As lendárias aberturas de Dragon Ball

Pode parecer o Animix, mas é a coluna de Aberturas, que essa semana vem da melhor forma possível. Hoje vamos abordar um dos animes mais queridos de todo o mundo, Dragon Ball. A saga de Goku e seus amigos está em alta atualmente, por conta do novo filme da franquia que está em cartaz, além da aguardada estreia de Dragon Ball Super, a primeira produção após 18 anos.

Continua após as recomendações

O desenho foi baseado nos mangás homônimos, criados em 1984. Dele foram produzidas as séries animadas Dragon BallDragon Ball Z, e com base nas duas anteriores porém não seguindo a linha delas, a terceira denominada Dragon Ball GT. 

A abertura de Dragon Ball, mostra o pequeno Goku em suas aventuras da primeira saga da série. São apresentados nele seus amigos Bulma, Yamcha, Mestre Kame, Oolong e Pual, e também, é claro, o poderoso dragão shenlong. A produção é imortalizada com a música que tem o refrão “Vamos lá buscar, as esferas do dragão”, que gruda em nossas mentes.

Continua após a publicidade

A abertura foi remasterizada em meados dos anos 2000, quando voltou então a ser exibida na TV.

 

Abertura Dragon-Ball

 

Anos depois estreava Dragon Ball Z, a série mais extensa da franquia, com quase 300 episódios. Aqui o foco era voltado para Gohan, filho mais velho de Goku e ChiChi. Durante as sagas Vegeta, Freeza e Cell, a abertura apresentada era centrada entre pai e filho, tendo o garoto mais destaque.

A música é embalada pela contagiante Cha-la Head Cha-la, com sua pegada mais rock n’ roll. A produção visual tem grandes referências principalmente à primeira saga da série, quando Gohan é pequeno, com trechos ou outros de quando Freeza era o vilão da vez, onde mostra também pela primeira vez o então misterioso Trunks, transformado em super sayajin, em cena. O final da abertura mostra Os guerreiros do bem em suas versões no início da saga Cell, e Goku no final se transformando.

 

Abertura Dragon-Ball-Z

 

Com o sucesso que Dragon Ball Z teve, foi solicitada uma nova temporada da série, onde o vilão da vez era Majin Boo. Aqui o foco é inteiramente o Gohan, aqui então já adolescente, ao lado do irmão caçula Goten e seu amigo Trunks. No começo da nova abertura, o personagem que nos primeiros episódios da saga se disfarça de super herói para salvar o dia, mostra através do reflexo de seus óculos a evolução que ele foi tendo ao longo da série. Além disso, é mostrado que o rapaz após os últimos anos vem levando uma vida normal ao lado de sua família e de seus amigos. é claro que Goku aparece aqui, porém de forma “secundária”. No final mostra todo o elenco reunido, e focando na última com pai e filho abraçados.

A música também fica grudada na cabeça, principalmente por conta de seu emblemático começo “posso pressentir o perigo e o caos”.

 

Abertura Dragon-Ball-Z-2

 

Nos anos 90 veio Dragon Ball GT, com sua premissa controversa, que dividiu opiniões diversas dos fãs. Alguns gostaram da atração, enquanto outros odiaram, alegando ter acabado com a essência da franquia. Polêmicas à parte, em sua abertura Goku, que volta a ser criança após um pedido feito a Shenlong de forma errônea, estrela a produção ao lado de sua neta Pan e Trunks, que juntos protagonizam a animação. Os demais personagens aparecem rapidamente, e a música é uma das mais bonitas no quesito letra de toda a franquia.

 

Abertura Dragon-Ball-GT

 

Não podemos terminar a coluna sem antes mencionar Dragon Ball Kai. A animação é uma versão remasterizada e enxuta de Dragon Ball Z, sendo lançada no final dos anos 2000. A abertura, convenhamos que ficou u pouco a desejar, e ela é focada totalmente em Goku, e sendo a primeira em que o vilão Freeza aparece.

Que tal relembrarmos de todas juntas? Confira abaixo esse incrível vídeo compacto delas, juntamente com seus encerramentos, que são marcados por músicas mais lentas. Porém isso é assunto para um outro dia.

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=NcZaisaqcb0[/youtube]

Eduardo Nogueira

Eduardo Nogueira

Administrador apaixonado por séries e música, sou fã assumido de Friends, e tenho guilty pleasure pelas séries da CW. No Mix sou editor de reality show, cobrindo atrações do gênero como as franquias The X Factor , The Voice, American Idol, entre outros. Faço também reviews das séries Mom, Supergirl, The Good Place, Scream, Fuller House e da brazuca A Garota da Moto. Além disso, deixo vocês sempre atualizados com as nossas Bolhas de Cancelamento, e também escrevo as colunas de Elenco e Teu Passado Te Condena. No tempo que me sobra faço um café para as visitas, rs. Ufa!

3 comments

Add yours
  1. Anderson Narciso
    Anderson Narciso 24 junho, 2015 at 09:35 Responder

    “Vamos conquistar as Esferas do Dragão… Correr e pegar, as esferas do Dragão”. Que nostalgia hehehehe.
    Mas oh, nenhuma bate “O céu, resplandece ao meu redoooooooooooooor”. Chegava correndo pra assistir o Band Kids hehehehe.

    Legal Duh. 😀

  2. Avatar
    Leticia Bastos 24 junho, 2015 at 17:09 Responder

    Apenas que essa coluna linda me fez querer voltar no tempo. As aberturas de Dragon Ball (assim como de todos os animes) falam muito sobre a série, e o legal é que cada saga tinha uma especial, com música e destaques novos. Foi bom relembrar!

    Ainda hoje nos eventos de anime quando começa a tocar “O céu, resplandece ao meu redoooorrrr” não existe quem não comece a cantar com os olhos brilhando de saudade.

    Para variar texto MARAVILHOSO Edu! <3

Post a new comment