Audiência – Análise de 1º/05 a 07/06: Chernobyl, Animal Kingdom, Queen of The South e muito mais

Numa semana sem destaques na TV aberta além da decadente audiência das finais da NBA, vamos falar sobre Chernobyl, Animal Kingdom, Queen of The South.

Audiência, Análise de Audiência, Chernobyl, Queen of the South, NBA Finals, Animal Kingdom
Imagem: HBO/Divulgação; USA TODAY SPORTS/Divulgação; USA Network/Divulgação; TNT/Divulgação

Numa semana com pouquíssimos destaques da TV aberta, além das finais da NBA, nosso foco será na TV a Cabo. Como já é tradicional durante a Summer Season. Vamos falar sobre os números da Season Finale de Chernobyl, assim como os retornos de Animal Kingdom e Queen of The South. Será que os dramas continuarão com os números sensacionais do ano anterior?

Então, conto com a sua leitura, assim como seu comentário. Afinal de contas, é a única forma de continuarmos melhorando sempre.

[spacer height=”20px”]

ABC

Imagem: Divulgação

No domingo (02), o segundo jogo das finais da NBA fizeram 4.8 no demográfico alvo, uma queda gigantesca de 1.7 em relação ao mesmo jogo do ano passado. Já na segunda-feira (03), The Bachelorette saltou 0.4 para uma Season High de 1.5 no demo. O restante da semana o canal exibiu os outros jogos das finais da NBA, cuja audiência nós comentamos abaixo.

NBC

Imagem: Divulgação

Na segunda-feira (03), o quarto jogo das finais da Stanley Cup registraram 1.5 no demo, uma pequena queda de 0.1 em relação ao jogo do ano anterior. Na terça-feira (04), America’s Got Talent (1.6) e Songland (1.0) caíram 0.1 em comparação com a semana anterior. Já na noite seguinte, American Ninja Warrior também caiu 0.1 para ainda saudáveis 0.9 no demo, enquanto The inBetetween caiu 0.1 para 0.5.

FOX

Imagem: Divulgação

A maior audiência da noite de sábado foi o MLB Baseball. A exibição conquistou um demográfico alvo de 0.5 no demográfico alvo, além de 2.55 milhões de telespectadores. Tais números representam uma subida considerável dos 0.4/2.23 milhões da semana anterior.

Na segunda-feira (03), Beat Shazam subiu 0.1 para 0.7 no demo, enquanto So You Think You Can Dance ficou estável em comparação com a Season Premiere de 2018 (0.7). O outro grande destaque da semana foi a Season Finale de MasterChef Junior com 0.7/0.7, uma pequena queda dos 0.8 da semana anterior.

CBS

Imagem: Divulgação

No domingo (02), 60 Minutes subiu 0.1 para 0.5 no demo, enquanto na segunda-feira (03), The Code ficou estável com 0.5. Blood and Treasure continuou com resultados bastante modestos com 0.5 no demográfico alvo. Enquanto isso, na quarta-feira (05), The Amazing Race subiu 0.1 para 0.9 no demo. Já Life In Pieces caiu 0.1 para 0.6 no demo. Por fim, Elementary ficou estável com 0.5 no demográfico alvo.

CW

Imagem: Divulgação

Burden of Truth retornou com miseráveis 0.1 no demo, o que será muito interessante ver o que acontece durante o restante da Summer Season. Na quarta-feira (05), Jane The Virgin ficou estável com 0.2 no demo, assim como iZombie (0.2) e In The Dark (0.1) na quinta-feira.

[spacer height=”10px”]

Destaques da TV a Cabo

TV a Cabo (logo)
Imagem: Divulgação (06)

No sábado (1º), The Son cresceu 0.04 para 0.11. No domingo (03), Fear The Walking Dead teve uma sólida Season Premiere, apesar de cair 0.09 em relação à 2018 para 0.59. O problema é que a Series Premiere de NOS4A2 fez não tão impressionantes 0.29 no demo. No FX, tivemos a estreia da aguardada série documentário do FX, The Weekly, com medianos 0.09 no demo.

Na Showtime, Billions subiu 0.03 para 0.15 no demo, enquanto The Chi também subiu para 0.12. No Starz, The Spanish Princess teve uma pequena para 0.06. Na noite seguinte (03), American Dad! teve uma pequena queda para 0.34. Na HBO, Chernobyl teve sua Season Finale com saudáveis 0.30 no demo.

Na terça-feira (04), Animal Kingdom teve uma queda de 0.10 em relação à Season Premiere de 2018, marcando ainda sim saudáveis 0.31 no demo. No OWN, The Haves and Have Nots ficaram estáveis com 0.29 no demo, seguido do retorno de Queen Sugar com fracos 0.12/0.08. Na TBS, The Last O.G. caiu fortes 0.13 para 0.25.

Na Lifetime, tivemos o aguardado retorno de Dance Moms com 0.19/0.17/0.17, bem diferente dos números gigantescos que o reality show fazia. Por fim, The Bold Type também caiu para 0.11. Na noite seguinte (05), grown-ish retornou com 0.22, outra forte queda dos 0.40/0.39 registrados na estreia do ano anterior. Por fim, na quinta-feira (06), Queen of The South retornou com 0.32, uma queda de 0.08 do retorno de 2018.

