Blindspot – 1×23 – Why Await Life’s End – [SEASON FINALE]

Blindspot Why Await Life's End MAIOR
Imagem: Spoilers Guide

[spacer size = “2o”]

Continua após publicidade

Desde quando a NBC anunciara Blindspot em 2015 com a promessa de ser o melhor drama já produzido pela TV aberta em muito tempo, fiquei bastante empolgado por motivos óbvios, bem porque a transição que a televisão esta fazendo para as redes a cabo e plataformas digitais, acontece em um ritmo tão grande que a indústria sequer conseguiu acompanhar. Todavia, a série que nos foi apresentada a partir do episódio foi, infelizmente, o mais do mesmo disfarçado de novidade e com um retoque ou outro diferente.

Continua após a publicidade
Blindspot Why Await Life's End MENOR
Imagem: NBC/Divulgação

Vinte e três episódios depois do anúncio, a NBC mostra e é forçada a admitir que terá que se esforçar um pouquinho mais para produzir e conceber algo que deixe o telespectador em êxtase, que o traga para a televisão naquele horário da série e que consiga mudar a ideia da academia de televisão, bem porque, é bastante difícil que ela não dê uma olhada primeiro no que a Netflix está produzindo do que na CBS e/ou NBC. Essa Season Finale, infelizmente, nos prova que a televisão precisa ainda de um bom tempo para ser tudo aquilo que era nas décadas de 1970-1980.

Continua após publicidade

Entretanto, os problemas que temos em “Why Await Life’s End” é exatamente a síntese de todas as fórmulas, clichês e ferramentas que não deveriam ser mais usadas na televisão a muito tempo, esteja essa direcionada para qualquer tipo de público alvo. É verdade que viemos de um episódio bastante intenso, com uma série de revelações e acontecimentos, deixando qualquer coisa que vem a seguida difícil de agradar, mesmo que esta continuação seja uma Season Finale super aguardada como essa que temos aqui.

Há de se pontuar que nem os atores e muito menos a excelente direção são responsáveis pela fraqueza e fragilidade desta conclusão, pois não só conseguem corresponder a todas as expectativas do telespectador e da crítica, como também ajudam a preencher algumas lacunas que sequer deveriam existir nesse ponto da produção. O grande problema deste Finale foi único – o roteiro, que enquadra-se muito bem naquele conhecido ditado de “ir com muita sede ao pote”.

Continua após publicidade

É sabido que um bom final tem que encerrar vários pontos que foram abertos no passado, trazer aquele gancho sensacional, mas sem ser muito apelativo e ainda dizer ao telespectador que sim, eu mereço sua audiência daqui pra frente. Entretanto, o roteiro nos deu uma aula de tudo aquilo que não deve estar em um episódio tão importante como esse aqui, pois novamente abusa de clichês, conclui histórias de uma maneira apressada e ainda traz um gancho muito ruim e extremamente apelativo.