Ator da série Pose, Billy Porter revela ser HIV positivo

Ator Pose assume HIV positivo

Estrela da série POSE revela diagnóstico

Uma das séries de maior sucesso de Ryan Murphy, Pose acompanha a vida de transexuais e homossexuais na virada da década de 1980 para 1990. E em um ato de resistência, a história destaca essas pessoas lutando contra o preconceito e, principalmente o HIV. 

Continua após publicidade

Diante desse cenário, e inspirado por essas lutas, uma das estrelas da série, o ator Billy Porter, assumiu ser HIV positivo. A revelação veio através de uma entrevista inédita, que saiu no Hollywood Reporter nesta quarta, 19 de maio.

Continua após a publicidade

O ator, que venceu o Emmy por seu papel em Pose, revelou na entrevista ser soropositivo há 14 anos. 

Continua após publicidade

A revelação

Em um ensaio de 2.400 palavras para o THR, Porter diz que seu HIV foi detectado pela primeira vez em junho de 2007, depois de ter uma mancha examinada.

Por muito tempo, todos que precisavam saber sabiam – exceto minha mãe”, ele escreve. “Eu estava tentando ter uma vida e uma carreira, e não tinha certeza se conseguiria se as pessoas erradas soubessem. Seria apenas outra forma de as pessoas me discriminarem em uma profissão que já é discriminatória. Então, tentei pensar a respeito o mínimo que pude. Tentei bloquear. Mas a quarentena me ensinou muito.

Continua após publicidade
Ator Pose assume HIV positivo
Imagem: Divulgação.

No ano passado, Porter diz: “Comecei uma terapia de trauma real para iniciar o processo de cura. Comecei a descascar todas essas camadas: fui a um psicólogo aos 5 anos porque saí do útero como uma grande rainha velha. Ser abusado sexualmente pelo meu padrasto desde os meus 7 anos de idade até aos 12 anos; saindo aos 16 anos no meio da crise da AIDS.

Isso deu a ele a coragem de revelar seu diagnóstico para sua mãe, seguido pelo elenco e equipe de Pose. Tudo, no último dia de filmagem da terceira e última temporada do drama aclamado.

Ator continuou

“Anos de trauma deixam o ser humano arisco”, ele compartilha. “Mas a verdade o libertará”.

Sendo uma pessoa negra, particularmente um homem negro neste planeta, você tem que ser perfeito ou será morto”, continua ele.

Imagem: Divulgação.

Mas olhe para mim. Sim, eu sou a estatística, mas eu a transcendi. É assim que o HIV-positivo se parece agora. Eu vou morrer de outra coisa antes de morrer disso. Meus níveis de células T são o dobro dos seus por causa deste medicamento. Sou negro, 51 anos, vou ao médico a cada três meses. Isso não acontece na minha comunidade. Não confiamos nos médicos. Mas vou ao médico e sei o que está acontecendo em meu corpo. Eu sou o mais saudável que já estive em toda a minha vida. Então é hora de deixar tudo isso ir e contar uma história diferente. Não há mais estigma – vamos acabar com isso. É hora… Eu sou muito mais do que esse diagnóstico. E se você não quer trabalhar comigo por causa do meu status, você não é digno de mim.”

Porter recebeu um Emmy (por seu papel como Pray Tell, de Pose, que é HIV-positivo), um Tony Award (por sua performance como Lola em Kinky Boots da Broadway) e um Grammy (por Melhor Álbum de Teatro Musical por Kinky Boots).

O FX exibe a terceira e última temporada de Pose nos Estados Unidos, que chegará ao Brasil em breve através do novo streaming Star Plus.

E então, você é fã do ator e da série? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

 

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.