Ator de Tommy Shelby em Peaky Blinders teve mudança radical

Ator de Peaky Blinders revelou mudança pessoal que precisou fazer para a série.

Peaky Blinders série

Cillian Murphy, o Tommy Shelby de Peaky Blinders, não é um ator que fez carreira interpretando o mesmo papel em filmes diferentes. Ele interpretou muitas faces diferentes, incluindo uma mulher transgênero em “Breakfast on Pluto“, ou vilão Espantalho de Batman Begins. Isso mostra que Murphy obviamente gosta de um desafio.

Continua após publicidade

Ele adota uma abordagem de “não-prisioneiro” para cada papel e tem a presença, profundidade e habilidades de atuação necessária para entregar. Revendo o filme de Wes Craven, “Red Eye”, de 2005, o The New York Times escreveu que o personagem psicopata de Murphy, Jackson Rippner, tem “olhos azuis frios o suficiente para congelar a água” e um “olhar de lobo” que “sugere seus próprios terrores“.

Mas foi com o Tommy Shelby de Peaky Blinders que Murphy encontrou uma atuação para vida toda.

Continua após publicidade

Ele descreve jogar Tommy Shelby como implacável

Tommy Shelby não é um vilão unidimensional. Sua ambição nua, vontade sobre-humana, raiva latente e a constante ameaça de violência são compensadas por seu ar perpétuo de melancolia, arrependimento profundo, lealdade feroz e charme diabólico. Ele tem um desejo instintivo de fazer a coisa certa, mas o mundo em que ele se move e suas experiências de guerra tornam isso quase impossível.

Leia também: Tommy Shelby existiu? O quão real é a série Peaky Blinders

Com isso, Cillian Murphy revelou em uma entrevista à Esquire que sua dedicação em desenterrar a matéria-prima das profundezas da alma de Shelby fez com que sua esposa e filhos o descrevessem como que “não estando lá”, enquanto ele está filmando Peaky Blinders.

Murphy explicou que, como grande parte da atuação envolve ficar em um “trailer girando os polegares”, a autenticidade não está lá se “você está vindo de um impasse“. Murphy explicou: “Eu não estou andando por aí falando como Tommy o tempo todo, mas você tem que estar lá ou por aí.“.

Continua após publicidade
Peaky Blinders
Imagem: Divulgação.

Murphy disse ao Birmingham Live que ele não pode simplesmente pular da cama e se transformar em um personagem tão complexo quanto Shelby, dizendo: “Ele está tão distante de mim como personagem e leva muito tempo para voltar lá. Leva vários meses para chegar a isso – trabalhando nos roteiros e fisicamente chegando a esse lugar. Interpretá-lo é implacável. Você realmente tem que mergulhar e mergulhar e cancelar tudo. Mas eu adoro isso.

Após 15 anos como vegetariano, ele começou a comer carne para Peaky Blinders

Além da transformação emocional e mental, Cillian Murphy acha igualmente exigente obter o aspecto físico de Tommy Shelby da maneira certa. Com isso, Murphy revelou uma grande mudança de vida que ele precisou passar. Ao Daily Mail, ele disse que, como ele não é naturalmente intimidador fisicamente, ele teve que mastigar muita proteína e bombear muito ferro – tudo o que ele não gosta – para fazer justiça ao papel do chefe do crime Brummie.

Leia também: O real motivo por que Peaky Blinders vai acabar com um filme

Embora o visual de Shelby imaculadamente adaptado tenha criado seu próprio renascimento da moda, Murphy explicou que não é um visual que ele goste. “Eu nunca faria esse corte de cabelo voluntariamente“, disse ele. “Isso e o chapéu, a voz, o andar, [os cigarros] – é tudo um esforço para me fazer parecer durão, o que eu realmente não sou. Eu nunca estive em uma briga.”.

Continua após publicidade

No entanto, de longe, a maior mudança de estilo de vida que Murphy fez para interpretar Shelby foi começar a comer carne novamente após uma ausência de 15 anos.

Imagem: Divulgação.

O ator explicou que os criadores de Peaky Blinders não queriam que ele parecesse “um irlandês magricela“. Então, o personal trainer de Murphy recomendou que ele abandonasse as plantas e se servisse de carne. Claro se quisesse que o público acreditasse que ele era o Michael Corleone de Midlands. Murphy nunca olhou para trás, explicando: “Fui vegetariano por cerca de 15 anos. Mas nunca foi uma decisão moral. Era mais que eu estava preocupado em pegar a doença da vaca louca“.

Agora, Murphy poderá abandonar todos esses aspectos com o final de Peaky Blinders, embora ele ainda tenha mais um desafio em frente: um filme, que de fato irá encerrar a série.

Todos os episódios de Peaky Blinders já estão disponíveis na Netflix.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.