Cartão Postal – O universo de Shannara

shannarachronicles

Continua após as recomendações

O ano está no começo, mas já fomos agraciados com uma grande surpresa: The Shannara Chronicles é, ao lado de Billions, a melhor novidade da temporada. Pelos trailers e demais vídeos e imagens de divulgação, já era possível perceber a qualidade técnica do programa, mas não deixa de ser elogiável, contudo, o fato do show também ter um bom roteiro, algo raro em séries do gênero. Então, de início, fica a dica: deixe o preconceito de lado de dê uma chance à nova série da MTV.

Continua após a publicidade

O que já havia ficado claro nos vídeos promocionais era que as locações da série seriam fantásticas, o que já garantiu uma Cartão Postal logo de cara. Os planos abertos que descortinam belas paisagens rendem belos quadros, pinturas a serem colocada na parede. Tudo bem que a Nova Zelândia, país onde o seriado foi filmado, oferece diversas locações impecáveis, e que o trabalho da equipe é só filmar a beleza natural. Ainda assim, é preciso elogiar a escolha de cada locação e o uso que o programa faz das mesmas.

colagemshannara

Fonte: MTV

É inegável, por exemplo, que The Shannara Chronicles possui uma direção de arte irretocável e efeitos visuais irrepreensíveis; assim, as belas paisagens ficam ainda melhoradas com elementos “decorativos” e inserções digitais. É impossível, por exemplo, não ficar encantado com um enorme navio, apodrecendo em terra firme, um lugar que provavelmente foi o leito de extensas águas. Além disso, a equipe se sai incrivelmente bem ao inserir diversos elementos que indicam que aquele universo na verdade se passa no futuro, e não em um universo paralelo ou medieval.

Neste sentido, o mundo pós-apocalíptico de Shannara lembra o de longas-metragens como Oblivion e Eu Sou a Lenda, sem nunca ficar abaixo da qualidade destes filmes. A qualidade de produção da série, aliás, é coisa de cinema. Repare a The Ellcrys Tree, a enorme árvore que é parte importante da narrativa. Desenhado e construído com esmero, o elemento cênico parece real, tamanho o nível de detalhes. Em tamanho real, Ellcrys é tão gloriosa quanto parece na TV.

shannaraelcrys

Fonte: MTV

Filmada em Auckland e arredores, na Nova Zelândia, Shannara usa e abusa das enormes planícies, montanhas, florestas, etc. É um mundo fantástico real. Não é à toa que O Senhor dos Anéis foi inteiramente filmado lá, ajudando a criar esta aura mágica para a região. A saga de J.R.R. Tolkien, aliás, é a principal fonte de inspiração para Shannara, criação de Terry Brooks.

O prefeito de Auckland, aliás, afirmou recentemente que a produção da série no local gerou dezenas de milhões para a economia. O projeto empregou mais de 300 moradores locais, entre equipe técnica e figurantes, além de levar o nome da cidade para o mundo todo. E tem gente que acha que cultura não vale a pena e não é boa pra economia…