As melhores séries policiais da TV: Chicago PD e outras

Chicago PD Melhores Séries Policiais

Chicago PD e as melhores séries policiais

Você já ouviu falar de Chicago PD? Criminal Minds? FBI? E Law & Order? Bem, esses são apenas alguns dos títulos que consideramos “As Melhores Séries Policiais”, seja da atualidade ou do passado.

Continua após as recomendações

Definir uma lista de “melhores” é sempre perigoso e tendencioso, uma vez que os critérios podem variar. No entanto, resolvemos montar uma lista eclética, que agrade a todos.

Pensando nisso, separamos alguns títulos – incluindo séries atuais – que consideramos obrigatórias. Aquelas que, ao menos, você precisa assistir um episódio. Portanto, confira nossa lista de “Melhores Série Policiais”, para você assistir!

Continua após a publicidade

 

15) Hawaii Five-0

Criminal Minds e as melhores séries policiais

Com um jeito despojado, Hawaii Five-0 conquista o público com casos interessantes. Além disso, o cenário paradisíaco do Havaí é um adicional para agradar todos os fãs. Em cada episódio, vemos a força tarefa Cinco-Zero investigando os mais violentos crimes do Havaí. No entanto, também aprendemos mais sobre o pessoal de cada policial da força, com tramas interessantes e emocionantes. Mesmo com dez temporadas, a série não deixou a “peteca” cair em nenhum momento.

14) The Blacklist

The Blacklist 8 temporada

The Blacklist poderia ser apenas mais uma série policial, se não utilizasse de um propósito: colocar o vilão para ser o protagonista. Aqui, a proposta é diferente, justamente porque o criminoso mais procurado do FBI torna-se um trunfo para que os investigadores mais inteligentes dos Estados Unidos capture os assassinos da chamada “Lista Negra”. Assim, a cada episódio, Raymond Red – interpretado pelo genioso James Spader – se redime com as autoridades, conquistando facilmente o coração dos espectadores.

 

13) Criminal Minds

Criminal Minds fãs odeiam

Criminal Minds é, sem dúvidas, um marco da TV. Por 15 temporadas, a atração foi mais além do que uma série policial. Isso porque, ela utilizava de artifícios para entender a mente do criminoso e, assim, o capturá-lo. Sem dúvidas, é algo que muitas séries policiais ignora, uma vez que prefere dar destaque para ação do que o plano de captura em si. Mas mesmo aquelas que dão destaque para isso, não analisa os pensamentos e atitudes do criminosos como Criminal Minds faz. Certamente, uma série para te deixar ligado e pensando durante todo o episódio.

12) The Mentalist

Chicago PD melhores séries policiais

Talvez a única da lista cujo protagonista não é necessariamente um policial, mas nem por isso menos inserida no gênero, The Mentalist é mais um drama policial que se destaca por explorar o gênero através de um novo ângulo. Patrick Jane é uma dos protagonistas mais peculiares que surgiram na TV nos últimos anos e apesar de muitos acharem que a série tem um pé no sobrenatural, por acreditarem erroneamente que o personagem é vidente, um dos compromissos principais da série foi sempre explicar exatamente como Jane identificava os culpados e resolvia os enigmas que cercavam cada crime.

Ainda que isso não torne a série o ápice do realismo, Jane era um “mentalista”, ele lia as pessoas, seus gestos, atitudes e expressões, a fim de identificar as possibilidades dela estar envolvida com o crime. Tudo na série era voltado para investigação, já que Jane era um consultor da CBI (e mais tarde do FBI) e os episódios se passavam quase que inteiramente dentro da delegacia, em cenas de crime e investigações em geral, sendo os demais personagens todos policiais. Ao mesclar muito bem comédia, drama e uma trama contínua para ir um pouco além do procedural, The Mentalist é uma série policial que vale a pena dar uma conferida.

 

11) Crossing Lines

Chicago PD melhores séries policiais

O principal diferencial de Crossing Lines está na sua produção, na formação tática de seus protagonistas e na ambientação que a série toma: europeia. É ótimo assistirmos uma série policial que é narrada em vários ambientes. Imagine assistir uma série que um único episódio é ambientado em diversos lugares do continente Europeu? Imagine assistir uma produção em que os protagonistas, os detetives, são dos diversos países da Europa, e um detetive americano, e suas diferentes personalidades gritantes? Se isso não é suficiente para motivá-lo (a), acrescente mais um fator: a produção de Edward Allen não poupa em adrenalina, fazendo com que cada episódio seja de uma apreensão e grandiosidade indescritível. Duas temporadas, vinte episódios… Uma ótima opção de maratona.

