Cartão Postal – Anatomia de Grey

greys cartão postal

 

Aproveitando o furor causado por uma morte recente e por nos despedirmos da atual temporada, Cartão Postal visita Seattle e Grey’s Anatomy.

Seattle talvez não seja exatamente o local a ser visitado. Como já explicado em outras edições da coluna, as séries costumam utilizar apenas panorâmicas e cenas externas nas cidades onde as histórias acontecem. O restante (incluindo aqui todas as cenas internas) é filmado em estúdio. É o que acontece em Grey’s Anatomy. Seattle está por toda a parte na série, mas apenas em nome e espírito, pois a série é majoritariamente filmada em Los Angeles, Califórnia.

Continua após a publicidade

Seattle é conhecida por seus dias nublados e por sua garoa quase constante e que muitas vezes se transforma em chuva. Essa atmosfera melancólica e um tanto opressora já fora explorada com inteligência por The Killing, que utilizava a chuva e o céu fechado para dar uma ideia de estagnação, tristeza e sufoco. É claro que na “vida real” a cidade não é tão escura e chuvosa como a TV e o Cinema nos mostram. Ainda assim, é interessante perceber como os personagens de Grey’s Anatomy, por exemplo, são acometidos por chuva assim que saem do hospital. Na série médica, porém, não há a intenção de passar a ideia de opressão ou tristeza, mas o de conforto e aconchego. Uma chuvinha sempre é boa quando estamos bem abrigados; enquanto a chuva cai no lado de fora, todos estão seguros no Seattle Grace Hospital.

 

Grey’s Hospital

greys colagem
O Sepulveda Ambulatory Care Center onde várias cenas são filmadas.

 

O cenário principal da série, como não poderia deixar de ser é o Seattle Grace Hospital (que depois viria a sofrer algumas alterações no nome). Ele é baseado no Harborview Medical Center, em Seattle. A grande maioria das filmagens, porém, acontecem em Los Angeles, onde os estúdios se encontram. As filmagens externas da cidade são realmente filmadas em Seattle, mas só. Você pode perceber que várias das cenas externas se repetem, pois novas filmagens não foram realizadas e o arquivo de cenas vai sendo ultrapassado e várias imagens aparecem regularmente.

Grande parte das cenas é feita em estúdios da ABC, mas algumas sequências exigem outros locais. Um dos edifícios utilizados é o Sepulveda Ambulatory Care Center, em North Hills, Califórnia. O grande atrativo deste prédio são as imagens janelas e a ponte onde vemos os médicos passarem várias vezes. São vários os episódios onde vemos algum personagem olhando para fora, através da janela, enquanto descansam sob a tal ponte.

Recentemente o Sepulveda Ambulatory Care Center esteve envolvido em uma polêmica. Para resumir, a rede de hospitais responsável pelo local se envolveu em escândalos financeiros, envolvendo desvios, mau atendimento, etc. Muitos comentaram que as filmagens da série estavam piorando a situação do lugar, outros diziam que a polêmica estava prejudicando o programa. Mas os problemas não param por aí: várias reclamações de funcionário e pacientes foram feitas contra a produção da série. Segundo eles, a série ocupa todo o segundo andar do prédio e grande parte do estacionamento. Para piorar, o hospital é dedicado a veteranos de guerra, o que sempre deixa a situação mais delicada.

Os responsáveis pelo Sepulveda Ambulatory Care Center, porém, trataram de resolver o problema: segundo comunicado oficial publicado na época da turbulência, não havia do que reclamar entre a produtiva relação entre o hospital e a série televisiva. Segundo comunicado, a série era filmada no local apenas em horários de pouco movimento e geralmente em fins de semana ou feriados. Nunca houve abuso por parte da produção e todos esperam que a parceira ainda se estenda por muito tempo.

 

A Casa

casa greys
A casa verdadeira, localizada em Seattle, e a planta que mostra a disposição dos cômodos.

 

A casa de muitos donos e que quase todo personagem já visitou ao menos uma vez existe na vida real. Ao menos o lado externo. Localizada na Comstock Street, a residência chama atenção dos fãs que visitam o local regularmente. O problema é que todas as cenas internas são filmadas em LA. De qualquer forma, há uma logística: o estúdio foi construído como se fosse uma casa, com a disposição original dos quartos e demais cômodos. É um dos cenários mais recorrentes e importantes da série além do hospital.

Matheus Pereira

Matheus Pereira

Gaúcho, estudante de jornalismo e viciado em séries. Tem séries pra assistir de mais e tempo de menos. Séries favoritas? Six Feet Under e Breaking Bad.

No comments

Add yours