As Mil Vidas de Bernard Tapie: nova série Netflix tem história real insana
Conheça mais da história sobre a série francesa As Mil Vidas de Bernard Tapie, que estreou na Netflix e que traz uma trama real.
Nova série da Netflix, As Mil Vidas de Bernard Tapie, já está disponível para o público assisti-la de forma completa na plataforma. Na trama, o ator Laurent Lafitte surge como o protagonista no papel de Bernard Tapie.
A sinopse oficial da série diz que ela “retrata o destino romântico de um personagem extraordinário, Bernard Tapie, uma das figuras públicas mais icônicas e controversas da França“. A sinopse continua: “Ao longo dos sete episódios, Laurent Lafitte vai interpretar Bernard Tapie, explorando sua ascensão e queda.“
Mas quem foi Bernard Tapie e o quão fielmente a série segue a realidade? O Mix de Séries te conta a história envolvente por trás de As Mil Vidas de Bernard Tapie.
As Mil Vidas de Bernard Tapie tem base em uma história real?
Mais ou menos. As Mil Vidas de Bernard Tapie é descrita como uma “biografia ficcionalizada” de Bernard Tapie, contando a vida do empresário, político, ator, cantor e apresentador francês através de uma lente fictícia.
Leia também: One Piece: troca na série muda tudo para Luffy na Netflix
Isso significa que a história contada na série não segue rigorosamente os eventos reais – uma decisão que gerou alguma controvérsia. Antes de sua morte, em 2021, Tapie disse ao Nice-Matin que era contra a série, afirmando: “Fazê-la sem pedir minha concordância não é muito correto.”
Sua viúva, Dominique Tapie, disse à RTL: “A pessoa que fez esta série veio ver Bernard e ele disse ‘Não, se alguém vai contar minha história, será meu filho Laurent’. É isso… Sem mais comentários.”.
Laurent Lafitte, o protagonista, defendeu a série, dizendo à BFM TV: “Enquanto não estamos difamando, temos o direito, na França, de contar a história de vida de uma figura pública. Contudo, posso entender as preocupações sobre respeitar sua memória.”
“Será uma biografia sobre o homem, com um forte elemento subjetivo. É a nossa perspectiva sobre sua jornada. Assim que a ideia surgiu, o informei porque achei que era o correto a fazer. Mas não buscamos sua aprovação ou opinião.”
Quem foi Bernard Tapie?
Bernard Roger Tapie, um empresário, político e ocasional ator, cantor e apresentador francês, foi uma figura carismática que deixou uma marca indelével nos mundos dos negócios e do esporte. Nascido em 26 de janeiro de 1943, em Paris, Tapie saiu da simplicidade para se tornar um renomado empresário e dono do famoso clube de futebol Olympique de Marseille.
Apesar de suas inúmeras realizações, a carreira de Tapie não esteve livre de controvérsias, levando a dificuldades legais e uma vida sempre sob os holofotes. Ele entrou na política na década de 1980, sendo eleito como deputado independente em 1989 e atuando como ministro dos assuntos urbanos no gabinete do presidente François Mitterrand. Foi reeleito em 1993, desta vez como membro do Mouvement des Radicaux de Gauche, do qual se tornou líder.
O que aconteceu com Bernard Tapie?
Em 1993, ele vendeu sua participação majoritária na empresa esportiva Adidas para um grupo de investidores privados. Na época, a empresa estava em declínio, e ele a vendeu para evitar qualquer conflito de interesse com sua carreira política.
Um ano depois, venderam a Adidas por um valor mais do que o dobro do preço original, e Tapie processou o banco Crédit Lyonnais, alegando que o banco a subavaliou deliberadamente. Em 2008, Tapie recebeu uma indenização de €403 milhões, usando fundos públicos, mas em 2015, um tribunal de apelação ordenou que Tapie devolvesse o dinheiro com juros. Julgamentos e recursos prolongaram o caso por anos.
Bernard Tapie foi preso?
Em 1994, Tapie tornou-se deputado do Parlamento Europeu, mas abandonou a política devido a problemas legais. Em 1995, revelaram que Tapie ofereceu uma propina à equipe rival Valenciennes para que jogassem abaixo de seu potencial em uma partida do campeonato. Tudo isso, com o objetivo de manter o Olympique de Marseille em boa forma para a final da Liga dos Campeões. Condenaram Tapie a dois anos de prisão, dos quais 8 meses não foram suspensos, e ele ficou três anos sem seus direitos cívicos.
Após ser solto, Tapie foi banido da política e do futebol. Então ele se tornou ator, atuando em filmes como “Hommes, Femmes, Mode d’emploi”, séries como “Commissaire Valence” e peças, incluindo uma produção de “One Flew Over the Cuckoo’s Nest”.
Tapie foi condenado por fraude fiscal duas vezes. Uma em 1997, quando foi sentenciado a 18 meses, dos quais 12 foram suspensos. E depois em 2005, quando foi condenado a três anos de prisão, dos quais 28 meses foram suspensos. Ambas as sentenças foram contra os oito meses que ele já havia cumprido, então ele não retornou à prisão.
Tapie foi diagnosticado com câncer de estômago em 2017 e, portanto, morreu quatro anos depois, em 2021.