Internacionais

TV Internacional
Imagem: Divulgação (06)

No sábado (1º), o décimo sétimo episódio da oitava temporada do The Voice França fez pequenos 2.58 milhões de telespectadores, uma queda gigantesca dos 3.31 milhões da semana anterior. Tais números, sem nenhuma surpresa, representam a pior audiência da história do programa. Para o próximo ano, a TF1 precisará promover grandes mudanças.

Ainda no sábado (1º), a final da Champions League foi exibida na Espanha pela primeira vez na TV a Cabo. Mesmo assim, a partida registrou um share do pacote fechado de 62.9%, se tornando a exibição mais assistida da noite no país, superando todos os canais abertos. No domingo (02), o MasterChef Espanha voltou a subir, desta vez com 13.5 pontos, empatado com Yo Soy.

Na segunda-feira (03), Love Island mostrou que seu sucesso não se limitou a 2018. A estreia da nova temporada fez uma média de 3.3 milhões de telespectadores, além de registrar um share de 18.5%. Tais números deram a vitória ao programa no horário das 21h. Além disso, foi o mais assistido da história do programa, aumento a estreia da 4ª temporada em 300 mil pessoas.

Já em Portugal, a estreia de A Dona do Pedaço foi muito bem pela SIC. A novela liderou seu horário, mantendo o padrão de Segundo Sol, sua antecessora. Foi uma média de 5.3 pontos, 21.4% de share e 514.900 mil telespectadores.

Na Austrália, o The Voice Austrália foi exibido em três dias diferentes. No domingo (02), o reality show foi assistido por 1.10 milhão de pessoas; na segunda (03) foram um milhão; enquanto na terça (04) caiu ainda mais para 997 mil pessoas.

[spacer height=”20px”]

Análise Especial da Semana: NBA Finals

NBA Finals
Imagem: Lachlan Cunningham/USA TODAY SPORTS

Se você, assim como este que vos escreve, é fã de basquete e está acompanhando as finais da temporada da NBA sabe que a disputa é entre o Golden State Warriors, da Califórnia, contra o Toronto Raptors, de Toronto (no Canadá). Contudo, confesso pra vocês que independentemente dos times, eu assistiria aos jogos de qualquer maneira. Lakers, Celtics ou até mesmo o sofrido Phoenix Suns. Não importa muito para quem curte o esporte. Mas esse não é o mesmo pensamento de muitos telespectadores americanos. Há uma base forte de pessoas que comungam do meu pensamento, mas nada que seja uma força na audiência.

Entendendo essa questão, é possível entender a razão pela qual a audiência das finais da NBA estão tão ruins em 2019. Há apenas os grandes mercados no norte da Califórnia interessados no jogo, nada de Cleveland, Boston ou Miami. Afinal de contas temos um time de Toronto competindo, o que não desperta muito interesse de fãs ocasionais do esporte fora da Califórnia. Em contraposição, a audiência dos jogos está explodindo no Canadá, de acordo com dados da Variety.

O Jogo 2 das finais registrou uma média de 4.3 milhões de telespectadores em três canais. Tais dados fazem da partida a mais assistida da história da NBA no país. Já nos Estados Unidos, há uma queda de 25% em relação à 2018. Portanto, sem LeBron James e sem um time de uma grande cidade americana, fica difícil para ABC clamar vitória.

Média da Audiência Total das Finais da NBA dos Últimos Anos: 

NBA Finals 2018 – Golden State Warrios v. Cleveland Cavaliers: 17.56 milhões de telespectadores

NBA Finals 2017 – Golden State Warrios v. Cleveland Cavaliers: 20.38 milhões de telespectadores

NBA Finals 2016 – Golden State Warrios v. Cleveland Cavaliers: 20.28 milhões de telespectadores

NBA Finals 2015 – Golden State Warrios v. Cleveland Cavaliers: 19.94 milhões de telespectadores

NBA Finals 2014 – San Antonio Spurs v. Miami Heat: 15.54 milhões de telespectadores

NBA Finals 2013 – San Antonio Spurs v. Miami Heat: 17.47 milhões de telespectadores

NBA Finals 2012 – Miami Heat v. Oklahoma City Thunder: 16.88 milhões de telespectadores

NBA Finals 2011 – Dallas Mavericks v. Miami Heat: 17.39 milhões de telespectadores

NBA Finals 2010 – Los Angeles Lakers v. Boston Celtics : 18.14 milhões de telespectadores

Sobre o autor
Avatar

Bernardo Vieira

Meu nome é Bernardo Vieira, sou catarinense e tenho 25 anos. Sou bacharel em direito, jornalista e empreendedor digital. Escrevo no Mix de Séries desde janeiro de 2016.Sou responsável pelas colunas de audiência e Spoiler Alert, além de cuidar da editoria de premiações e participar da pauta de notícias. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!