Billions – 1×08 – Boasts and Rails

Billions S01E08

Imagem: Arquivo Pessoal/Renato M.P

Continua após as recomendações

 

Este episódio de Billions é muito complicado de ser debatido, ou até mesmo explicado, por causa de todos os fatores que o movem. Ao mesmo tempo em que temos pontos interessantes e muito céticos criados ao redor da história e que dão um “up” em algumas cenas, a história do episódio como um todo é muito lenta e cansativa. Billions sempre se demonstrou uma série que, apesar de ser longa de mais e acabar tornando-se massante com o passar do tempo, tinha uma boa fórmula própria de empregar várias subtramas ao mesmo tempo e conseguir desenvolvê-las de forma exemplar até o final do episódio. “Boasts and Rails” é um desses típicos episódios, mas ele não funciona.

Continua após a publicidade

A série se perdeu muito após o episódio de “The Deal” (que apontava um embate eminente), porém com os episódios seguintes ela foi “desmarcada”. Algo muito decepcionante, já que a série tem como ponto mais forte os seus ótimos atores. A história do episódio foi desinteressante, mas conseguiu extrair subtramas que foram abertas em episódios passados que salvaram todo este episódio – e talvez possam influenciar episódios futuros.

A primeira é o que aconteceu como Bobby Axelrod durante o 11 de Setembro. O piloto de Billions fala sobre isso e o terceiro episódio também, explorando esse tema de uma boa maneira e nos deixando com umas dúvidas com relação a Axelrod. Já neste episódio tivemos a revelação de que Axelrod lucrou 750 Milhões com a morte de todos os seus parceiros, graças a um trecho de um livro que explora com afinco este dia, dizendo que ele aproveitou esse momento de desespero e tragédia para aproveitar-se de tudo o que podia.

Isso de fato é algo muito triste, aproveitar-se da tragédia para benefício próprio, porém quando pensamos que realmente foi um ser humano que fez isso, é algo normal, algo de nossa própria índole, aproveitar os momentos mais frágeis alheios para ganho/glória pessoal. Axelrod agiu de forma errada e acabou conseguindo o que queria mesmo assim, algo que agora está sendo divulgado na mídia e prejudicando a imagem dele com as pessoas.

O 11 de Setembro ainda é uma grande incógnita no personagem. Como ficou o seu psicológico depois deste famigerado atentado? Será que ele continuou normalmente? Ou será que Bobby Axelrod sempre foi Bobby Axelrod? Destemido, inteligente e até mesmo um pouco sádico? Ter participado de algo desta magnitude da maneira que ele participou certamente não pode ter “passado batido”, e se passou, é um grande erro do roteiro de Billions.

Uma das grandes cartas na manga que Bryan tinha era um informante que trabalha na Axe Capital: Donnie Caan. E isso acaba vindo a tona para Axe, que decide fazer uma reunião para descobrir quem é o verdadeiro informante. Através de um singelo hacker ele encontra o nome de três funcionários. Caan esta no meio. Chuck aconselha Bryan de que a melhor maneira dele fazer com que Donnie fique na empresa é persuadir a demissão de um dos outros três envolvidos, e isso acaba gerando um conflito de valores e pessoal de Bryan consigo mesmo. Ele o faz e Doonnie fica na empresa, causando assim a demissão de um dos suspeitos.

Em particular, esse trama todo da demissão não funcionou, pois Bryan é um promotor e deve agir como tal. A demissão de alguém que já é corrupto – afinal ele trabalha na Axe Capital – deveria ser tratado de outra maneira, algo que não fosse esse pseudo drama que fomos forçados a ver. Afinal, causar um dano para trazer o bem maior no futuro é algo com que se lida diariamente por alguém na posição dele.

No final do episódio temos o grande plot twist, revelando que Donnie na verdade esta trabalhando com Axe, para conseguir obter as informações que Bryan e Chuck possuem e assim atrasar o processo de investigação deles, algo que com certeza trará várias mudanças para a trama, apesar da visibilidade excessiva que foi dada a este detalhe em específico. Bobby sempre esteve e sempre estará um passo a frente de seus adversários. Donnie Caan é apenas uma peça do gigante tabuleiro de xadrez que esta sendo Billions.

Nenhum comentário

Adicione o seu

Tags Billions