Bem-Vindos à Vizinhança: quem é o vigia/observador?
Bem-Vindos à Vizinhança revelou quem é o Vigia/Observador? Saiba todos os detalhes do desfecho deste mistério.
Criada por Ryan Murphy e Ian Brennan, Bem-Vindos à Vizinhança é uma série inspirada em um crime real da Netflix. A história tem base em um artigo do autor Reeves Weideman publicado no The Cut da New York Magazine e conta a história real de uma família que recebeu uma série de cartas perturbadoras depois de se mudar para a casa dos seus sonhos em Westfield, Nova Jersey.
Na série da Netflix, Dean (Bobby Cannavale) e Nora Brannock (Naomi Watts) passaram a maior parte de suas vidas em Nova Iorque. Em busca de uma vida mais tranquila e menos tumultuada, Dean gasta quase todas as suas economias para comprar a casa no 657 Boulevard, uma bela construção no início do século XX.
No entanto, logo depois, eles começam a receber essas cartas inquietantes de uma pessoa que se identifica como o Observador (ou Vigia).
Então, quem é essa pessoa?
Bem-Vindos à Vizinhança: quem é o Vigia (Observador)?
A questão que mais provoca os espectadores de Bem-Vindos à Vizinhança é sobre quem é o Vigia/Observador. Em cada episódio, um ou mais personagens são colocados sob um microscópio, e a probabilidade de eles serem os culpados é considerada contra evidências esparsas e muitas vezes conflitantes.
Leia também: Bem-Vindos à Vizinhança: a nova série do criador de Dahmer
No entanto, até o final da temporada, estamos longe de obter a resposta.
Bem-Vindos à Vizinhança – como mencionamos – tem base em uma história real, embora uma considerável liberdade artística aconteça na produção.
Talvez esta seja a razão pela qual Murphy e sua equipe não usaram os nomes reais da família que foi perseguida pelo Vigia real.
Derek e Maria Broaddus se tornaram Dean e Nora Brannock na série da Netflix. No entanto, certos aspectos da série são bastante semelhantes à realidade. E, sem dúvida, a coisa mais importante entre eles é que a identidade do Observador permanece um mistério no mundo real também. Ou seja: tanto na série quanto na vida real, a identidade nunca foi revelada.
Bem-Vindos à Vizinhança não revela a identidade do Observador/Vigia
Embora termine sem fornecer uma resposta definitiva para a pergunta mais importante, a série fornece alguns suspeitos.
Por exemplo, a dupla de vizinhos dos Brannocks, que imediatamente arruma conflitos com eles. Mo e Mitch são um casal cuja propriedade faz fronteira com o 657 Boulevard.
No episódio 2, eles aparentemente morrem em um caso de assassinato-suicídio, mas eles retornam a Westfield mais tarde. E então, é revelado que seu filho, Christopher, matou duas pessoas mais velhas com o mesmo tipo de corpo que seus pais para obter o dinheiro do seguro, enquanto Mo e Mitch estavam de férias na Flórida.
Leia também: Os Winchesters confirma volta de ator de Supernatural na série
Há também Pearl e seu irmão Jasper. É bastante evidente que eles estão escondendo um grande segredo, mas apenas um pequeno pedaço dele é revelado até o final da temporada.
A certa altura, Nora suspeita que o próprio Dean é quem está enviando as cartas. E então, Theodora, a investigadora particular que eles contrataram, apoia isso. Embora as teorias não se encaixem em alguns pontos.
Dean não envia as duas primeiras cartas, mas está por trás da terceira. Ele realmente precisa que a casa seja vendida para evitar uma segunda falência. Karen Calhoun, a corretora de imóveis, é outra suspeita, e ela tem motivos reais para querer os Brannocks fora de casa.
Enquanto Karen quer a casa e faz de tudo para adquiri-la, ela não é a Vigia/Observador. Em sua primeira noite no 657 Boulevard, seu cachorro de estimação é morto e ela observa alguém saindo do alçapão nas escadas. Ela foge da casa imediatamente e a coloca à venda.
Bem-Vindos à Vizinhança brinca com mais suspeitos
Segundo Theodora, de todos os suspeitos, Roger Kaplan, o aficionado por arquitetura local e professor de inglês, tem a melhor chance de ser o Vigia/Observador.
Mas, em última análise, ele parece uma vítima de conjecturas. E então, há a própria Theodora. Uma paciente terminal de câncer, ela aceita ser a Vigia em seu leito de morte. Mas mais tarde é revelado que é uma mentira contada para impedir a marcha de Dean em direção à autodestruição, por causa de sua obsessão com o mistério não resolvido.
Isso nos leva a John Graff, o homem que viveu no 657 Boulevard até 1995 com sua família. De acordo com Theodora, John também recebeu cartas e depois matou toda a sua família antes de desaparecer. John Graff e a pessoa que se apresentou como William Webster são os mesmos. Está fortemente implícito que ele é quem vive nos túneis que os reformadores do 657 Boulevard encontram.
Pearl e Jasper sabem sobre ele e o esconderam nos túneis por todos esses anos. Ele é provavelmente a pessoa que Karen vê em sua casa e envia a maioria das cartas para os aliados do Vigia. Ele não é o Observador original. Alguém lhe enviou aquelas cartas. Mas, como muitas pessoas, a propriedade tornou-se obcecada por ela.
Um componente-chave da narrativa que apoia essa teoria é o comportamento de Dean no final. Apesar de ter seu próprio final feliz, ele não conseguiu desistir da casa e dos mistérios que a cercam. Nós o vemos se apresentando aos novos proprietários como John, assim como John Graff fez quando se conheceram.
Como Dean depois dele, John provavelmente não foi capaz de desistir e tentou atormentar a família Brannock da mesma maneira que ele, talvez até esperando um resultado semelhante.