 

10) True Detective

Chicago PD melhores séries policiais

Séries policiais geralmente reciclam diversos temas e ideias, mudando apenas o formato. True Detective não está muito longe de séries como The Killing, que exploram um ou mais crimes cometidos pelo mesmo grupo ou pessoa. O diferencial de True Detective, além do elenco impecável, está nos elementos que circundam a investigação. Nic Pizzolato, que escreveu todos os episódios da primeira temporada, alia a caça ao criminoso à filosofia. Os dois detetives (brilhantemente interpretados por Matthew McConaughey e Woody Harrelson) filosofam sobre temas profundos e muitas vezes abstratos. True Detective encontra força muito mais nas palavras e nas personalidades dos protagonistas do que nos crimes e mortes. A cada temporada, uma nova história, com novos personagens. E isso é o mais interessante.

 

9) The Killing

The killing' tem quase tantas vidas quanto um gato - Patrícia ...

The Killing é daquelas séries que todo mundo deveria assistir, e nem falo apenas no que diz respeito ao gênero policial. Claramente inspirada no jeito Twin Peaks de contar uma história, a versão norte americana da dinamarquesa Forbrydelsen vai fundo na investigação do crime que se propõe a investigar no começo de suas temporadas. A série escrito por Veena Sud não tem o objetivo de apresentar um caso por episódio, pelo contrário. O primeiro crime é investigado por duas temporadas, o que deu espaço suficiente para desenvolver seus personagens principais e secundários de maneira primorosa. É impressionante observar como o programa amarra todas as pontas na primeira metade de sua existência e consegue criar tramas ainda mais densas e melhor escritas nos últimos dois anos. A série foi cancelada duas vezes pela AMC e fez uma espetacular temporada final na Netflix.

 

8) Rookie Blue

Missy Peregrym, Atriz de Rookie Blue

Imagem: ABC/Ben Mark Holzberg

Conhecida como a “Grey’s Anatomy” das séries policiais, Rookie Blue tem a intenção de dar destaque para as tramas pessoais dos policiais, ao invés de ir a fundo nos “casos da semana”. Mas mesmo assim, ela apresenta todos os ingredientes importantes para te prender nas series policiais: bons casos, bons protagonistas e excelentes cenas de ação. Ah, e os finais de temporada são de tirar o fôlego. Sem dúvidas, vale a pena a maratonar, principalmente por ser apenas cinco temporadas.

 

7) Without a Trace

Without a Trace - what time is it on TV? Episode 24 Series 7 cast ...

Talvez soe estranho agora, mas quem não tinha TV por assinatura precisava encarar as programações abertas para superar a saudade de suas séries queridas. Apesar da loucura atual, o Tio Silvio às vezes apostava em bons clássicos para sua madrugada, como Without a Trace (CBS). Diferente de outros nomes do gênero, a série girava em torno da busca por pessoas desaparecidas, e seu destaque estava na sensibilidade de cada episódio. Com sua própria mitologia interna (linha do tempo, abertura, sala de interrogatório), e mesmo procedural, as tramas dos personagens fixos eram o elemento chave que elevava a qualidade do programa, cancelado em 2009. Com o clima frio de Nova York e uma trilha sonora moldada ao seus vícios, essa série é para ficar na gaveta de favoritas da vida.

 

6) CSI: Crime Scene Investigation

CSI série de investigação.

A mãe das procedurais, CSI é uma série que você, louco por esse estilo de série, DEVE assistir. Iniciada em 2000, ela acompanha a rotina de uma equipe de criminalística da Polícia de Las Vegas, que tem a difícil e árdua missão de investigar crimes de toda e qualquer natureza. Sim, ela tem 15 temporadas. Sim, ela se desgastou, mas você deve analisar pela quantidade de vezes que ela foi a série mais vista do mundo. Ela revolucionou o mundo dos procedurais, incluindo a ciência junto aos procedimentos policiais. Sem contar que, apesar de todo o desgaste que qualquer série com a quantidade de temporadas que CSI tem, a qualidade dos episódios nunca deixou a desejar.

 

5) Cold Case

Imagem: Divulgação

Atualmente, é difícil se empolgar muito com o anúncio de mais um série policial procedural, considerando que a TV já está um tanto saturada com o gênero, e as novidades que surgem pouco têm a acrescentar. No entanto, em 2003, quando o gênero ainda estava começando a se expandir, surgiu uma série disposta a dar uma nova perspectiva a ele e abrir caminho para que se explorasse mais suas possibilidades, sobretudo no que diz respeito à protagonistas femininas.

