As dimensões cinematográficas de American Horror Story

American Horror Story Hotel 2

 

Em apenas três episódios, já se pode afirmar que American Horror Story: Hotel é uma das temporadas mais intensas. Colchões assassinos, um demônio que abusa sexualmente das pessoas, um assassino em série investigado pela polícia, vampiros sedentos por sangue, e quartos e moradores com mistérios inexplicáveis. Afinal, o que isso quer dizer? Como vampiros e fantasmas coexistem no mesmo ambiente sem entrar em choque? Desde a primeira temporada, American Horror Story combinou diversos estilos do terror cinematográfico, usando inspiração em várias fontes.

Continua após a publicidade

As comparações são inevitáveis, e os títulos são mais variados possíveis. Em cinco temporadas, a atração coleciona cenas em que, seja o estilo de filmagens ou os tons do cenário, tem um quê da sétima arte. Partindo do mais geral, American Horror Story mantém temporadas independentes mas interligadas, característica bem enxergada em franquias como Pânico, de Wes Craven.

Para começo de conversa, é quase impraticável criar uma história de horror ambientado em um hotel sem que seja comparado a O Iluminado. O carpete no saguão do Hotel Cortez parece notavelmente semelhante ao tapete hexagonal do Overlook Hotel. Além disso, crianças assustadoras pelos corredores, uma realidade no estabelecimento macabro de Lady Gaga, é uma clara referência às irmãs Grady. Os hóspedes também são outro ponto em comum: assim como Sally no Cortez, há aqueles que moram no hotel, tornando a estadia ainda mais fantasmagórica.

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4Zr4pFcGbaE[/youtube]

 

A figura do serial killer também é uma constante na franquia da FX. Este ano, não apenas um mas vários assassinos conhecidos podem ser enxergados nos personagens de Hotel. Da ficção, o thriller Se7en é uma das fontes que pode ser vista em evidência nesta temporada. O filme foi notável em seu lançamento pela crueldade lidada com suas vítimas, escolhidas pelo antagonista de acordo com os sete pecados capitais. O Assassino dos Dez Mandamentos que tira o sono do Detetive John Locke também dá o tom premeditado dos crimes, além de lançar um olhar investigativo na sobrenaturalidade que a série propõe – estilo que ficou consagrado com Arquivo X.

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=J4YV2_TcCoE[/youtube]

 

A Condessa Elizabeth (Lady Gaga) e Donovan (Matt Bomer) podem ser identificados como vampiros, pela sede de sangue, mas a explicação dos seus atos tem base num vírus que assemelham às ficções científicas, como Guillermo Del Toro e Steven Spielberg. Ainda assim, o casal remonta a vida opulenta dos sedutores personagens de Entrevista com o Vampiro, adaptação da série de livros As Crônicas Vampirescas, que se tornou referência no assunto. Fome de Viver, filme cult de 1983 com David Bowie, Catherine Deneuve e Susan Sarandon, pode ser associado à aparência sempre jovial, embora a longa idade, do casal (além da preocupação com a juventude eterna).

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7a6YFwC2zKA[/youtube]

 

Por fim, o halloween é um dos pontos altos da série, que a cada temporada remonta cenas memoráveis da telona. Murder House e Coven, por exemplo, traz a caminhada dos mortos. Ninguém está a salvo, como em Madrugada dos Mortos, onde os vivos tem que lutar até as últimas consequências para proteger sua existência.

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2KXyWNc8QCw[/youtube]

Equipe Mix

Equipe Mix

Perfil criado para realizar postagens produzidas pela equipe do Mix de Séries.

1 comment

Add yours
  1. Avatar
    Erik Wilhamis Jr. 27 outubro, 2015 at 10:28 Responder

    Leo tá gostando dessa temporada lixo de AHS, deve estar tendo um AVC com as minhas reviews. uhahuahuahu. Muito bom o post, também identifico várias dessas referências, mas embora Pânico tenha feito essa “paródia” com inteligência e maestria, ainda acho que, pelo menos nessa temporada, a simples referência está mais pra pura cópia e preguiça do que pra homenagem. 🙂

    E você esqueceu outra referência da quinta temporada, a maior delas: Os filmes soft porn da Emanuelle. :p

Post a new comment