Barbie: quanto o filme custou e qual bilheteria ele precisa?

Saiba tudo sobre o orçamento de Barbie, e o quanto ele precisa ganhar para que o filme seja considerado um sucesso.

Barbie orçamento
Imagem: Divulgação.

O filme da Barbie está caminhando para um forte fim de semana de estreia nas bilheterias. Mas suas chances de lucro dependem inteiramente de dois aspectos que vão ser decisivos para o longa.

Greta Gerwig dirigiu seu primeiro blockbuster de estúdio com Barbie. O filme, baseado na linha da Mattel, dá vida ao brinquedo icônico e segue a protagonista, junto de Ken em sua aventura no mundo real. O filme também aborda a potencial crise existencial da protagonista

Com este filme, a Mattel está usando Barbie para lançar seu esperançoso império de filmes baseado em seus brinquedos. Então, tudo depende muito depende do sucesso de bilheteria do longa mais popular do verão americano.

PUBLICIDADE

Margot Robbie estrela como Barbie, ao lado de Ryan Gosling como seu Ken, e eles se juntam ao ataque de nomes famosos que compõem o elenco. Will Ferrell, Emma Mackey, Ncuti Gatwa, Issa Rae, Kate Mckinnon, America Ferrera e Michael Cera são apenas alguns desses nomes.

Barbie, dessa forma, mergulha profundamente na tradição do mundo cor-de-rosa do brinquedo e nas muitas carreiras em que ela embarcou desde seu primeiro lançamento. Isso, definitivamente, se inclina para o estilo de Gerwig em filmes liderados por mulheres.

O orçamento do filme da Barbie é de US$ 145 milhões

Barbie orçamento
Imagem: Divulgação.

Não é uma tarefa fácil criar a Barbie Land inteira, incluindo a icônica Casa dos Sonhos da Barbie toda rosa. Com isso, o orçamento de produção para Barbie na Warner Bros. é de US$ 145 milhões.

Quem revelou o valor foi a própria Greta Gerwig em uma entrevista ao New York Times. O orçamento original era de U$ 100 milhões, então houve um aumento que o colocou no topo das produções de Hollywood este ano.

Com um elenco de primeira linha, não é surpresa que o orçamento esteja no limite superior. Mas o rival de bilheteria de Barbie, Oppenheimer, que tem estreia no mesmo dia, tem um elenco de primeira classe semelhante, embora um orçamento muito menor.

Só que o elenco não é a única grande despesa do filme. Uma quantidade extrema de cuidado e detalhes foram usados para aperfeiçoar a Barbie Land. Tanta tinta rosa foi usada no set da Barbie que relatos dizem que isso causou uma escassez internacional, o que dá mais razão ao alto orçamento de produção.

Greta Gerwig tem uma filmografia fantástica, e os detalhes necessários para aperfeiçoar seus filmes continuaram no filme da Barbie. O legado cinematográfico da Mattel e a própria reputação de Gerwig como roteirista e diretora de sucesso de estúdio dependem de Barbie, então faz sentido que eles estejam dispostos a ter um orçamento alto para aperfeiçoar o longa.

O filme da Barbie precisa arrecadar pelo menos US$ 300 milhões nas bilheterias para ser um sucesso

Barbie orçamento
Imagem: Divulgação.

Para que um filme seja considerado um sucesso de bilheteria, a regra geral é que ele ganhe de 2 a 3 vezes seu orçamento, já que a produção fica com 50% da bilheteria. Barbie foi elogiado por seu impressionante marketing mundial, com turnês de imprensa, outdoors, pôsteres, entrevistas, entre outros.

Esse marketing significou que a previsão de abertura da bilheteria da Barbie no fim de semana dobrou. Originalmente previsto para um fim de semana de abertura de bilheteria de US$ 40 milhões, o fim de semana de estreia de Barbie está previsto para render ao filme da Warner Bros. a faixa de US$ 70-80 milhões.

Isso significaria que Barbie poderia ganhar metade de seu orçamento de produção apenas no primeiro fim de semana. Portanto, é altamente provável que o longa seja um grande sucesso de bilheteria. Quanto o filme vai lucrar, no entanto, ainda não se sabe.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.