Audiência – Análise de 04/05 a 10/05: Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D., Blue Bloods, Line of Duty e muito mais

Numa semana recheada de finais (definitivos ou não), temos os números do retorno de Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D., assim como do final de Line of Duty.

Modern Family, Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D., Blue Bloods, Line of Duty, Audiência, Análise de Audiência
Imagem: ABC/Divulgação (02); BBC/Divulgação; CBS/Divulgação.

[spacer height=”10px”]

Foram seis dias complicados para televisão tradicional. Além de ter que competir, no domingo, com um novo episódio de Game of ThronesVingadores: Ultimato quebrou todos novos recordes na sua segunda semana de exibição. Mesmo assim, tivemos um grande número de despedidas. Desde o bloco de comédias da ABC, passando pelos dramas da CBS de sexta à noite até chegar em algumas surpreendentes Series Finale, como The Cool Kids Star. Temos muita análise e muitos números para olhar.

Então, conto com a sua leitura, assim como seu comentário. Afinal de contas, é a única forma de continuarmos melhorando sempre.

PUBLICIDADE

[spacer height=”20px”]

ABC

Imagem: Divulgação

O domingo (05) para ABC começou com America’s Funniest Home Videos caindo 0.2 para 0.9 no demográfico alvo. Em seguida, American Idol despencou 0.4 para 1.3 no demo, mas ainda dominante e vencedor da noite. Mais tarde, Shark Tank escorregou 0.1 para 0.7. Na segunda-feira (06), The Fix registrou uma impressionante Series Low de 0.3 no demo.

Na terça-feira (07), tanto American Housewife (0.8) quanto The Kids Are Alright (0.6) caíram 0.1 em relação há semana anterior. Em seguia, Bless This Mess ficou estável com 0.6 no demográfico algo. Mais tarde, 1969 também repetiu seus números anteriores. Na noite seguinte (08), The Goldbergs subiu 0.1 para 1.1 no demo, que significaram uma queda de 0.1 se compararmos com o resultado de 2018.

Schooled subiu 0.1 para 0.9, enquanto Modern Family ficou estável com 1.0, mas uma queda de 0.3 em relação ao Season Finale do ano anterior. Mais tarde, Single Parents fez sólidos e estáveis. Por fim, e fechando a noite, Whiskey Cavalier perdeu 0.1 para 0.4. Na quinta-feira (09), Grey’s Anatomy ficou estável com 1.4 no demo, enquanto Station 19 despencou 0.3 para 0.9. Por fim, For The People marcou uma Series Low de 0.4.

Na sexta-feira, Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. retornou para sua sexta temporada com 0.4. Tais números representam uma queda forte dos 0.7 feitos na Season Premiere do ano anterior. Por fim, 20/20 ficou estável com 0.5 no demo.

NBC

Imagem: Divulgação

Para quem acompanha um pouquinho de esportes, sabe que o sábado (04) foi um importante dia para quem curte hipismo e hóquei, como também para NBC. A cobertura do polêmico 145th Kentucky Derby registrou 10.9 no demo, a maior audiência do torneio desde 1990, sendo que o pico foi de 11.9. Os principais mercados foram: 1. Louisville (39.5); 2. Cincinnati (20.3); 3. Ft. Myers (19.4); 4. Indianapolis (18.6); 5. Knoxville (17.9); 6. Dayton (17.6); 6. Buffalo (17.6); 8. West Palm Beach (17.1); 9. Tampa  (16.5); 10. Columbus (16.2).

Já o quinto jogo da Stanley Cup entre o Colorado e San Jose registrou ótimos 0.75, uma subida de 75% em comparação com o mesmo jogo do ano de 2018. Ainda no sábado, o Saturday Night Live com apresentação de Adam Sandler e performance de Shawn Mendes fez bonito. Foram 1.8 no demográfico alvo, o melhor resultado desde janeiro de 2018, portanto 15 meses. A Season Finale de World of Dance no domingo (05) ficou com estáveis 0.8, enquanto Good Girls caiu 0.1 para 0.5.

