os membros do team Arrow, levando-os para o lugar mais icônico da série e onde tudo começou: a ilha Lian Yu. O plano do vilão foi sempre destruir Oliver de dentro para fora, não importa o que precisasse fazer para conseguir, e depois de desestabiliza-lo psicologicamente semanas atrás, chegou a vez de tirar dele todos os seus amigos.

Para destruir ainda mais a reputação do herói, o plano de Chase era fazer o próprio Arqueiro libertá-lo da cadeia. E sua tacada final foi mostrar que seu filho William também foi levado por ele. Temos então uma das melhores cenas do episódio quando Oliver implora por seu filho e Chase diz “Bom, você envolveu minha mulher, ela era inocente também”. Josh Segarra merece todo o reconhecimento pelo excelente trabalho que tem feito na série, pois sabemos que um personagem não depende apenas de um bom roteiro. O mais impressionante é saber que o ator não sabia o rumo que seu personagem tomaria ao longo da temporada, o que demonstra ainda mais o talento do ator.

Continua após publicidade

Com todos seus amigos e família capturados, abre-se então o terreno para o maior confronto que a série já teve e que veremos na season finale semana que vem. Só que pra isso, Oliver precisa buscar novos (e inesperados) aliados para poder enfrentar toda a equipe de Prometheus. É então que surge Malcolm Merlyn com a proposta de se aliar a ele com intenção de resgatar sua filha Thea (depois de tudo o que fez em Legends of Tomorrow? Really? ), e Nyssa al Ghul, que esperávamos ver de volta a série desde que Talia deu as caras. Nyssa não só voltou para ajudar seu “marido” (ela ainda o chama assim, acredite se quiser), mas para o grande embate entre irmãs e facções da Liga dos Assassinos.

Um ponto importante é notar como a Liga dos Assassinos de Talia é muito melhor e mais interessante que a do seu pai, mostrada na terceira temporada. O nível de ameaça e mistério transmitido por eles é bem maior. E para fechar esse grupo, aproveitando a viagem até Lian Yu, por que não pedir ajuda ao seu maior antagonista: Slade Wilson, o Exterminador? Seu retorno era mais do que esperado, e trazer todos esses personagens de volta nos dá aquele sensação de nostalgia que essa temporada tem nos dado desde seu começo. E ter todos esses personagens de volta reunidos para o grande confronto torna todo o momento ainda mais grandioso.

Por falar em nostalgia, além de Malcolm Merlyn, Nyssa al Ghul, Slade Wilson e Laurel Lance (e seu encontro com o papai Quentin Lance), tivemos ainda a participação de Yao Fei, mesmo que através de uma alucinação, durante os flashbacks. Para completar todas essas aparições e fazer mais uma homenagem aos cinco anos de série, Kovar usa uma droga em Oliver que o faz reviver todas as dores que sentiu quando ganhou suas cicatrizes, dessa forma pudermos rever várias cenas icônicas da série.

Estamos a um episódio de fecharmos esse grande ciclo que acompanhamos ao longo de cinco temporadas, então nada melhor que relembrarmos todos esses personagens e momentos marcantes da série, e encerrarmos onde tudo começou.

Arrow está pronto pra retomar o posto de melhor temporada do ano no Arrowverso e deixou tudo preparado para o embate do ano e a season finale mais incrível desse universo até aqui: o grande confronto em Lian Yu. Poderemos ver duas Canários se enfrentando, o embate entre as irmãs al Ghul, Thea talvez de volta à ação, e ainda por cima Arqueiro Verde, Prometheus, Exterminador e Merlyn em um grande confronto de gigantes. Será ou não um final épico?

EASTER EGGS:

– Como tradição na série, este foi o quinto penúltimo episódio de uma temporada que ganha o título do episódio de uma música de Bruce Springsteen. A música “Missing” estreou originalmente na trilha sonora do filme Acerto Final (1995).

– Este episódio marca a primeira aparição de Byron Mann como Yao Fei em 4 anos. Sua última aparição foi no episódio “Darkness on the Egde of Town“, o penúltimo da primeira temporada.

– Este episódio também marca o retorno de Manu Bennett como Slade Wilson. Sua última aparição foi no episódio “The Return” da terceira temporada.

– Felicity comprou o bolo de aniversário de Oliver na Lord Messa Bakery. Lord Messa é a artista que frequentemente cria as artes para as séries do Arrowverso. Sua arte aparece no bolo, juntamente com o número 6 que significa o número de membros no team Arrow e também que a série irá retornar para a sexta temporada.

– Nyssa al Ghul conta a Oliver que quando era criança seu pai a levou a ilha Lian Yu e que foi onde conheceu Sara Lance. Quando a Sara esteve na Liga dos Assassinos nos anos 60, como visto no episódio “Left Behind” da primeira temporada de Legends of Tomorrow, ela pede a Ra’s al Ghul se certificar de que Nyssa estaria próxima de Lian Yu para que as duas pudessem se conhecer, mantendo assim sua linha do tempo intacta.

– Este episódio marca a primeira aparição de Malcolm Merlyn na presente história da quinta temporada. Ele tinha apenas aparecido em flashbacks no episódio “Kapiushon” e em sonhos em “Invadion!”. Depois do episódio “Schism“, season finale da quarta temporada, ele se uniu a Legião do Mal na segunda temporada de Legends of Tomorrow. Sendo assim, essa sua aparição em Arrow se passa um ano depois da Legião do Mal ter sido derrotada.

Jornalista e apaixonado por séries. Tem a mesma profissão de Clark Kent, usa óculos parecido, mas infelizmente não é super-herói. Grande fã de séries de super-heróis e fantasia. No Mix de Séries escreve as reviews de Arrow e The Flash.