Ator de Friends implorou que escritores mudassem Chandler

Matthew Perry revelou em seu novo livro que implorou aos roteiristas que mudassem um aspecto de Chandler em Friends.

Friends

Friends continua a render assuntos e discussões para os fãs, quase 30 anos depois de sua estreia. Mas aparentemente, agora os astros e estrelas da série querem reviver e discutir os anos de auge da série. Um dos atores da série, Matthew Perry, revelou em seu novo livro que implorou para mudar uma parte de sua interpretação de Chandler Bing.

O livro de Matthew Perry e as revelações de Friends

Friends ator chandler
Imagem: Divulgação.

Ator indicado ao Emmy, Perry lançou recentemente um livro de memórias no qual detalhou suas batalhas contra o vício e como isso afetou seu trabalho na tela. Mas longe dessas revelações muito pessoais e honestas, o livro também inclui algumas passagens mais alegres. Como por exemplo quando Perry fala sobre sua paixão pela colega de elenco de Friends, Jennifer Aniston, e como ele conseguiu que Bruce Willis aparecesse como ator convidado com base em uma aposta.

Leia também: Friends: revelado motivo por que Joey e Rachel namoraram

Uma das notas mais interessantes do livro de memórias, no entanto, veio quando Perry falou sobre o pensamento que surgiu na maneira icônica de falar de Chandler. O ator notou que mais do que apenas falar de uma forma interessante, tratava-se de aplicar ênfase de uma forma que o ouvinte não esperaria.

PUBLICIDADE

A cadência e os maneirismos de Chandler, muitas vezes perguntando ‘poderia eu ser?’, rapidamente chamaram a atenção dos fãs. E desde então se tornaram facilmente identificáveis até mesmo para os telespectadores que não assistiram ao seriado da NBC. Ainda assim, Perry admite, ele ficou muito cansado disso.

O que Matthew Perry pediu para mudar em Chandler

Friends ator chandler
Imagem: Divulgação.

Em seu livro de memórias Friends, Lovers and the Big Terrible Thing, Perry diz que basicamente implorou aos produtores de Friends para abandonar esses trejeitos de Chandler na segunda metade da série. Na citação abaixo, via Variety, o ator discute sua irritação com esses “tiques” particulares de seu personagem, e como ele a abandonou:

Essa cadência em particular – poderia SER mais irritante? – tinha sido tão exagerada que se eu tivesse que colocar a ênfase no lugar errado mais uma vez, pensei que iria explodir. Então voltei a dizer as falas normalmente, na maior parte da sexta temporada e depois dela. Eu tive que implora-los para fazer isso, mas eu fiz”.

Matthew Perry no livro Friends, Lovers and the Big Terrible Thing.

Por que Perry estava certo em mudar Chandler após a 6ª temporada?

Os atores geralmente gostam do desafio de fazer algo diferente, o que pode ser difícil quando o intérprete faz parte de uma série longa que já estabeleceu seus ritmos e padrões. Foi difícil no caso de Friends, que mostrou uma tendência a se inclinar para o humor amplo no final de sua execução.

Leia também: Friends: nova teoria muda tudo para importante história

A série contaria com a piada familiar: Joey sendo um pouco lento, Monica sendo muito obsessiva. E com isso, ocasionalmente correria o risco de transformar personagens amados em caricaturas amplas. Perry claramente teve problemas com a cadência de seu personagem se tornando uma quase paródia de si mesmo. E com isso, trabalhou duro para mudar sua entrega nas temporadas posteriores.

De certa forma, talvez, a escolha de Perry de se afastar de alguns dos traços óbvios de Chandler manteve o personagem matizado e fresco. Nem sempre funcionou, é claro. Mas no final da série, quando Chandler e Monica estavam lidando com histórias muito emocionais sobre família e as lutas da concepção, importava que Chandler não fosse apenas o cara engraçado de Friends. Importava afastar-se do que o público poderia esperar para oferecer uma representação de um personagem que cresceu e amadureceu.

Sobre o autor

Italo Marciel

Redação

Jornalista por formação e publicitário por aproximação. Desde a graduação, circulo entre as duas áreas e isso me preparou para atuar com mais segurança e amplitude na Assessoria de Comunicação Política, área na qual trabalho desde 2013. Ao todo, já são são oito anos gerenciando a comunicação de parlamentares do legislativo municipal. Entre as minhas principais atribuições estão: criação e gerenciamento de conteúdo textual e visual (artes, fotos e vídeos) para redes sociais; planejamento de pronunciamentos; preparação de pauta para reuniões e entrevistas; relacionamento com a imprensa. Além disso, tanto tempo no meio me trouxe conhecimentos intermediários de assessoria parlamentar, onde auxilio na construção e revisão de projetos e no relacionamento com pastas do poder público de direto interesse dos mandatos. No Mix de Séries atua como jornalista e redator de notícias gerais, desde 2017. Também produz críticas e conteúdos especiais voltado para a área de streaming.