Cartão Postal – A Londres Vitoriana de Penny Dreadful

Penny Dreadful Cartao Postal

Continua após as recomendações

O Cartão Postal dessa semana vai até a Londres do final do século XIX. É durante essa época que se passam os acontecimentos da série Penny Dreadful, da rede americana Showtime.

Continua após a publicidade

Um pouco de história

De 1837 a 1901, o Reino Unido esteve sob o reinado da Rainha Vitória. Tal período ficou conhecido Era Vitoriana e foi um dos mais prósperos e de maior expansão da história britânica. Durante esse período, devido a um elevado crescimento demográfico, Londres se tornou a maior e mais importante cidade europeia. Um dos motivos para tal crescimento foi a grande chegada de imigrantes vindos das colônias do Império Britânico e de outros países europeus. A sociedade britânica era basicamente dividida em nobreza, burguesia e a classe trabalhadora. Uma outra característica dessa sociedade, que pode ser observada na adaptação televisiva, era a duplicidade moral da cidade. Enquanto pregava-se rigorosamente a moralidade e o puritanismo nas relações sociais, crescia também a prostituição no centro londrino.

A série

Para quem não conhece, Penny Dreadful é uma série de terror que tem como protagonistas o trio formado pela medium Vanessa Ives (Eva Green), o explorador Sir Malcolm Murray (Timothy Dalton) e o pistoleiro Ethan Chandler (Josh Hartnett) que têm como objetivo encontrar a filha do Sir Malcolm que foi sequestrada por uma criatura misteriosa. Durante a série, diversos personagens da literatura de terror, como o Dr. Victor Frankenstein e Van Helsing aparecem no caminho do trio.

Boa parte da ação de Penny Dreadful acontece durante a noite. Isso ajuda a dar um tom mais sombrio e assustador à série. Para retratar a Londres vitoriana, a produção escolheu a cidade de Dublin, na Irlanda, por possuir uma arquitetura bem semelhante à capital inglesa do século XIX. Abaixo, listo algumas das locações usadas na gravação da série.

Dublin Castle
15359800165_365644d8fb_cO castelo, inicialmente construído no século XIII para servir de proteção à capital irlandesa, foi uma das sedes do governo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda até meados de 1920. A foto mostra uma cena gravada no exterior do castelo representando uma feira no centro da cidade. Além de Penny Dreadful, o castelo já apareceu várias vezes no cinema e na tv, como, por exemplo, quando foi usado para filmagens da série The Tudors.

The Honorable Society of King’s Inns

Henrietta_Street_-_Dublin_5573492951O local é um instituto responsável pela admissão de advogados recém formados no sistema jurídico irlandês. É a instituição de ensino especializada em direito mais antiga da Irlanda. Foi construída durante o reinado de Henrique VIII no século XVI. Seu prédio é uma das construções mais bem conservadas de Dublin.  O pátio do prédio foi usado para gravação de cenas externas da série, além de aparecer em outras produções da tv britânica, como a minissérie Charlie.

Dame Lane e o The Stag’s Head

bar

A Dame lane, uma pequena travessa localizada no centro de Dublin, aparece em vários momentos na série. O The Stag’s Head (traduzido como A Cabeça do Veado) é um pub bastante famoso localizado na travessa. Na foto, o personagem Ethan Chandler aparece bebendo no pub durante uma cena da primeira temporada.