Bates Motel – 4×06 – The Vault

Norman_Divan

Imagem: EW

Continua após as recomendações

Os flashbacks são recursos que, quando bem usados, servem muito bem para preencher lacunas e explicar melhor a série. Em “The Vault”, Bates Motel soube usar muito bem esse recurso. Num episódio com uma carga emocional bem alta, voltamos à infância de Norman, mais precisamente ao dia em que ele presenciou sua mãe sendo violentada por seu pai. Tal episódio foi essencial para explicar o que viria a acontecer com os personagens nos anos seguintes.

Continua após a publicidade

Desde a primeira temporada, a forte ligação entre mãe e filho sempre foi bem clara e um dos pontos chave da série, mas pouco se aprofundava sobre o início desse fortalecimento dos laços afetivos. A cena do estupro e, principalmente, a cena do pequeno Norman segurando a mão de sua mãe como se quisesse dizer “não importa o que aconteça, eu sempre estarei aqui por você” parece ter sido o ponto em que a relação dos dois atingiu um novo patamar. Mais do que mãe e filho, eles eram sobreviventes. Com Dylan constantemente fora de casa, os dois eram os que mais sofriam dos abusos de seu pai. Só havia uma maneira de isso tudo acabar e Norman sabia que tinha que ser ele e mais ninguém a fazê-lo.

Norma sempre se mostrou ser alguém com dificuldade em relacionamentos. Apesar de o motivo para isso já ter sido abordado em outros episódios, o dessa semana serviu para mostrá-lo de forma mais clara e definitiva. A personagem tem um passado marcado por muito sofrimento e dor. Por duas vezes ela foi violentada por pessoas que um dia amou: seu irmão e seu marido. Como ela mesma disse, nunca havia se sentido segura o suficiente em um relacionamento para que pudesse ser completamente honesta com seu parceiro, mas em Romero ela encontrou seu porto seguro. Por mais que eu acreditasse que Chick não revelaria a verdade sobre o incesto, achei fundamental que Norma contasse para Romero. A reação dele só confirmou o quão bem um faz ao outro.

Notas rápidas:

  • Finalmente Norman descobriu sobre Emma e Dylan. Confesso que não acreditei na forma pacífica que ele recebeu a notícia. Quero esperar os próximos episódios para ver se não vão ter desdobramentos.
  • Dylan descobriu sobre a carta que a mãe de Emma havia deixado para ela. O rapaz não deve sossegar até descobrir o que realmente aconteceu. Será que os planos de mudança para Seattle vão ser adiados?
  • Romero finalmente entregou a chave à gerente do banco. Estou curioso para saber o desfecho desse plot e ainda acho que não vai terminar bem pro xerife.
Avatar

Matheus Ronconi

Paulista, nerd, viciado em séries e fã do Rei Leão e do Homem-Aranha. No Mix escrevo sobre The Big Bang Theory e Star Trek: Discovery.

No comments

Add yours