As novas adaptações da fall season

Novasadaptaçõescolagem

Continua após publicidade

[spacer size=”20″]

Continua após a publicidade

A fall season está chegando e assim como fizemos no início deste ano, separamos as novas adaptações mais promissoras da temporada. Com o calendário e a lista de estréias em mãos, compilamos uma breve lista com aquelas que prometem ser algumas das melhores transposições das páginas às telas.

Continua após publicidade

[spacer size=”20″]

minority-report-2

Continua após publicidade

[spacer size=”20″]

Quando Minority Report foi anunciada, tanto a emissora quanto os espectadores associaram a série ao filme. A origem da história, porém, é mais antiga e vai além. O filme de Steven Spielberg (um novo clássico da ficção científica) é baseado em um conto homônimo de Philip K. Dick. O programa de TV, portanto, também é baseado no conto. O ponto é que é mais fácil continuar a história já famosa do longa-metragem do que fazer uma releitura da história de Dick. Não espere fidelidade da série; o filme já não era dos mais fieis e o que os roteiristas menos querem é se ater a um livro ou conto. De qualquer forma, vale a pena procurar pelo conto de Philip K. Dick, um dos grandes nomes da ficção. Assim como nas adaptações, o conto é ambientado em uma agência que, através dos precogs, prevê e evita que crimes aconteçam.

[spacer size=”20″]

man-in-castle

[spacer size=”20″]

Quem é fã de Philip K. Dick ou deseja conhecer o trabalho do autor, não tem do que reclamar nesta fall season. Além de Minority Report, outra de suas histórias ganha adaptação caprichada; trata-se de The Man in the High Castle, um de seus livros mais icônicos. A produção da Amazon não poupou no visual riquíssimo e no roteiro cuidadoso, que já podem ser conferidos no piloto liberado pela plataforma. A trama é das mais curiosas: trata-se de um mundo alternativo onde os Aliados perderam a Segunda Guerra Mundial para as forças do Eixo. Tanto o livro quanto a série fazem um estudo brilhante acerca do que poderia ter acontecido caso os Estados Unidos, por exemplo, fosse dividido em duas grandes colônias, uma dominada pelo Império Japonês e outra pela Alemanha Nazista. É uma ideia de gênio vinda de um livro brilhante. O resultado, ao menos pelo piloto, é puro requinte.

[spacer size=”20″]

childhoodsend

[spacer size=”20″]

Outro gênio da ficção-científica que ganhará as telas das TV é Arthur C. Clarke. O eterno criador de 2001 – Uma Odisseia no Espaço terá Childhood’s End adaptado como minissérie pelo canal SyFy. É verdade que o canal não é dos mais confiáveis, mas o trailer divulgado não é dos piores. Na trama, os Overlords são uma raça alienígena que chegam à Terra trazendo paz. Superiores aos humanos, os alienígenas acabam com as guerras e conflitos e começam a construir uma espécie de utopia. Clarke, assim como Isaac Asimov, Richard Matheson e Philip K. Dick, outros expoentes do gênero, não deixa a história apenas na superfície e crie um subtexto social potente. No processo de reestruturação da sociedade, a humanidade começa a perder sua identidade, seu valor, seu livre arbítrio. Quais as verdadeiras intenções dos Overlords? Espere até dezembro para descobrir.

[spacer size=”20″]

The-Expanse-on-Syfy

[spacer size=”20″]

O SyFy traz outra adaptação: The Expanse é baseada na obra Leviathan Wakes, de James S.A. Corey e se passa 200 anos no futuro, em uma mistura de várias fontes (uma delas é Firefly) que conta a história de um detetive e um capitão de uma nave que, juntos, tentam desvendar uma grande conspiração. A humanidade colonizou outros planetas do Sistema Solar, mas não há paz para os Homens. Tudo começa mesmo quando o tal capitão encontra uma nave abandonada que esconde um segredo que pode colocar todo o Sistema em guerra. No meio do caminho ele se une ao detetive, que anda atrapalhado com os próprios negócios. O bom elenco pode garantir uma boa série, mas a impressão é de que as coisas podem ser bem bagunçadas.

[spacer size=”20″]

last-kingdom-official-artwork

[spacer size=”20″]

Uma das adaptações mais aguardadas é The Last Kingdom, da BBC. Baseada na obra de Bernard Cornwell, As Crônicas Saxônicas, a série se passa no ano de 872 e mostra as invasões vikings no território que hoje é conhecido como a Inglaterra. A história acompanha o jovem Uthred um nobre que perde o pai em um dos ataques vikings. Levado e criado como um dos desbravadores, o jovem se torna um guerreiro que acaba tendo que conquistar a própria terra onde nasceu. Os livros de Cornwell misturam ficção e fatos históricos como poucos, e As Crônicas Saxônicas é uma de suas criações mais conhecidas e elogiadas. A primeira temporada estreia no dia 10 de outubro e é, desde já, uma das mais aguardadas da temporada.