Barbie: quanto o filme custou e qual bilheteria ele precisa?
Saiba tudo sobre o orçamento de Barbie, e o quanto ele precisa ganhar para que o filme seja considerado um sucesso.
O filme da Barbie está caminhando para um forte fim de semana de estreia nas bilheterias. Mas suas chances de lucro dependem inteiramente de dois aspectos que vão ser decisivos para o longa.
Greta Gerwig dirigiu seu primeiro blockbuster de estúdio com Barbie. O filme, baseado na linha da Mattel, dá vida ao brinquedo icônico e segue a protagonista, junto de Ken em sua aventura no mundo real. O filme também aborda a potencial crise existencial da protagonista
Com este filme, a Mattel está usando Barbie para lançar seu esperançoso império de filmes baseado em seus brinquedos. Então, tudo depende muito depende do sucesso de bilheteria do longa mais popular do verão americano.
Margot Robbie estrela como Barbie, ao lado de Ryan Gosling como seu Ken, e eles se juntam ao ataque de nomes famosos que compõem o elenco. Will Ferrell, Emma Mackey, Ncuti Gatwa, Issa Rae, Kate Mckinnon, America Ferrera e Michael Cera são apenas alguns desses nomes.
Barbie, dessa forma, mergulha profundamente na tradição do mundo cor-de-rosa do brinquedo e nas muitas carreiras em que ela embarcou desde seu primeiro lançamento. Isso, definitivamente, se inclina para o estilo de Gerwig em filmes liderados por mulheres.
O orçamento do filme da Barbie é de US$ 145 milhões
Não é uma tarefa fácil criar a Barbie Land inteira, incluindo a icônica Casa dos Sonhos da Barbie toda rosa. Com isso, o orçamento de produção para Barbie na Warner Bros. é de US$ 145 milhões.
Quem revelou o valor foi a própria Greta Gerwig em uma entrevista ao New York Times. O orçamento original era de U$ 100 milhões, então houve um aumento que o colocou no topo das produções de Hollywood este ano.
Com um elenco de primeira linha, não é surpresa que o orçamento esteja no limite superior. Mas o rival de bilheteria de Barbie, Oppenheimer, que tem estreia no mesmo dia, tem um elenco de primeira classe semelhante, embora um orçamento muito menor.
Só que o elenco não é a única grande despesa do filme. Uma quantidade extrema de cuidado e detalhes foram usados para aperfeiçoar a Barbie Land. Tanta tinta rosa foi usada no set da Barbie que relatos dizem que isso causou uma escassez internacional, o que dá mais razão ao alto orçamento de produção.
Greta Gerwig tem uma filmografia fantástica, e os detalhes necessários para aperfeiçoar seus filmes continuaram no filme da Barbie. O legado cinematográfico da Mattel e a própria reputação de Gerwig como roteirista e diretora de sucesso de estúdio dependem de Barbie, então faz sentido que eles estejam dispostos a ter um orçamento alto para aperfeiçoar o longa.
O filme da Barbie precisa arrecadar pelo menos US$ 300 milhões nas bilheterias para ser um sucesso
Para que um filme seja considerado um sucesso de bilheteria, a regra geral é que ele ganhe de 2 a 3 vezes seu orçamento, já que a produção fica com 50% da bilheteria. Barbie foi elogiado por seu impressionante marketing mundial, com turnês de imprensa, outdoors, pôsteres, entrevistas, entre outros.
Esse marketing significou que a previsão de abertura da bilheteria da Barbie no fim de semana dobrou. Originalmente previsto para um fim de semana de abertura de bilheteria de US$ 40 milhões, o fim de semana de estreia de Barbie está previsto para render ao filme da Warner Bros. a faixa de US$ 70-80 milhões.
Isso significaria que Barbie poderia ganhar metade de seu orçamento de produção apenas no primeiro fim de semana. Portanto, é altamente provável que o longa seja um grande sucesso de bilheteria. Quanto o filme vai lucrar, no entanto, ainda não se sabe.