Bake Off Brasil Mão Na Massa – 2×04 – Bolo Apaixonado

Bake Off Brasil SBT 1

Continua após publicidade

Depois de um episódio bastante forte que tivemos na semana anterior, nas questões de conteúdo, opiniões, julgamentos e nível dos participantes, desta vez temos algo mais temático, que se desprende, superficialmente, de técnica para apelar ao emocional dos telespectadores, pois é desta forma que se ganha empatia e, consequentemente, audiência positiva e repercussão nas redes sociais. Bem porque o SBT é a “TV que tem torcida”, não é mesmo?Bake Off Brasil SBT

Continua após a publicidade

Não surpreendentemente, a produção escolheu o dia dos namorados como tema para o episódio dessa semana. O que trouxe acertos e grandes erros, a começar pela escolha de um desafio criativo, que tinha tudo, menos criatividade. Confesso que me agradou bastante a ideia de um bolo afrodisíaco, mas nem de perto foi bem explorado, pois não tivemos nada que explicasse o motivo pelo qual certos temperos são bons para um relacionamento e/ou um pequeno histórico, ou explicação de alguns deles. Pelo que pude pesquisar, são doze os principais alimentos afrodisíacos, mas comentou-se isso em algum momento?

Continua após publicidade

Saúdo a decisão da direção ter dado mais espaço para a diversidade do programa, ao mostrar ao telespectador algumas das histórias de amor naquele elenco. Todavia, pelo que pude apurar há alguns gays em um relacionamento participando dessa temporada, mas o casamento do Marcos foi o único apresentado ao público. Vale ressaltar que o SBT foi a emissora a fazer o “primeiro beijo gay” da televisão brasileira, apesar de terem mudado o foco para as “famílias brasileiras”, após críticas da parcela conservadora da audiência, mas vejo como essencial em um episódio de dia dos namorados apresentar todas as formas de casais.

Apesar dos erros da produção na escolha do tema para a prova criativa, a ideia de colocar um clássico como o Red Velvet para a prova técnica foi um acerto gigantesco. Não só pelo nível de dificuldade, como também pelo ar romântico, sutil e impactante que o bolo possui. Soma-se isso a pequenas modificações feitas na edição e um resultado desastroso dos competidores no julgamento final, para termos um episódio que começou ruim e bastante lento, mas que termina com inúmeros motivos para orgulhar-se do trabalho feito até aqui.

Continua após publicidade

(Por Bernardo Vieira)