Assalto ao Poder: filme tem história real? Eis a verdade

Recém-estreia no catálogo da Netflix, público quer saber mais sobre o filme Assalto ao Poder. Ele tem história real?

Assalto ao Poder

Acaba de chegar a Netflix um filme que já está dando o que falar. Estrelado por Bruce Willis e Christopher Meloni, o thriller de suspense Assalto ao Poder tem uma trama complexa que questiona o conceito de bem maior e como acreditar nisso pode ser bastante perigoso.

O agente especial Jonathan Montgomery (Meloni) lidera uma investigação sobre uma série de assaltos a bancos. Os ladrões têm como alvo apenas as agências do Hubert National Bank, de propriedade de Jeffrey Hubert (Willis). E as autoridades logo percebem que estão perseguindo um grupo único de criminosos.

Os ladrões não querem o dinheiro e estão dando a maior parte dele. Em vez disso, eles estão mais focados em expor como Hubert se tornou o único proprietário dos negócios da família após o falecimento de seu irmão, Alexander.

PUBLICIDADE

Se a trama central do filme envolve os roubos, há várias sub tramas que aumentam a complexidade do conto – por exemplo, a história do Detetive Brian Mims (Johnathon Schaech).

Mims foi um policial corrupto a vida toda. Ele tenta fazer uma tentativa desesperada de redenção na última parte do filme.

Dessa forma, Assalto ao Poder tem várias histórias que se juntam para chegar a um final coeso. Se os personagens realistas do filme e o enredo corajoso fizeram você se perguntar se o filme tem base em eventos reais, aqui está o que sabemos.

Assalto ao Poder
Imagem: Divulgação.

Assalto ao Poder tem história real?

Não, Assalto ao Poder não tem base em uma história real. O diretor Steven C. Miller (First Kill) desenvolveu o filme a partir de um roteiro de Michael Cody e Chris Sivertson.

Além de Willis e Meloni, o filme também é estrelado por Dave Bautista, Adrian Grenier e Texas Battle. Mas Assalto ao Poder compartilha várias semelhanças com o filme de suspense de assalto de 2006, O Plano Perfeito. Dirigido por Spike Lee, o filme conta a história do detetive da polícia de Nova York Keith Frazier (Denzel Washington) que deve negociar com um homem simplesmente conhecido como “Steve” (Clive Owen).

Imagem: Divulgação.

Comparações entre Assalto ao Poder e O Plano Perfeito

Em O Plano Perfeito, “Steve” é o líder de um grupo de ladrões que ocupou um banco de Manhattan. À medida que o filme avança, novas informações vão se revelando aos espectadores. Fazendo com que o público, portanto, questione se pode confiar totalmente no que vê na tela.

O Planto Perfeito, além disso, também estrela a incomparável Jodie Foster como uma implacável corretora de poder Madeleine White, que é trazida para consertar tudo após o incidente. O filme é um dos melhores trabalhos de Lee e foi um sucesso comercial e de crítica.

Tanto em Assalto ao Poder quanto em O Plano Perfeito, os ladrões são retratados como vigilantes da justiça que procuram expor pessoas poderosas e influentes. Assalto ao Poder também tem alguma semelhança com o filme de comédia de assalto de Steven Soderbergh de 2011, 11 Homens e um Segredo.

Com nomes como George Clooney, Brad Pitt, bem como Matt Damon como estrelas principais, Ocean’s Eleven narra a história da tentativa de um grupo sofisticado de roubar dinheiro de uma cadeia de cassinos.

Então, já podemos ver de onde Assalto ao Poder tirou suas inspirações.

Sobre o autor

Italo Marciel

Redação

Jornalista por formação e publicitário por aproximação. Desde a graduação, circulo entre as duas áreas e isso me preparou para atuar com mais segurança e amplitude na Assessoria de Comunicação Política, área na qual trabalho desde 2013. Ao todo, já são são oito anos gerenciando a comunicação de parlamentares do legislativo municipal. Entre as minhas principais atribuições estão: criação e gerenciamento de conteúdo textual e visual (artes, fotos e vídeos) para redes sociais; planejamento de pronunciamentos; preparação de pauta para reuniões e entrevistas; relacionamento com a imprensa. Além disso, tanto tempo no meio me trouxe conhecimentos intermediários de assessoria parlamentar, onde auxilio na construção e revisão de projetos e no relacionamento com pastas do poder público de direto interesse dos mandatos. No Mix de Séries atua como jornalista e redator de notícias gerais, desde 2017. Também produz críticas e conteúdos especiais voltado para a área de streaming.