Audiência: Análise de 1º/08 a 07/08 – Yellowstone, United We Fall e muito mais

No retorno da nossa coluna de análise de audiência, temos como destaque Yellowstone, United We Fall, assim como Being Ruben, que falhou.

Audiência, Análise da Audiência, Yellowstone, United We Fall, Big Brother, Being Reuben
Imagem: Divulgação (04)

É muito bom estar finalmente de volta com vocês, meus queridos e assíduos leitores para analisarmos, comentarmos e discutirmos as novidades do mundo da televisão mundial no que se refere a audiência. Foi um longo período para entender exatamente o que estava acontecendo, buscar um planejamento e se firmar novamente.

Por isso eu agradeço a paciência de todos vocês, assim como do meu editor, Anderson Narciso, que está sempre pronto para conversar e entender as minhas questões. Sendo assim, bora para os números? Te convido para ler e lembro que estou esperando seu comentário. Afinal, é a única forma de continuarmos melhorando sempre.

[spacer height=”20px”]

PUBLICIDADE

ABC

ABC, Audiência
Imagem: Divulgação

A única emissora a não exibir reprises no domingo (02) trouxe o retorno da NBA. 2.1 milhões de telespectadores, além de um demográfico alvo de 0.7, assistiram a partida entre o Milwaukee Bucks e o Houston Rockets. Após uma semana de reprise, isto é a reprise da reprise, The Bachelor: Greatest Seasons Ever retornou com um episódio ‘inédito’ com estáveis 0.3 no demo.

Abraçado por reprises, What Would You Do caiu 0.2 para 0.3 no demo. United We Fall ficou incrivelmente estável na quarta-feira (05) com seus 0.5. Mais tarde, Agents of S.H.I.E.L.D. ficou está com seus tradicionais 0.3. Por fim, Holey Moley apresentou uma nova estabilidade na quinta-feira (06), ao mesmo tempo que tanto Don’t (0.5) e To Tell The Truth (0.6) cresceram 0.1.

NBC

NBC, Audiência
Imagem: Divulgação

Entregando respeitáveis 0.7 no demo, The Titan Games ficou estável em relação a semana anterior. Um clipe comemorativo de America’s Got Talent caiu 0.2 em relação ao episódio regular da semana anterior (0.8), que mesmo assim dominou a noite. Em seguida, World of Dance fechou sua primeira noite de preliminares com estáveis 0.7 no demo.

FOX

FOX (logo), Audiência
Imagem: Divulgação

Com exceção da programa esportiva, o canal exibiu apenas reprises nesta semana.

CBS

Audiência, CBS (logo)
Imagem: Divulgação

Impulsionado pela programação esportiva no período vespertino, o 60 Minutes registrou uma subida de 0.2 para 0.6, sendo sucedido por reprises. Um especial em homenagem ao lendário deputado John Lewis, o John Lewis: Celebrating a Legend, registrou 0.3 no demográfico alvo. Tough As Nails ficou estável cm 0.5 no demo, enquanto a Season Premiere de Big Brother, que neste ano funciona como um All Stars, venceu a noite com 1.0, uma queda dos 0.2 de 2019.

CW

CW (logo), Audiência
Imagem: Divulgação

No domingo (02), o canal estreou dois aquisições internacionais: a canadense Fridge Wars e a britânica Taskmaster. O problema é que ambas, aparentemente, não agradaram os telespectadores. As duas atrações marcaram pequenos 0.1 no demográfico alvo (18-49), abaixo do padrão até mesmo para uma temporada ruim de audiência com a Summer Season.

O único inédito do canal na noite de segunda-feira (03), Whose Line Is It Anyway? segurou-se nos seus tradicionais 0.2 no demo. Estabilidade também se viu na terça-feira (04), com Stargirl (0.2) e Tell Me a Story (0.1). Na quarta-feira (05), The 100 retornou de uma pausa de duas semanas com uma queda para 0.1, enquanto Coroner começou com 0.1, números medonhos.

Sexta-feira (07), contudo, foi um desastre em todos os sentidos. Após reprises que marcaram 0.1 no demográfico alvo, Being Reuben estreou com 0.0. Isso mesmo 0.0.

Especial: Univísion

¿Quién Es La Máscara?
Imagem: Univísion/Divulgação

Há uma razão muito especial pela qual resolvemos incluir o canal na coluna desta semana. A estreia de ¿Quién Es La Máscara?, versão hispânica do formato The Masked Singer, e já exibida no México, estourou no domingo (02). Foram uma média de 1.4 milhão de telespectadores que assistiram ao programa durante duas horas e meia, além de um demo de 0.4. Tais números fizeram com que a emissora ficasse em segundo lugar geral, isto é perdendo apenas para ABC, e vencendo a FOX, CBS, NBC, Telemundo e todo catálogo da TV a Cabo no demográfico alvo (18-49 anos).