Na segunda-feira (06), The Voice perdeu 0.1 para 1.1 no demo. Mais tarde, The Enemy Within ficou estacionada em 0.6. Na terça-feira (07), The Village caiu 0.1 para 0.6, enquanto The Voice (0.9) e New Amsterdam (0.8) ficaram estáveis. No horário nobre seguinte (08), a franquia Chicago retornou com certa estabilidade. Chicago Med (1.0), Chicago Fire (-0.1/1.0); Chicago P.D. (-0.1/0.9).

Na quinta-feira (09), Superstore ficou em 0.8/0.7 comparados com 0 0.9 da semana passada. Brooklyn Nine-Nine subiu 0.1 para 0.6, enquanto Abby’s ficou estável em 0.4 e Law & Order: SVU caiu 0.1 para 0.7. Por fim, The Blacklist ficou estável em 0.6 no demo, enquanto Dateline caiu 0.1 para 0.5.

FOX

Imagem: Divulgação

Os três originais da noite ficaram com as animações, mas todas com uma queda de 0.1 e marcando 0.7 (Os SimpsonsBob’s Burgers Family Guy). Na segunda-feira (06), a Season Finale de The Resident caiu 0.1 para 0.8 no demo, enquanto 9-1-1 ficou sólido em 1.1, empatando com The Voice para o primeiro lugar. Na terça-feira (07), MasterChef Junior (0.7) e Mental Samurai (0.5) caíram 0.1.

Na quarta-feira (08), Empire subiu 0.1 em relação há semana anterior para 1.2, mas apresentou uma queda enorme de 0.5 em comparação com 2018. Em seguida, Star também subiu 0.1 em relação há semana passada, mas registrou uma queda de 0.3 se compararmos com a despedida de 2018. Na quinta-feira (09), o retorno de Paradise Hotel fez medonhos 0.5 no demo. Por fim, na sexta-feira (10), a Season Finale de Last Man Standing segurou-se nos 0.8 da semana passada.

Series Finale de The Cool Kids (0.6) ficou sólida, enquanto Proven Innocent (0.4) subiu 0.1 depois de uma Series Low com 0.3 no demo.

CBS

Imagem: Divulgação

No domingo (05), 60 Minutes caiu 0.2 em relação há semana passada para 0.6. A revista eletrônica, contudo, venceu a noite no que se refere ao total de telespectadores. Em seguida, a minissérie The Red Line continua inexpressiva com apenas 0.4 no demo, enquanto NCIS: Los Angeles caiu 0.1 para 0.5. Na segunda-feira (06), a Season Finale de Man with a Plan ficou estável em 0.8, assim como The Code (0.5) e Bull (0.6).

Na terça-feira (07), NCIS registrou uma queda de 0.1 para uma Series Low de 1.0. Contudo, tais números também representam um sangramento de 0.6 em comparação com a despedida do ano anterior em 2018. Em seguida, FBI perdeu 0.1 para 0.8, mas NCIS: New Orleans ficou estável com 0.7 no demo. Na noite seguinte, Survivor subiu 0.1 para 1.5, enquanto The Amazing Race perdeu 0.1 para 0.8 e SEAL Team ficou estável com 0.6.

The Big Bang Theory começou a quinta-feira (09) com uma alta de 0.1 no demo, enquanto todo o restante ficou estável. Young Sheldon com 1.5, a Season Finale de Mom com 1.1, Life In Pieces com 0.8 e S.W.A.T. com 0.7. Por fim, na sexta-feira (10), tivemos despedidas. MacGyver despediu-se com 0.6, Hawaii 5-0 ficou estável com 0.7 e Blue Bloods fez 0.8, que é uma subida da semana passada e uma estabilidade com 2018.

