Caleidoscópio: ordem certa para assistir e linha do tempo da série
Qual é a ordem certa para assistir a série Caleidoscópio na Netflix? Sugestão de ordem cronológica e linha do tempo explicada.
A série Caleidoscópio está tentando mudar a maneira como você assiste televisão. A série de assaltos da Netflix, estrelada por Giancarlo Esposito, Tati Gabrielle e Rufus Sewell, retrata um crime ultracomplicado com uma história de 25 anos.
O seu aspecto mais notável, no entanto, é a sua apresentação. Os primeiros sete dos oito episódios da série estão em todas as contas da Netflix em uma ordem aleatória, cada um definido em um ponto diferente da linha do tempo do programa, variando de 25 anos antes do roubo a seis meses depois. Isso cria uma experiência de visualização única.
Mas, se você não confia no algoritmo, aqui está uma ordem de visualização sugerida, bem como a ordem cronológica certa para assistir.
Qual a ordem correta para assistir Caleidoscópio na Netflix?
Tecnicamente, não existe uma ordem “correta” para assistir Caleidoscópio na Netflix. Os episódios não são numerados, mas são atribuídos a cores, com os primeiros sete episódios aparecendo aleatoriamente.
Portanto, a ordem “correta” é aquela que a sua conta Netflix lhe sugerir. Mas isso não significa que você não possa se rebelar contra a sua conta e assistir do seu jeito.
Leia também: Fãs detonam Netflix após cancelamento de 1899; Veja reações
“Branco”, o episódio que realmente mostra o assalto, deve ser o final, independentemente de como você vê o resto da série. Mas se você está determinado a assistir os outros episódios em ordem cronológica, você vai querer seguir esta sequência:
- “Violeta: 24 anos antes do assalto”
- “Verde: 7 anos antes do assalto”
- “Amarelo: 6 semanas antes do assalto”
- “Laranja: 3 semanas antes do assalto”
- “Azul: 5 dias antes do assalto”
- “Vermelho: A manhã depois do assalto”
- “Rosa: 6 meses depois do assalto”
- “Branco: O assalto”
Histórias de fundo em Caleidoscópio (Violeta, Verde)
À primeira vista, pode parecer que o assalto planejado por Ray Vernon está em andamento há apenas alguns meses em Caleidoscópio. A verdadeira história, no entanto, começa vinte e quatro anos antes dos eventos do final. Cronologicamente, a série começa com o episódio “Violeta”, quando Ray e Roger ainda são jovens, com vidas consideravelmente mais fáceis.
A esposa de Ray, Lily ainda está viva e ele pensa brevemente em deixar para trás a vida do crime. No final, ele fica tão envolvido nisso, que não apenas perde tudo o que amava, mas também é traído pelo amigo em quem mais confiava. É quando Ray começa a nutrir o sentimento de vingança que se manifesta dezessete anos depois.
Leia também: A Lição tem história real na Netflix? A verdade por trás
No episódio “Verde“, encontramos Ray sete anos antes do assalto. Ele cumpriu dezessete anos de prisão e conheceu Stan como seu companheiro de cela. Quando ele descobre que tem Parkinson, ele decide fugir da prisão para encontrar sua filha e se explicar para ela.
Ele descobre que Hannah construiu uma vida e tanto, mas velhas feridas ressurgem quando ele descobre que é seu ex-amigo, Roger, que contratou Hannah. Com sua filha em uma posição chave, ele decide atacar Roger onde vai doer mais.
Planejando o assalto (Amarelo, Laranja, Azul)
Por sete anos, Ray espera pacientemente. Ele trabalha com Hannah, que ganha a confiança de Roger e conta ao pai todos os segredos relacionados à empresa. Chega a hora de executar o plano, quando ele descobre que os Trigêmeos (as três pessoas mais ricas, poderosas e influentes do mundo) estão confiando a Roger seus títulos no valor de bilhões de dólares.
No episódio “Amarelo“, nós o encontramos seis semanas antes do assalto, reunindo-se com Stan e reunindo uma equipe para executar seu plano mestre.
Já no episódio “Laranja“, a linha do tempo muda para três semanas antes do assalto, quando a equipe deve realizar um pequeno assalto para cercar o dinheiro que investirá no roubo maior.
A essa altura, a equipe já enfrentou problemas como Bob machucando uma das mãos e impossibilitando-o de arrombar as fechaduras sozinho. E Ava recebe uma ameaça de Abassi que traz sérias consequências para eles. Ainda há esperança para a equipe, e eles decidem seguir em frente com o plano de qualquer maneira.
A equipe é atingida cinco dias antes do assalto, no episódio “Azul“, quando Roger Salas descobre a porta dos fundos em seu sistema e a fecha, impossibilitando o acesso de Ray e sua equipe ao cofre. Por um momento, parece que estão todos acabados. Mas, então, o furacão chega e Ray apresenta o plano de inundar os cofres.
No episódio final, intitulado “Branco“, encontramos Ray e sua equipe executando um plano que parece se inclinar mais para o fracasso do que para o sucesso. Para dizer o mínimo, as coisas não saem como nenhum deles esperava.
Após o assalto (Vermelho, Rosa)
Com tudo sobre o assalto dando errado, encontramos apenas quatro membros da tripulação para ver na manhã seguinte, no episódio intitulado “Vermelho“. Na sequência, Roger Salas tenta salvar a situação, sabendo muito bem o quanto a coisa toda está ferrada e vai arruinar sua vida.
Ray, Ava, Judy e Stan tentam descobrir uma maneira de se manterem vivos enquanto se perguntam quem traiu quem e onde exatamente os laços pelos quais trabalharam tanto desapareceram. Muitas perguntas perduram em suas mentes enquanto fogem de Nova York, tendo infligido mais danos do que esperavam, especialmente a si mesmos. Mas a história ainda não acabou.
Caleidoscópio chega ao fim com o episódio intitulado “Rosa“, onde encontramos a tripulação seis meses após os acontecimentos do assalto. Enquanto alguns mal sobrevivem, outros estão mais focados na vingança. Também encontramos Roger Salas fazendo uma jogada contra Ray Vernon, que já está em péssimo estado.
Este episódio encerra toda a história com um final sangrento, para dizer o mínimo. As intenções e motivações, que antes guiavam os personagens, entram em jogo. Ninguém, nem os bandidos nem os mocinhos, sai ileso. Este é o episódio mais brutal de todos e, de certa forma, um final adequado para a história.