Autópsia: O último vinho da rodada… Adeus Cougar Town!

cougar-town

 

Após seis temporadas e 102 episódios, foi ao ar no último dia 31 de março o final de Cougar Town, série estrelada por Courteney Cox. A atração foi a segunda tentativa da atriz de emplacar algo na TV após o fim de Friends, onde interpretou a icônica Monica Geller. Depois de ter tentado a sorte e não ter sido tão feliz com a polêmica Dirt, ela então decidiu voltar para as comédias.

Estreava então no ano de 2009 a série Cougar Town, criada por Bill Lawrence e Kevin Siegel, conhecidos por seus trabalhos na comédia Scrubs. A atração teve uma estreia calorosa, rendendo bons índices ao canal ABC. A história girava em torno de Jules Cobb, uma corretora de imóveis recém-separada, mãe de um adolescente e quer recuperar o tempo perdido se relacionando com rapazes mais novos, já que engravidou e casou-se muito cedo. Esse acabou sendo meio que o foco da primeira temporada da atração, mas que acabou perdendo força, já que os produtores viram a química entre a protagonista e seu marrento vizinho Grayson ser algo bacana de se explorar. Eis que então ainda naquele ano, nascia um relacionamento entre eles. Só que uma coisa que ajudou a construir o desenvolvimento da série foram os demais personagens. Como não esquecer da “destrambelhada” Laurie, assistente e que depois se torna melhor amiga de Jules, além da divertida e sarcástica Ellie, melhor amiga da protagonista, o carismático Bobby, o confuso adolescente Travis, o desajeitado médico Tom que era apaixonado por Jules, e o fracassado porém alto astral ex-marido dela, Bobby.

Continua após a publicidade

A segunda temporada com Jules e Grayson juntos, o tema de mulher mais velha se relacionando com homens mais novos acabou saindo da jogada. Eis que a série mudou totalmente seu foco, se tornando uma comédia leve e despretensiosa,  fugindo totalmente da premissa inicial. Enquanto alguns gostaram dos rumos que a série tomou, outros foram totalmente contra, chegando a compará-la como uma versão mal sucedida de Friends, algo que não foi totalmente verdade. No decorrer dos episódios, houveram boatos de que a série mudaria de nome, e eles aproveitaram de tais notícias que circulavam à respeito, para tirar sarro na abertura a cada semana.

cougar-town1Com tantas mudanças ocorridas de um ano para outro, a série acabou sofrendo queda de audiência, mas mesmo assim a ABC decidiu dar mais um voto de confiança para ela. A comédia acabou sendo renovada para sua terceira temporada, mas acabou sendo colocada para a mid season, e tendo 15 episódios. A emissora viu os números caírem ainda mais, e então começaram a surgir boatos de que a atração seria cancelada. Quando então isso seria algo inevitável, todos foram pegos de surpresa quando o canal a cabo TBS decidiu renovar Cougar Town para quarta temporada, garantindo sua exibição a partir de então na TV fechada.

Apesar de ter cancelado de sua grade, a ABC Studios continuou bancando a produção da série, em parceria com a Coquette, produtora de Courteney e seu ex-marido. A exibição da quarta temporada elevou os índices do canal TBS, que em poucas semanas anunciou a renovação da série, que se encontrou finalmente tanto em seu tom de roteiro, como na nova emissora. Algumas mudanças na história aconteceram, melhorando ainda mais a qualidade da mesma, como por exemplo a vida de casados de Jules e Grayson.

As participações especiais também foram destaques em seis anos de série, rolando uma Friends Scrubs Reunion. Os ex-companheiros de Courteney, Lisa Kudrow, Jennifer Aniston e Matthew Perry apareceram respectivamente na primeira, segunda e quinta temporada, levando os fãs ao delírio, sendo o episódio em que o eterno Chandler Bing faz parte o mais icônico entre os três, e considerado por muitos o melhor da série. Já o reencontro do elenco da antiga produção dos criadores de Cougar Town ocorreu durante a terceira temporada, em que os atores Sam Lloyd, Sarah Chalke, Zach Braff e Robert Maschio aparecem. Além deles, o veterano Ken Jenkins acabou ganhando uma participação recorrente, vivendo o pai de Jules na comédia.

 

 

Cougar Town começou a apresentar desgaste em seu roteiro, e então a TBS anunciou após o final de seu quinto ano, que a atração seria renovada para uma temporada final, para que pudesse ter um desfecho digno. A notícia pegou muitos fãs de surpresa, mas era algo já esperado e inevitável, já que estava sofrendo queda de audiência novamente a essa altura.

A última temporada começou com grandes mudanças, com o nascimento do filho de Laurie e Travis, além do casal começando um negócio próprio. Sem contar o desfalque no elenco, com a saída de Brian Van Holt da série, mas que acabou fazendo uma participação especial na series finale. O episódio final teve um desfecho digno, sendo a última cena com o grupo de amigos reunidos na casa de Courteney Cox, fazendo o que eles mais gostavam de fazer: jogando conversa fora e bebendo vinho. Certas coisas nunca mudam, mas sentiremos falta das loucuras sem noção dessa turma.

Eduardo Nogueira

Eduardo Nogueira

Administrador apaixonado por séries e música, sou fã assumido de Friends, e tenho guilty pleasure pelas séries da CW. No Mix sou editor de reality show, cobrindo atrações do gênero como as franquias The X Factor , The Voice, American Idol, entre outros. Faço também reviews das séries Mom, Supergirl, The Good Place, Scream, Fuller House e da brazuca A Garota da Moto. Além disso, deixo vocês sempre atualizados com as nossas Bolhas de Cancelamento, e também escrevo as colunas de Elenco e Teu Passado Te Condena. No tempo que me sobra faço um café para as visitas, rs. Ufa!

No comments

Add yours