As Falsificadoras, o final explicado: Zoe e Becca matam Tryst?

As Falsificadoras chegou na Netflix, então entenda o final explicado e mais detalhes: Zoe e Becca matam Tryst?

As Falsificadoras

As Falsificadoras, nova série da Netflix, é uma comédia policial elegante e engraçada. Situada em Vancouver, Canadá, a história segue Zoe Christensen (Emilija Baranac) e Rebecca “Becca” Li (Jennifer Tong), estudantes do ensino médio que são melhores amigas desde a infância.

Depois de perceber que podem fazer identidades falsas bastante realistas, as meninas se aventuram em uma vida de crime. Embora previsivelmente tenha sua cota de perigos, as meninas se divertem mais do que nunca. Logo, eles estabelecem um dos maiores impérios de identidade falsa na América do Norte.

O texto no início de quase todos os episódios de As Falsificadoras afirma: “Parte disso realmente aconteceu… mas legalmente, nós inventamos”. Isso não parece ser particularmente verdade. O criador da série, David Turko, e seus colaboradores parecem ter usado a alegação de que o programa foi inspirado em eventos reais como um dispositivo de enredo. E funciona como deveria, atraindo o interesse do público.

PUBLICIDADE

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o final da primeira temporada de As Falsificadoras!

Resumo da 1ª temporada de As Falsificadoras

As Falsificadoras
Imagem: Divulgação.

As Falsificadoras começa com um flash do futuro. Zoe e Becca estão em uma festa. De repente, a polícia chega e prende os dois. A narrativa então muda de volta para mostrar como eles chegam lá.

Zoe e Becca não podem ser mais diferentes. Enquanto Zoe é o arquétipo do leitor de livros quieto e introvertido vindo de uma família branca da classe trabalhadora, Becca é uma diva extrovertida, e sua família é chinesa-canadense e rica. Talvez porque a amizade tenha se formado quando elas eram crianças, durou todo esse tempo.

Enquanto Zoe leva Becca para casa de uma festa, ela encontra a carteira de estudante falsa que Zoe criou para ter acesso à biblioteca. Depois de apontar como isso está completamente no personagem de Zoe, Becca dá a sua amiga $400 para criar uma identidade falsa para ela também.

Leia também: A Gestora tem história real na Netflix? Eis a verdade

Mais tarde, elas visitam um shopping onde Becca apresenta Zoe a Tryst (Richard Harmon). Claramente, Tryst tem alguma conexão com o submundo, e Becca está ciente disso. Tryst sugere que as meninas façam um teste para ver se as cartas podem enganar as pessoas. A pedido de Becca, Tryst pré-vende 150 delas.

Quando a noção de cometer um crime prova demais para as garotas, elas tentam desistir do acordo, mas Tryst diz a elas em termos inequívocos que não podem. A única maneira de sair do acordo é dar a ele US$30.000, que elas não têm.

Turko e sua equipe tecem um conto complexo com a ajuda de um dispositivo de enredo conhecido como narrador não confiável. A responsabilidade da narração muda para frente e para trás entre os dois personagens principais, com Becca e Zoe servindo como personagens de ponto de vista em quatro episódios cada. Tryst assume as responsabilidades de narração no episódio 5, enquanto o final da primeira temporada, intitulado “She Said, She Said“, é narrado por todos os três personagens.

Mais de uma perspectiva

Em As Falsificadoras, muitas vezes vemos uma determinada cena repetida através da perspectiva das duas garotas para enunciar como elas veem as coisas de maneira diferente. A educação e as origens sociais de Zoe e Becca inspiram suas escolhas ao longo do programa. O pai de Zoe é um bêbado e separado da família. Depois que Zoe percebe que seu irmão mais velho seguiu os passos de seu pai, ela tenta cortar os laços com ele e manter sua mãe segura.

Enquanto isso, Becca desenvolveu um profundo ressentimento por sua mãe por causa de sua ausência em sua vida. Mesmo quando está em casa, ela é intensa e exigente. Mas então, o véu proverbial é brevemente removido, e vemos a luta e a dor que levaram a família ao seu status atual na sociedade.

