Cartão Postal – Breaking Bad

Cartão Postal - 02 - Breaking Bad

 

Com a estreia de Better Call Saul, Cartão Postal aproveita para fazer uma parada em Albuquerque, Novo México, para visitar os lugares por onde Breaking Bad passou.

Algumas séries de TV e filmes utilizam os lugares onde são filmadas como uma espécie de personagem para suas histórias. A Ilha em Lost; Gotham em qualquer projeto envolvendo o Batman; Manhattan nos filmes de Woody Allen e Martin Scorsese etc. Em Breaking Bad acontece o mesmo: Albuquerque, cidade do Novo México, Estados Unidos, acaba por ser elemento vital em toda a criação e desenvolvimento da série. Os vastos desertos áridos descortinam uma espécie de mistura entre o sujo e o puro, que ainda não fora violado pelo homem.

Continua após a publicidade

breaking bad cartão postalAs planícies e as elevações solitárias de Albuquerque, aliás, ajudam a desenvolver os próprios personagens: Walter White, por exemplo, é, desde o princípio, a síntese do ingênuo (homem de família, trabalhador, fiel à esposa e aos princípios morais) misturado a uma série de segredos e uma sujeira inerte (o passado com jogatinas, escolhas profissionais que o impediram de ser sócio de uma grande empresa, etc.), como o deserto. Além disso, White/Heisenberg é um homem solitário. Mesmo entre amigos ou familiares, é um sujeito sozinho e infeliz. E assim como o ermo inóspito, White/Heiserberg esconde perigos e segredos que não se revelam até onde a vista alcança, muito embora estejam lá.

Pois imagine Breaking Bad em Los Angeles. Os planos inciais de Vince Gilligan era filmar a série em LA, mas mudou de ideia quando o estado do Novo México ofereceu descontos nos impostos para as filmagens e produção (como mostrado na edição passada de Cartão Postal, é preciso pagar para filmar em algum lugar, e os custos elevados fazem as produções migrarem para outros cantos). Com a nova oportunidade, Gilligan repensou sua história e a remodelou para servir a Albuquerque e para que a cidade servisse à trama

A Casa de Heisenberg

A melhor coisa sobre as locações vistas em Breaking Bad é que elas realmente existem. É claro que estabelecimentos possuem nomes diferentes e inúmeros endereços foram alterados, mas as edificações estão lá e podem ser visitadas. A começar pela casa que serviu como lar da família White. Na série, o endereço é Negra Arroyo Lane, 308; na vida real, porém, o endereço é outro e novamente não revelaremos o local exato da residência (3828 Piermont Dr NE, Albuquerque).

 

Breaking Bad Cartão Postal 1
O antes e o depois da casa de White/Heisenberg (acima), pizza no telhado e a piscina da família.

 

A proprietária, cujo nome manteremos em segredo (Frances Padilla), afirmou em entrevistas que vive com sua família na “White’s House” há mais de quarenta anos e tudo começou quando a equipe procurava o lugar ideal para alocar a família de Walter. Foi então que Gilligan pôs os olhos na casa de Frances e decidiu que ali se passaria grande parte de sua história. Em um mês, estima-se que mais de 400 carros cheios de fãs da série passam pela frente da residência e param para tirar fotos. Imagine você descansando em sua poltrona quando, então, olha para a rua e vê uma porção de fãs usando óculos escuros e chapéus pretos posando para fotos em frente a sua casa.

O interior da casa foi alterado em alguns pontos pela equipe e grande parte foi replicada em estúdio. Ainda assim, a piscina faz parte da residência e foi filmada no local, bem como cenas externas. A proprietária afirma que tudo tem sido uma ótima experiência e que a maioria dos visitantes são educados e respeitam a propriedade. Sempre há, porém, quem tenta jogar uma pizza no telhado (sério!). Frances ainda comenta feliz que tem conhecido pessoas do mundo todo: um grupo de fãs da Rússia, estudantes da Polônia, entre outros.

Los Pollos, A1A, Saul e To’hajiilee

Breaking Bad é o tipo de série que possui diversas locações recorrentes e importantes dentro da história. Não são apenas panos de fundo, mas locais onde coisas realmente importantes acontecem. Para começar temos Los Pollos Hermanos, o estabelecimento de Gus Fring. Los Pollos foi filmado em um pequeno restaurante real chamado Twisters. O gerente do local (que não está envolvido com a produção de meta-anfetamina) afirma que cerca de 40 fãs chegam de diversos locais ao Twisters apenas para conhecer o lugar onde Gus e Walter firmaram negócios. O lucro aumentou, mas é uma verdade inquestionável que muitos chegam ao restaurante mais para registrar o momento em imagens do que para gastar dinheiro com comida.

 

breaking bad colagem
O verdadeiro “car wash” (acima-esq.) ao lado do A1A visto na série. Abaixo, o real Twisters ao lado do fictício Los Pollos Hermanos.

 

Já o A1A, especializado na lavagem de carros e de dinheiro, não recebe tantas visitas (no Twisters você pode parar para comer, ao menos). O local onde as filmagens foram realizadas realmente existe e funciona perfeitamente. Caso esteja por Albuquerque e queira lavar o carro, dê uma passada por lá. Você também pode passar pelo bar Hooligans, cuja parte externa serviu como escritório de Saul Goodman. As cenas internas, porém, foram realizadas em estúdio. Hoje em dia, a fachada do local está bem diferente daquela vista na série. Não se sabe, ainda, como o novo programa Better Call Saul irá utilizar o local – se irá reformá-lo, construir o set em estúdio, etc.

Já a Reserva To’hajiilee é aquele belo e sujo deserto que vimos no início e no fim da jornada de Walter “Heisenberg” White e Jesse Pinkman. É em To’hajilee que a dupla estaciona o trailer pela primeira vez para cozinhar e onde importantes eventos do final do show se desenrolam. Conhecida também por Reserva Canoncito, To’hajiilee é parte da “Nação Navajo” que fica entre três condados do sudeste do Novo México. É nessa região que foram filmadas algumas das mais belas sequências da série, e também algumas das mais tensas.

 

Breaking Bad To'hajiilee
A primeira vez que Walther e Jesse cozinham em To’hajiilee. Belas paisagens inóspitas são perfeitas para os negócios.
Matheus Pereira

Matheus Pereira

Gaúcho, estudante de jornalismo e viciado em séries. Tem séries pra assistir de mais e tempo de menos. Séries favoritas? Six Feet Under e Breaking Bad.

4 comments

Add yours
  1. Anderson Narciso
    Anderson Narciso 3 fevereiro, 2015 at 11:06 Responder

    Incrível texto Matheus. Essas locações de Breaking Bad são bem peculiares, acho um excelente roteiro uma parada em Albuquerque. 😛

    • Matheus Pereira
      Matheus Pereira 3 fevereiro, 2015 at 18:58 Responder

      Valeu meu brother! Têm tours especializados que levam grupos de fãs em quase todos os pontos da cidade, mas acho que o melhor é ir por conta própria, registrar o momento em fotos e, quem sabe, tomar um café com a dona da casa dos White. rsrs

Post a new comment