Autópsia: Nurse Jackie e o adeus de Jackie Peyton

Nurse-Jackie-S7

 

Depois de sete temporadas, totalizando um total de 80 episódios Nurse Jackie se despediu do público na última semana. Não foi legal dizer adeus à minha querida Jackie Peyton, personagem que acompanhei e defendi durante todo esse tempo, ainda mais de uma forma que infelizmente foi um tanto decepcionante.

Exibida pelo canal pago Showtime, Nurse Jackie estreou em junho de 2009 trazendo como centro a história de Jackie, uma enfermeira completamente competente e dedicada ao seu trabalho, que muitas vezes passa por cima das regras do hospital para conseguir ajudar seus pacientes. O problema é que no meio de várias crises em sua vida pessoal e amorosa, Jackie era uma viciada em remédios, o que ao longo de toda jornada da série, acabou lhe causando sérios problemas.

Continua após a publicidade

Pode-se dizer que a série ficou um pouco esquecida ao longo dos anos, porém manteve um público fiel, além de claro, ter recebido várias indicações a prêmios, levando alguns para casa. Seu elenco era chefiado pela maravilhosa Edie Falco, atriz de um talento grandioso que protagonizou a série. Zoey Barkow, interpretada pela ótima Merritt Wever chegou de mansinho e literalmente conquistou os fãs, além de, claro, minha queridinha Dra. O’Hara, papel interpretado por Eve Best que infelizmente deixou o elenco da série, mas nos presenteou com uma participação no último episódio.

Nurse-Jackie-S7-b

 

Desde o primeiro momento, Jackie dividiu opiniões, se mostrando uma profissional excelente, mas preocupando pelo fato de não conseguir se manter longe das drogas e consequentemente podendo prejudicar algum paciente. Ao longo das temporadas vimos a personagem esconder de todos os seus colegas que era casada e que tinha duas filhas, bem como esconder de sua família que tinha um caso com o farmacêutico do hospital.

Vimos Jackie causar um verdadeiro estrago na própria vida, indo parar na reabilitação, perder o controle em diversas situações, se divorciar e ter que ficar distante de suas filhas. Sempre ficava aquela torcida de que finalmente veríamos a personagem conseguir ficar longe dos remédios e conseguir reorganizar sua vida, algo que nunca aconteceu.

Quando foi anunciado que a sétima seria a última temporada fiquei curioso pra ver como os roteiristas iriam encerrar toda a história. Confesso pra vocês que desde o season premiere fiquei bastante empolgado, porque já no primeiro momento deu pra sentir aquele clima de despedida. Foi uma temporada com doze episódio, onde trouxe um pouco antes a despedida do Dr. Coop que também deixou o elenco, mas o grande foco era mesmo a recuperação de Jack.

Nurse-Jackie-S7-a

 

Depois de parar na prisão na temporada anterior, perder sua licença e seu emprego no hospital, a enfermeira batalhou feito nunca para tentar recuperar sua vida, tanto profissional quanto pessoal. Foi bonito ver que ela realmente estava tentando dessa vez, claro que com alguns deslizes, mas não seria normal se Jackie tivesse feito tudo certinho. Teve ainda toda a história envolvendo a venda do hospital, que veio pra agitar ainda mais as coisas, além de todo o empenho de Gloria em fazer com que ela nunca mais voltasse a tocar algum paciente.

Na reta final, exatamente no décimo episódio da temporada, intitulado “Jack and the Wolf”, foi o momento em que me dei conta de que a série provavelmente iria terminar de uma forma totalmente contrária daquilo que eu estava esperando. Foi o episódio em que vimos Jackie brigar na audiência para conseguir sua licença de volta, o que teve sucesso, porém no último segundo, mostrou que todo aquele esforço foi apenas momentâneo, não pensando duas vezes antes de voltar a se drogar no momento em que pôde colocar novamente seu uniforme azul.

Confesso pra vocês que fiquei bastante decepcionado. Realmente estava esperando uma recuperação da personagem, com ela abandonando de vez as drogas e passando a viver uma vida normal. Talvez foi uma expectativa besta, até porque depois de sete anos ficou claro que Jackie vive sua vida da maneira que deseja e de nada adianta tentar impedir, ela até pode jurar estar limpa, mas isso sempre por um curto período de tempo.

Nurse-Jackie-S7-C

 

Exatamente por ter criado uma alta expectativa em torno da recuperação da personagem que fiquei um tanto decepcionado com o series finale. Foi um episódio muito bacana, principalmente por ter trazido de volta O’Hara, minha personagem preferida. Porém, justamente nos últimos segundos eles fizeram uma jogada que pra mim deixou muito a desejar.

Jackie terminou exatamente da forma que começou, todos se despediram do hospital, já que a venda realmente aconteceu, mas o grande acontecimento foi a personagem ingerindo uma alta dose de droga e literalmente caindo no meio da comemoração de despedida e ficando totalmente inconsciente. Uma decepção? sim. Mesmo assim algo esperado se tratando de uma personagem que durante sete temporadas se mostrou totalmente entregue ao vício.

Sentirei falta da série, daquele humor recheado de drama ao mesmo tempo. Principalmente dos personagens, que me identifiquei bastante, mas confesso que já era hora de dizer adeus e mesmo não sendo o final que eu estava esperando, afirmo que Nurse Jackie teve uma ótima jornada.

Avatar

Lucas Santtos

Já tem seus vinte e tantos anos, formado em administração. Seriador por amor nas horas vagas e nas não tão vagas assim. Apaixonado eternamente por One Tree Hill e The O.C. e enfiando cada vez mais séries na lista, mesmo sem ter mais espaço. No Mix escreve as reviews de Jane the Virgem, MixAudiência e comentários sobre The Voice US, The Voice AU, The X Factor UK e American Idol!

No comments

Add yours