Cartão Postal – Friends

friends

Continua após publicidade

[spacer size=”20″]

Continua após a publicidade

Quando você digita a palavra “Friends” no Google e faz uma breve pesquisa, os primeiros links e imagens lhe redirecionam diretamente para a série. Nada de verbetes, sinônimos, artigos relacionados ou qualquer outra coisa. A palavra, amplamente utilizada no vocabulário inglês, parece ter sido patenteada pela NBC quando esta lançou o programa em setembro de 1994. Desde então, a palavra parece ter outro significado.

Continua após publicidade

Criada por David Crane e Marta Kauffman, Friends tornou-se a sitcom mais conhecida que se tem notícia. Alguns berrarão o nome de Frasier, outros esbravejarão lembrando o honrado nome de Seinfeld, mas todos eles parecem sozinhos perto de Friends. Justamente por se apoiar no relacionamento e na vida de um grupo de amigos, distintos uns dos outros, é que a série se tornou um sucesso e é reverenciada por milhões até hoje. Ao fugir da fórmula do personagem ou casal central, o programa trouxe para o centro da discussão diversos temas com diversos rostos. Todos se vêem nos personagens da série; parece que cada personagem possui um fragmento da personalidade de cada fã. Talvez por isso a série seja tão universal e querida. Tão íntima e única.

[spacer size=”20″]

Continua após publicidade

New York, New York

[spacer size=”20″]

A série gira em torno de um grupo de seis amigos (Rachel, Monica, Phoebe, Joey, Ross e Chandler) e seus encontros e desencontros da vida, tendo Nova York como cenário. Desde sua ideia inicial, Friends – que nem se chamava assim no início – seria um programa sobre jovens que, recém começando suas vidas independentes, deveriam encarar as dificuldades da vida na tumultuada Manhattan. Morando juntos, se relacionando, se conhecendo. Os criadores queriam justamente aquilo que é uma das marcas da série: dialogar com o público que provavelmente teria várias relações em comum. Muito do que se vê em alguns episódios já foi vivenciado, em maior ou menor grau – e talvez sem tanto humor – por muita gente.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

Em que ponto de Manhattan, então, os amigos morariam? Bem, para começar, Friends não é filmada de Nova York, mas sim na Califórnia. Era vontade de produtores e roteiristas que a série fosse filmada legitimamente na cidade mais famosa do mundo. Isso, porém, não foi possível. É notável, desde sempre, que filmar em Nova York é dificílimo e extremamente caro para qualquer tipo de produção, seja ela um filme e, principalmente, uma série de TV. Os estúdios estavam concentrados na Califórnia e grande parte de produção gostaria que o programa fosse uma sitcom legítima, gravada em um teatro com o público assistindo a gravação de perto. Várias polêmicas nasceram daí.

Muita gente reclamou que a série possuía várias incongruências com relação à cidade de Nova York. Até o tamanho do apartamento dos amigos era um problema, já que, segundo a localização e ao tipo de prédio, era impossível haver um AP daquele tamanho e por um preço acessível. De todo modo, o prédio que abrigou o grupo se encontra em uma das esquinas do Greenwich Village, uma área nobre na cidade. O lugar é um dos marcos históricos de Manhattan, tendo destaque durante o Halloween e por receber a parada gay de Nova York.

 

friends2
Fonte: NBC/divulgação

 

Outra locação que gerou problemas foi o Central Perk. Antes da estreia da série, alguns chefões do estúdio queria que o lugar fosse mais urbano e menos “estranho”, íntimo e pessoal. Felizmente a ideia original foi mantida e hoje guardamos boas lembranças sobre o lugar, como se já estivéssemos ido pessoalmente ao estabelecimento.

Um dos pontos mais conhecidos da série, também, é aquele visto na sequência de abertura. A Fonte Pulitzer, de quase sete metros de altura, se encontra no Grand Army Plaza e foi criada em 1916. A obra descreve Pomona, a deusa romana da abundância. A fonte foi replicada nos estúdios da Warner para que os produtores pudessem filmar a abertura. Então, o que você vê em todos os episódios não é bem real, e sim uma réplica.

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Xs-HbHCcK58[/youtube]

Fonte usada na abertura foi criada em 1916

 

Mesmo que Friends tenha sido filmada quase inteiramente em estúdio, a série tentou se inspirar no mundo real, nas características existentes de Nova York (e em alguns episódios em Londres, e Las Vegas, etc.). Ainda que filmada em LA, a atmosfera do programa é tão bem elaborada e levada às telas com tanto esmero que é quase impossível não acreditar que eles não estavam realmente sentados lá, no apartamento, enquanto as luzes brilhavam e a balbúrdia continuava incessante na sempre ativa Nova York.