As meninas começam a executar uma operação de identidade falsa em uma cobertura que recebem de Tryst. Elas também recrutam duas garotas, Sally e Sophie, para atuar como suas traficantes. No entanto, depois que Sally é pega pelas autoridades, as coisas se tornam muito perigosas para as duas garotas.

No final de As Falsificadoras, as garotas se apaixonam por Tryst e organizam uma festa para que possam tirar suas impressoras da cobertura. Depois que elas são presas, elas encontram Guy, que exige que elas atirem em Tryst.

As Falsificadoras
Imagem: Divulgação.

Final da primeira temporada de As Falsificadoras: Zoe e Becca vão matar Tryst?

As meninas não contam a Tryst sobre a prisão de Sally, mas a última descobre quando Guy o informa. Guy dirige uma operação de falsificação e é o dono da cobertura. Sem dizer a ele, Tryst deixa Zoe e Becca montarem sua operação na cobertura, mas após a prisão de Sally, Tryat tenta tirar as meninas de lá, mas elas continuam entrando. Quando Guy expressa seu interesse na qualidade das identidades falsas, Tryst afirma que ele as fez. Ele sabe o quão perigoso Guy é, e essa parece ser sua maneira de proteger as meninas.

Leia também: A Gestora, os segredos do final do filme na Netflix

Apesar dos melhores esforços de Tryst, Guy descobre sobre as garotas e percebe que elas são as que estão por trás das identidades falsas. Como um último esforço para protegê-las, Tryst chama a polícia enquanto elas estão na cobertura, esperando que, se forem presas, estarão fora das garras de Guy e seus lacaios. No entanto, Tryst está errado. Guy tira as meninas da custódia da polícia e diz a elas para atirar em Tryst, quando a temporada termina.

Enquanto vemos as duas garotas sendo presas no início da temporada, e alcançamos isso quando a temporada de As Falsificadoras termina, também vemos Zoe em um macacão laranja e Becca de férias no final do episódio. Este último ainda não aconteceu. Mais importante, as acusações de assassinato não aconteceram, então é seguro assumir que pelo menos Zoe e Becca não matarão Tryst.

As Falsificadoras
Imagem: Divulgação.

Zoe e Becca vão para a cadeia em As Falsificadoras?

No final da temporada, Tryst chama a polícia de Zoe e Becca para protegê-las de Guy, mas antes de serem levadas para a delegacia, o pessoal de Guy as liberta e as leva ao chefe. A linha do tempo do flashforward no início da série se alinha com a do final da temporada, mas essa não é a única cena do flashforward do programa.

No final da segunda temporada, vemos Zoe em um macacão laranja, enquanto Becca está se divertindo muito. Também é evidente que os antigos amigos tiveram uma briga. Isso significa que essas coisas ainda não aconteceram na linha do tempo do programa. Então, embora nenhuma delas tenha ido para a prisão ainda, pelo menos Zoe o fará no futuro.

Quem está dizendo a verdade entre Zoe e Becca?

Os criadores de As Falsificadoras usam magistralmente o dispositivo de enredo do narrador não confiável. Como mencionado acima, o ponto de vista alterna entre Zoe e Becca ao longo da temporada. As mesmas cenas são retratadas de ambas as perspectivas. Em seus respectivos relatos do que aconteceu, eles previsivelmente se pintam como um parceiro relutante, se não uma vítima absoluta.

As Falsificadoras
Imagem: Divulgação.

A realidade provavelmente está em algum lugar entre suas contas. Nem é particularmente o vilão, nem são eles sem qualquer culpa. Em última análise, elas são apenas duas jovens desesperadamente fora de sua profundidade. As duas personagens quebram regularmente a quarta parede ao longo da temporada.

No entanto, algo interessante acontece no final da temporada. Na última cena, quando Guy as instrui a matar Tryst, Zoe e Becca olham para a câmera, sugerindo que o que estamos vendo aqui é a versão mais precisa desse evento.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.