Barrados no baile do CEP mais badalado da California

BH-90210

 

Antes, mas muito antes de séries adolescentes como Dawson’s Creek, One Tree Hill, The OC, Gossip Girl, e outras do gênero bombarem não só na TV americana como em todo o mundo, houve uma em específico que fez um estrondoso sucesso, sendo a principal fonte de inspiração para que essas acabassem ganhando vida. Em 1990 nascia Beverly Hills 90210, uma série que surgiu para mostrar a badalada vida de um grupo de adolescentes da California, porém de uma forma mais intensa do que uma simples ostentação.

A história começa quando a família Walsh se muda para a cidade, e então os filhos gêmeos de Jim e Cindy, os jovens Brenda e Brandon começam a estudar no colégio West Beverly High School. Lá eles conhecem os personagens Kelly Taylor, Dylan McKay, David Silver, Donna Martin, Steve Sanders, Andrea Zuckerman, entre outros.

Muito se engana quem acredita que a série fez sucesso logo de cara, muito pelo contrário. Beverly Hills 90210 apresentou índices muito baixos de audiência em sua primeira temporada, porém a FOX decidiu dar uma nova chance a série, renovando-a. Durante o verão de 1991, o canal reprisou a série novamente, no intuito de conquistar o público, e parece que a estratégia deu certo. A partir da segunda temporada, que estreou no outono daquele ano, os números começaram a crescer.

 

BH-90210-1

 

O público começou a se identificar com os personagens, e o elenco começou a colher o fruto do sucesso. Os atores Jason Priestley e Luke Perry, intérpretes de Brandon e Dylan, logo se tornaram ídolo das adolescentes, o mesmo ocorreu com Jennie Garth, a personagem Kelly na história, que começou a ser idolatrada pelos rapazes. A protagonista Shannen Doherty se tornou modelo de garota para as jovens na época em que as três primeiras temporadas foram exibidas, devido ao sucesso que Brenda fazia por conta de suas atitudes. Apesar disso sua intérprete não conseguiu assimilar tão bem assim o preço do sucesso, e logo começaram a surgir rumores de que a atriz tinha conflitos com o elenco da atração. A história veio à tona durante o quarto ano da série, e Shannen foi demitida da série no final daquela temporada. O desfecho dado a Brenda foi que ela ganhou uma bolsa de estudo na Inglaterra.

Com a saída de sua protagonista, Kelly Taylor começou a ganhar mais destaque ainda na história, e no lugar de Brenda foi inserida a jovem Valerie Malone, uma amiga da família Walsh, que é claro chega na California para badalar ainda mais o famoso CEP do local. A quinta temporada inclusive, foi um grande divisor de águas para a série, que começou a abordar temas ainda mais intensos. Falando no assunto, desde o início de Beverly Hills, foram discutidos assuntos como gravidez na adolescência, DST, tabagismo e vício de álcool, onde nesse caso o destaque foi mostrar a batalha de um jovem contra o mal. O personagem em questão era Dylan, o qual sua vida estava afundando no fundo do poço, e para passar por essa fase contou com a ajuda de Brandon.

 

BH-90210-2

 

Anos depois de sua estreia, apesar de querer abordar temas mais adultos, já que os personagens já estavam na faculdade, e vivenciando essa nova fase da vida, algumas coisas não agradaram tanto assim a audiência. Temas como drogas e sexo promíscuo acabou não tendo tanta aprovação assim do público, fazendo com que novas mudanças no roteiro fossem feitas. Uma delas foi a mudança radical de Kelly, que vinha tendo problemas de aceitação do público desde a saída de Brenda na história, intensificando ainda mais o romance entre ela e Brandon.

A audiência então voltou a subir, porém novas mudanças foram feitas, como a saída do ator Jason Priestley da série no início da nona temporada. Brandon acaba partindo da California junto com Valerie, e então os produtores começaram a aproximar Kelly de Dylan, que no início da série teve um relacionamento de idas e vindas com Brenda, melhor amiga da personagem.

Mesmo com tantas mudanças, entrada e saída de diversos personagens e o surgimento de diversas séries do gênero, Beverly Hills 90210 chegou ao fim em 17 de maio de 2000, com 10 temporadas e 296 episódios, no auge da popularidade, mesmo com sua audiência não sendo mais a mesma de antes.

Aqui no Brasil a série foi exibida pela Rede Globo no início dos anos 90, com o nome de Barrados no Baile, o qual se tornou um verdadeiro fenômeno, tornando-a bastante popular por aqui. Ela voltou a ser exibida pelo canal em 1998, mas ao ser transferida para as tardes de domingo ficou pouco tempo no ar, por conta das consecutivas derrotas na audiência. A série foi exibida também no canais a cabo Sony e Sony Spin, e em 2010 pela Rede TV!.

 

90210-1

 

O sucesso foi tão grande, que em 2008 a CW produziu um spin off da atração, que se chamou 90210. A série durou metade do tempo de sua progenitora, mas apresentou tramas semelhantes, e contou com a participação de Shannen Doherty, Jennie Garth e Tori Spelling reprisando novamente seus papéis, respectivamente, de Brenda, Kelly e Donna.

Com certeza ela é ficará sempre marcada para a geração de adolescentes daquela época, e sempre servirá de base para novas produções do gênero.

Share this post

Eduardo Nogueira

Eduardo Nogueira

Administrador apaixonado por séries e música, sou fã assumido de Friends, e tenho guilty pleasure pelas séries da CW. No Mix sou editor de reality show, cobrindo atrações do gênero como as franquias The X Factor , The Voice, American Idol, entre outros. Faço também reviews das séries Mom, Supergirl, The Good Place, Scream, Fuller House e da brazuca A Garota da Moto. Além disso, deixo vocês sempre atualizados com as nossas Bolhas de Cancelamento, e também escrevo as colunas de Elenco e Teu Passado Te Condena. No tempo que me sobra faço um café para as visitas, rs. Ufa!