Um dos canais a cabo mais populares entre os noveleiros de plantão, o Canal Viva vai encerrar um ciclo e iniciar uma nova era. A partir de 09 de junho, o Canal Viva vai acabar e deixar de existir como o público conhece. Agora, ele vai se chamar Globoplay Novelas, inteiramente dedicado para as novelas.
Essa mudança marca os 15 anos do Viva e uma novo posicionamento estratégico da Globo, que quer reforçar e apostar nas telenovelas para engajar o público.
Fim do Canal Viva para um canal inteiro só de novelas
Segundo a Globo, o Globoplay Novelas será o destino definitivo para os noveleiros de plantão. A proposta é oferecer uma programação contínua e segmentada por faixas, reunindo desde clássicos da dramaturgia nacional até sucessos internacionais e produções inéditas desenvolvidas exclusivamente para o Globoplay.
“Com o Globoplay Novelas, o canal passa a estar mais integrado ao ecossistema Globo. As novelas têm o poder de gerar engajamento, pautar temas sociais e continuar sendo uma conversa nacional”, afirmou Tatiana Costa, diretora de Conteúdo e Canais Globo.
Estreia com superprodução inédita

Para marcar a transformação, a emissora prepara uma estreia de peso: a novela “Guerreiros do Sol”, inspirada na história de Lampião e Maria Bonita, estreia simultaneamente no canal pago e no Globoplay no dia 11 de junho. A trama será exibida de segunda a sexta, às 22h40, com reprise aos sábados, enquanto no streaming, os episódios serão disponibilizados em blocos semanais de cinco capítulos.
O elenco conta com Isadora Cruz, Thomás Aquino, Alinne Moraes, Irandhir Santos, Nathalia Dill, Alice Carvalho e Alexandre Nero, sob direção artística de Rogério Gomes.
Sucessos nacionais e internacionais
Além da nova novela original, o canal também trará de volta tramas queridas pelo público, como “Além do Tempo”, da faixa das 18h em 2015, que será reprisada pela primeira vez. Na ala internacional, o canal exibirá a novela turca “Hercai” e o folhetim mexicano “O Amor Invencível”, inspirado na produção portuguesa “Mar Salgado”.
Novelas escolhidas pelo público
Outro grande diferencial do Globoplay Novelas será a participação do público na escolha das reprises. Por meio das chamadas “Batalhas Temáticas”, os fãs poderão votar em enquetes para decidir qual novela será exibida. A primeira disputa já está definida: uma batalha entre Helenas de Manoel Carlos, com “Por Amor” (Regina Duarte) enfrentando “Laços de Família” (Vera Fischer). A vencedora estreia em julho na nova programação.
“É uma maneira de compartilhar decisões com o público, que sempre nos enviou sugestões de novelas para reprisar. Agora, eles terão voz ativa na grade do canal”, reforçou Tatiana Costa.
O futuro das novelas na TV paga e no streaming


A mudança do Viva para Globoplay Novelas mostra a aposta da Globo em um modelo de consumo mais flexível e conectado com o digital. O espectador poderá escolher se prefere maratonar no streaming ou acompanhar a novela ao vivo no canal linear. Para a Globo, é uma maneira de fortalecer seu ecossistema e manter a relevância do gênero mais tradicional da televisão brasileira.
O Globoplay Novelas será lançado oficialmente no dia 9 de junho, substituindo o Viva em sua programação linear. Já para os assinantes do Globoplay, os conteúdos estarão integrados à plataforma, com opções para todos os perfis de público — do nostálgico ao noveleiro raiz.