CW

Imagem: Divulgação

No domingo (05), o festival da estabilidade continuou com Supergirl (0.3) e Charmed (0.2) repetindo seus números da semana anterior. O que importa é que a estratégia de abrir mais duas horas de programação original no domingo funcionou muito bem para o canal. A audiência claramente está lá e, melhor ainda, estável. Outro dia de estabilidade foi na segunda-feira (06), onde tanto Legends of Tomorrow (0.3) quanto Arrow (0.2) repetiram seus números da semana anterior.

Na terça-feira (07), The Flash (0.5) e The 100 (0.3) ficaram estáveis com a semana passada. Já na noite seguinte (08), tanto Riverdale quanto Jane The Virgin subiram 0.1 para 0.3. Na quinta-feira (0.9), iZombie ficou estável com 0.2 e In The Dark ficou estável c0m 0.1. Por fim, na sexta-feira (10), Dynasty continuou sólida com 0.1 no demo.

[spacer height=”10px”]

Destaques da TV a Cabo

TV a Cabo (logo)
Imagem: Divulgação (06)

No domingo (05), Game of Thrones perdeu 0.21 para ainda espetaculares 5.07 em mais um episódio épico. Em seguida, Barry caiu 0.04 para 0.8 e Veep teve uma pequena oscilação negativa para 0.39. Na Showtime, Billions subiu para 0.18, assim como The Chi que subiu 0.07 para 0.18. Exibida em dois canais simultaneamente (?!), Killing Eve fez 0.13 na BBCAmerica e 0.12 na AMC.

Por fim, The Spanish Princess teve um começo medonho com 0.05, enquanto Now Apocalypse ficou sólido em 0.01. Na segunda-feira (06), tivemos a estreia da nova minissérie da HBO, Chernobyl, que começou com modestos 0.19 no demo, enquanto Gentleman Jack caiu 0.03 para 0.08. Knightfall perdeu 0.03 para 0.12. Por fim, as Series Finales de Into The Badlands caiu 0.03 para 0.13, enquanto de Shadowhunters caiu de 0.02 para 0.09.

Na terça-feira (07), Deadliest Catch subiu 0.02 para 0.36. Enquanto The Have and Have Nots retornou com 0.33 no OWN. Na TBS, The Last O.G. caiu 0.08 para 0.27. Sendo que The Bold Type caiu para 0.08, assim como Fosse/Verdon que oscilou negativamente 0.06 para 0.07 no demo. Na noite seguinte (08), tivemos poucos destaques com What We Do In The Shadows subindo 0.05 para 0.22, assim como The Perfectionists para 0.10.

Por fim, na quinta-feira (09), Project Runway caiu para 0.20. Na Freeform, Cloak & Dagger crescey 0.02 para 0.11, embora os grandes números da série venham no L+7. No Paramount Channel, Wife Swap caiu 0.05 para 0.11, enquanto Better Things perdeu 0.05 para pequenos 0.08.

Internacionais

TV Internacional
Imagem: Divulgação (06)

No sábado (04), o Superhero Germany (que funciona como algo parecido ao American Ninja Warrior nos Estados Unidos) não empolgou. O programa atriu apenas 790 mil telespectadores, perdendo para reprise de Harry Potter e a Ordem da Fênix num confronto direto com a Sat.1. Na mesma noite e perto dali, The Voice França voltou ao topo. Com a estreia das batalhas, o reality show foi assistido por 3.83 milhões de pessoas, uma subida dos 3.32 milhões da semana anterior.

No domingo (05), o MasterChef Chile cresceu um pouquinho em relação há semana anterior. O reality show subiu de 10.9 para 11.7, que não é muito expressivo, mas um alívio para quem não vem tendo um bom ano. Outro grande destaque da noite foi no Reino Unido, que trouxe a Season Finale da 5ª temporada de Line of Duty, o grande sucesso da TV britânica em 2019. O drama foi assistido por 9.1 milhões de pessoas. Com isso, a série ocupa o posto de mais assistida de 2019 no país.

[spacer height=”20px”]

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.