Cancelamento da série 9-1-1 foi o maior erro da TV em 2023
9-1-1 foi cancelada pela FOX, mas retornará nos EUA em outra emissora, a ABC. Mas este movimento foi um grande erro.
Em uma reviravolta que chocou os fãs da televisão, o portal TVLine elegeu a decisão da FOX de cancelar a série “9-1-1”, forçando a mudança dos produtores para o canal ABC como o maior erro televisivo de 2023.
Criada pelo renomado Ryan Murphy, a série, produzida pela 20th Television da Disney, é um sucesso consolidado que, em sua sexta temporada, ostentava mais de 7 milhões de telespectadores e uma classificação de 1.0 no demográfico chave (com Live+7 playback). Esses números não apenas a posicionavam a série como a líder entre todos os dramas da FOX, mas também fazem dela a série de entretenimento mais assistida e bem avaliado no seu futuro canal, ABC.
Mas, afinal, o que justificaria tal mudança? Há quem argumente que a decisão tenha uma base econômica, considerando a propriedade da Disney sobre a 20th Television. Contudo, a questão principal é: por que entregar a um canal concorrente uma série de sucesso em uma bandeja de prata?
Saiba mais sobre 9-1-1:
- Angela Bassett, de 9-1-1, vira Presidente em nova série da Netflix
- Star+ vai acabar e migrará conteúdo para Disney+
- Calendário das séries em 2024: Grey’s Anatomy, 9-1-1 e mais
Além disso, tal movimento promete confundir os espectadores casuais nos EUA, já que “9-1-1” será exibido na ABC, enquanto seu spinoff, “9-1-1: Lone Star“, continuará na FOX. Vale ressaltar que são raros os movimentos de canais que dão certo, com o mais recente – Magnum PI, que foi da CBS para a NBC, resultando em um novo cancelamento após uma única nova temporada.
“9-1-1” explora o cotidiano de policiais, paramédicos e bombeiros que se deparam com situações extremas e desafiadoras. Buscando salvar vidas enquanto lidam com seus próprios dramas pessoais. A série, conhecida por seu equilíbrio emocionante entre ação e drama humano, conquistou uma base de fãs leal e apaixonada.
Para os fãs brasileiros, também haverá mudança. A notícia é que “9-1-1” migrará para o streaming da Disney+, oferecendo uma nova casa digital para acompanhar as aventuras destes heróis do dia a dia. Essa mudança, no entanto, acontecerá devido ao fim do streaming do Star+, que unificará todo o seu catálogo com o Disney+.
Essas mudanças inesperadas de canal – e streaming – levanta diversas questões sobre a estratégia das grandes redes e produtoras. Além de destacar as complexidades e os riscos inerentes às decisões de programação na era do streaming e da televisão moderna. Mas o maior questionamento atual é: 9-1-1 vai durar muito no seu novo canal? Só o tempo dirá.