Cartão Postal – Downton Abbey

downton-abbey-50dfaa5186e28

Continua após publicidade

[spacer size=”20″]

Continua após a publicidade

Downton Abbey é uma das séries de maior sucesso no mundo televisivo. Nos Estados Unidos, a produção inglesa chega a desbancar obras puramente norte-americanas. O caráter novelesco, perpassando por uma linha tênue que separa o drama do dramalhão, talvez seja fator decisivo em todo este sucesso. Além disso, a série, criada por Julian Fellowes, é um ótimo relato histórico, revelando de forma intimista a relação entre os nobres e seus empregados. Esse estudo focado na relação entre o pessoal do “andar de cima” e aqueles do “andar de baixo” até então não havia sido desenvolvido com tamanha propriedade e dedicação. Por dar espaço a todos, independente de títulos, e mostrar o drama de diversos personagens, Downton Abbey caiu nas graças do público.

Continua após publicidade

Outro ponto que deve ter ajudado na adoração da série é sua ambientação impecável: dos figurinos (muito deles originais do início do século passado) à língua inglesa clássica, o universo de Abbey é crível. Ao associar a trama a acontecimentos verídicos, aliás, a relação com o público aumenta ainda mais. É difícil não se envolver com o programa e seus personagens logo no piloto, quando o incidente envolvendo o famoso Titanic serve como pano de fundo e pontapé inicial para tudo que acontece em seguida. O que mais ajuda na ambientação, porém, é o cenário. O Highclere Castle vem sendo usado pela série desde a primeira temporada e, desde então, o lugar tem sido visitado por milhares que desejam ver de perto o pequeno “casebre” que a fictícia família Crawley habita.

[spacer size=”20″]

Continua após publicidade

Highclere Castle

[spacer size=”20″]

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

O castelo é propriedade do Conde e da Condessa de Carnavon (sim, esses títulos ainda existem, embora não signifiquem grande coisa), que realmente moram no local. Durante o verão, quando a família sai de férias, por um curto período, o castelo fica aberto a visitações. O local, portanto, está longe de ser um museu; é uma mansão habitável que possui decoração clássica, mas não está parada no tempo. As vendas de ingressos que permitem a visitação abrem no site oficial do castelo e rapidamente se esgotam. Em 2015, por exemplo, os ingressos já estão todos vendidos. Caso você queria visitar as locações de Downton Abbey, portanto, deve esperar até 2016, e ficar atento às vendas para não ficar para trás e perder a chance. Os ingressos são vendidos por aproximadamente 20 libras.

O Highclere Castle foi projetado pelo mesmo arquiteto que criou o famoso Parlamento Inglês. O estilo arquitetônico é realmente parecido. A construção da enorme edificação começou em 1839 e durou até, aproximadamente, 1842. O castelo possui diversos quartos (50 deles estão inabitáveis), uma livraria com mais de 5600 títulos e diversos quadros dos séculos XVII, XVIII e XIX. O interessante é que diversos elementos modernos podem ser encontrados pela casa, numa união anacrônica do clássico e do moderno.

[spacer size=”20″]

downtonabbeycolagem

[spacer size=”20″]

Hoje, o castelo é moradia dos Carnavon, locação para a série, recebe visitantes durante alguns períodos do ano e ainda está aberto a aluguéis para casamentos e festas em geral. Depois de anos em pleno funcionamento, o castelo recentemente passou por reformas que custaram milhões. Para se ter uma ideia, não é todo casarão que pode ser usado: os dois andares mais altos, por exemplo, são praticamente inabitáveis devido a vários problemas, muitos deles oriundos dos maus cuidados da família ao passar dos anos. A área de serviço, por exemplo, foi modernizada e adaptada para outros fins. As sequências da série que se passam nos andares inferiores, portanto, onde os empregados trabalham e passam a maior parte do tempo, são gravadas em estúdio.

[spacer size=”20″]

Visitando Downton Abbey

[spacer size=”20″]

Ao visitar o castelo, você vai poder conhecer os cômodos do lugar (nem todos, lembre-se), descobrir a história da família que habita o local, ver fotos e curiosidades sobre a série, além de passear pelos jardins e demais dependências.

Caso você tenha um dinheiro sobrando, por exemplo, pode alugar um dos dois chalés que fazem parte do complexo do Highclere e passar uns dias por lá. A diária custa, em média, 350 libras e a estadia mínima é de duas noites. Dizem que é um lugar interessante, mas fica afastado do castelo (você também não pensava em dormir na cama do Conde, não é?)