Lilly Rush era a única mulher na divisão de Homicídios, mais comprometida com o trabalho do que seus colegas e sem tempo para a vida pessoal, características que hoje já se tornou típica de mulheres em séries do gênero. Mas o principal ponto que difere e destaca Cold Case das demais série policiais é o fato de que sua equipe investigava apenas casos arquivados, homicídios pelos quais ninguém foi indiciado. Geralmente, com o surgimento de uma nova evidência, Rush e seus colegas resgatavam casos que não foram resolvidos à época e voltavam a investigar.

A série ajudou a moldar e expandir meu gosto musical, com uma trilha impecável, definida conforme a época do caso investigado no episódio. Além disso, foi Cold Case no SBT que traçou por definitivo meu destino como fã de séries. Essa é umas das séries policiais mais interessantes e completas que podemos ter o prazer de acompanhar.

4) NCIS

NCIS personagem mudanças

NCIS está no hall, sem dúvidas, de melhores séries policiais da TV. A história gira em torno de uma equipe de agentes especiais cuja missão é investigar qualquer crime que tenha provas ligadas a pessoas da Marinha, sem levar em consideração cargos e posições. No comando desta equipe que opera fora do círculo militar está o Agente Especial Leroy Jethro Gibbs, um investigador altamente habilidoso, esperto, violento e que segue regras para fazer seu trabalho. De assassinato a espionagem, passando por ataques terroristas e submarinos roubados, estes agentes viajarão o mundo para investigar todos os crimes relacionados a Marinha.

 

3) Chicago PD

Chicago PD 8 temporada

Imagem: Divulgação/Chicago PD/NBC

Sabe aquele seriado que veio de outro (um spin off) e ninguém dava quase nada pelo derivado? Pois bem, esse é Chicago PD A série policial da NBC, escrita por Dick Wolf, é derivada do sucesso Chicago Fire – como concorrer com bombeiros saradões e descamisados? – e mostra a equipe da polícia de Chicago enfrentando os piores bandidos. Liderada por Hank Voight, a Inteligência é o carro chefe do seriado. Porém, os policiais que fazem a patrulha também conseguem se destacar. Os casos semanais, sem dúvidas, são os protagonistas da atração. Mas grande parte do sucesso da série é por conta do avanço dos personagens. Chicago PD Não é apenas um seriado precedural, mas sim um seriado que consegue nos deixar comovidos e torcendo pelos nossos personagens favoritos. Combater as ruas de Chicago não é nada fácil, mas ter amigos e uma equipe dedicada facilita o trabalho.

 

2) The Wire

Imagem: HBO/Divulgação

The Wire já foi comparada aos trabalhos de Dickens e Dostoiévski e elogiada como a maior série policial de todos os tempos por vários veículos. Mas o triunfo de The Wire é como conta a história da decadente cidade de Baltimore através da vida da polícia, traficantes, políticos, crianças e despossuídos. Além isso, sem fazer julgamentos morais entre o bem e o mal em um mundo predominantemente cinza. The Wire pode não ser a melhor série de televisão de todos os tempos, mas seu realismo e autenticidade nunca podem ser duvidadas. Em 2005, membros de uma gangue de drogas alegaram ter estudado The Wire para aprender sobre as mais recentes técnicas de vigilância policial – certamente o exemplo final de arte imitando a vida.

1) Law & Order: SVU

Law & Order SVU Band

Produzida como o primeiro spin-off da famosa série de Dick Wolf, SVU trata de casos especiais (como o próprio nome sugere), principalmente crimes hediondos e de cunho sexual. Criada em 1999, a série é a única da franquia bem-sucedida que ainda está no ar (foi renovada para a inacreditável 22ª temporada) e nunca perdeu a majestade. A fórmula sombria da série, caracterizada nas séries do produtor da NBC, dá um clima mais pesado ao ambiente. A protagonista, Olivia Benson (Mariska Hargitay) sabe se impor, deixando o tom da série ainda mais atraente. Aliás, em 21 temporadas, a rotatividade dos personagens é grande, deixando os enredos menos cansativos. A fórmula atual faz sucesso? Sim, não tanto quanto antigamente, mas ainda conta com fiéis e louváveis fãs que aguardam cada episódio com afinco.

 

E então, gostou da lista? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Equipe Mix

Equipe Mix

Perfil criado para realizar postagens produzidas pela equipe do Mix de Séries.

1 comment

Add yours
  1. Chicago PD: Atwater será o protagonista da 8ª temporada - Mix de Séries 1 agosto, 2020 at 18:48 Responder

    […] Leia também: As melhores séries policiais da TV, incluindo Chicago PD […]

Post a new comment