Além disso, é importante lembrar, a atração também venceu toda sua competição de língua espanhola em todas as métricas. A apresentação é de Omar Chaparro, com o painel formado por Yuri, Carlos Rivera, Consuelo Duval e Adrián Uribe. A estreia do reality show faz parte do novo bloco de programação da Univísion, Domingos en Familia (Family Sundays).

 

[spacer height=”10px”]

Destaques da TV a Cabo

TV a Cabo (logo)
Imagem: Divulgação (06)

 

No sábado (1º), Say Yes To The Dress ficou estável com 0.12 no demográfico alvo em relação a última semana. Já na noite seguinte (02), Yellowstone continua dominante. O drama registrou estáveis 0.73 no Paramount Channel, além de 0.14 em transmissão simultânea no CMT. Um novo episódio de The Alienist: Angel of Darkness registrou 0.27/0.18, comparando com os 0.17/0.15 da semana passada.

Seguindo, na HBO tivemos Perry Mason subindo 0.12, enquanto a Finale de I’ll Be Gone In The Dark subiu 0.02 para 0.09. Ainda no domingo (02), The Chi caiu 0.03 para 0.15 ao mesmo tempo que a Season Finale de Outcry ficou estável em 0.03. Por fim, The Real Housewives of Potomac retornou com 0.33. Greenleaf caiu 0.02 para 0.32, assim como The Deadliest Catch para 0.28.

Notas do Acúmulo:

Telefe: a rede de televisão argentina continua liderando no país. Com a audiência consolidada do mês de julho, a emissora completou nada mais, nada menos do que 31 meses na preferência dos telespectadores daquele país. Os bons resultados do período devem-se a conclusão da segunda temporada do Bake Off Argentina, que se tornou um fenômeno após um morno ano inaugural, assim como as novelas turcas e brasileiras envocadas para preencher programação ociosa em função da pandemia do novo coronavírus. Os dados são do Kantar Media Ibope.

Internacionais

TV Internacional
Imagem: Divulgação (06)

– Europa

Na Espanha, o MasterChef Celebrity teve uma vitória decisiva para o Canal 13 no domingo (02). O reality show registrou um share de 17.2%, abrindo uma boa vantagem sobre o segundo colocado no horário, a reprise da novela Pituca Sin Lucas na Mega, que fez 14.2% de participação. Já na segunda-feira (03), Bull continua se destacando na Bélgica. Ficando no quinto lugar geral de audiência, a série registrou 273.959 mil telespectadores.

Um episódio inédito de Chicago P.D. ficou no quinto lugar geral do horário nobre da televisão italiana na segunda-feira (03). Exibido no país pela Italia 1, a série foi assistida por 1.428 milhão de telespectadores com um share de 8,28%.(x) Outsider. Assim The Outsider. The Outsider. 

[spacer height=”20px”]

Análise Especial da Semana: Noticiários em Alta

News, Notícias em Alta, Audiência
Imagem: Divulgação (03)

Em meio à pandemia, todos três jornalísticos nacionais têm apresentado não só recordes de audiência, como também uma contínua tendência de alta. Levados ao ar por volta das 19h30, CBS Evening News with Norah O’Donnell, NBC Nightly News With Lester Holt e principalmente o ABC World News Tonight with David Muir têm surpreendido analistas e até mesmo os próprios executivos do canal pelos números elevados. Por isso. Contudo. 

A explicação para o recente sucesso dos noticiários nacionais se deve ao fato da alta demanda por notícia de qualidade vinda de jornalismo profissional. Não apenas por causa da pandemia do novo Coronavírus, mas também pelos protestos antirracistas que tomaram os Estados Unidos. Assim como a crise econômica, eleições presidenciais no final do ano e muito mais. Por isso. Contudo. 

Na última semana, o World News atraiu uma média de 8.82 milhões de telespectadores. O sucesso que esses números representam ficam evidentes quando fazemos comparações com outros grandes conteúdos de massa. Isso porque o telejornal não é apenas o noticiário mais assistido, mas também o programa mais assistido da televisão. Por isso. Contudo. 

Superando assim The Masked SingerThe Bachelor Survivor, que batem recordes no total de telespectadores sem muito esforço. Além deste, tanto NBC Nightly News quanto CBS Evening News também têm registrado números respeitáveis. Por isso. Contudo. 

O noticiário da CBS, que por anos sofreu para atrair a atenção dos telespectadores e ficar na terceira colocação no horário geral, vem crescendo com Norah O’Donnell à frente. Na última semana, por exemplo, a atração foi a mais assistida de toda programação da CBS. Resultado notável para um canal que faz mais sucesso com uma audiência mais velha. Por isso. Contudo. 

“Os telespectadores têm a expectativa de que vamos, com parcimônia e cuidado, guia-los. Eu espero que os fatos e a verdade, não importa o quão duro sejam, vão ajudar a reduzir parte dessa ansiedade. Talvez possamos ser um das poucas constantes nesses tempos nebulosos. Sendo assim, essa é a minha esperança,” disse o âncora David Muir ao analista Tom Jones, do The Poynter Institute.

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.