Cartão Postal – Os vários Paraísos de O.C.

Cartão Postal - Ed01 - The OC

Continua após as recomendações

 

Você sempre quis saber onde suas séries favoritas foram/são filmadas? Quais os segredos das locações, as curiosidades? Pois seja bem vindo: o seu Cartão Postal chegou, e o Mix de Séries vai te levar a lugares inimagináveis!

Continua após a publicidade

Primeira parada: The O.C. Para quem não sabe, O.C. refere-se a Orange County, um condado do estado da Califórnia. Orange County parece o lugar perfeito para a gravação de uma história onde o verão aparenta ser uma estação que não tem fim. Em contato direto com o Oceano Pacífico, o lugar é repleto de praias e lugares paradisíacos (não à toa a série chama-se Um Estranho no Paraíso, aqui no Brasil – menos em Portugal, onde é conhecida por Na Terra dos Ricos).

The O.C., porém, engana muita gente. Casas que supostamente deveriam ficar em Newport Beach, ficam bem longe dali. O píer que deveria ser de um lugar é de outro. A escola é de um canto, os shoppings e restaurantes de outro. Sem falar, claro, dos estúdios, onde a maioria das cenas internas foi filmada. Logo, se você tinha a ilusão de que a série era inteiramente gravada na bela e rica Newport Beach, contenha seus sentimentos, pois The O.C., no limiar, não pertence a lugar nenhum e sempre acabou filmando onde os custos eram menores.

Custos, aliás, regem a produção de diversos projetos, sejam eles voltados para TV ou Cinema. Filmar em Newport Beach, por exemplo, sairia muito caro para a produção da série, que teve que optar por lugares mais “acessíveis” e que servissem como “dublês” dos lugares pretendidos. Isso acontece todo o tempo: filmar nas ruas mais famosas de Nova Iorque, por exemplo, quando não é proibido, é impossível devido à movimentação; quando a movimentação permite, os custos são altíssimos. Assim, as produções migram para cidades mais “baratas”, maquiam o lugar e dizem que ali é Nova Iorque. E nós acreditamos. O problema dessas “mentirinhas” é quando visitamos os lugares e vimos que tudo era mentira. Assim, não viaje para Newport achando que verá o famoso píer da série, pois ele não está lá.

O Píer

Comecemos pelo píer, portanto. A série apresenta o lugar (uma das locações mais recorrentes do show) como sendo o Balboa Píer, na península Balboa em Newport Beach. A verdade é que mais de um píer foi usado para criar a ilusão desejada. Há, porém, um principal que é mostrado seguidamente durante os episódios. Praticamente todas as cenas no píer (não cenas aéreas ou planos gerais que estabelecem o local) foram filmadas no Píer de Redondo Beach, em Torrence Blvd. em Redondo Beach, na Califórnia.

O píer de Redondo Beach é enorme e permite diversas oportunidades diferentes para gravações. Cenas envolvendo caminhadas e diálogos, barcos e restaurantes, por exemplo, foram filmadas neste píer. Quando mostrado de uma longa distância, porém, a produção utilizou o Hermosa Pier, em Hermosa Beach. O píer de Hermosa, de longe, se assemelha ao de Balboa por diversos motivos, incluindo a estrutura semelhante. Em resumo, The O.C. uniu a parte interna do píer de Redondo Beach com a externa do píer de Hermosa para, no fim, fingir que aquele era o píer de Balboa.

 

Pier Cartão PostalO mapa e os principais pontos do píer de Redondo Beach ao lado de sua versão real. Além disso, a bela vista do píer ao pôr do sol.

As Casas

A casa da família Cohen, na série, está localizada em Crystal Cove/Pelican Hill, em Newport Beach, do ladinho da casa da Marissa. A casa realmente existe, mas não está localizada onde a série diz que está. A residência é particular e se encontra em Malibu, também na Califórnia. Você pode encontrar o endereço na internet, mas não o divulgaremos, pois tememos pela segurança dos moradores (6205 Ocean Breeze Drive). A casa dos Cohen, assim como o píer, acaba por ser uma junção de duas casas diferentes. Cenas externas que mostram, principalmente, a fachada da residência, foram filmadas no local recém citado. Já a casa da piscina e a cozinha pertencem a outra casa, localizada bem próxima da outra. Além disso, várias partes destas residências foram replicadas em estúdio, incluindo a piscina, cozinha, etc.

As casas, claro, fazem parte de um condomínio fechado, então não adianta tentar invadir e tirar uma selfie na frente do lugar. As residências são tão protegidas que a própria equipe da série esteve pouquíssimas vezes no local. Apenas algumas cenas externas e aéreas foram filmadas e usadas repetidamente durante o programa. Os produtores e diretores filmaram o lugar de diversos ângulos e sob ocasiões diferentes (com carros entrando e saindo de diferentes formas, por exemplo) para que pudessem utilizar o material sem precisar retornar à “Terra dos Ricos”.

 

Cartão postal as casasAcabando com o sonho: as três imagens da parte superior são recriações em estúdio. Na parte inferior as duas residências reais que servem como a casa do Cohen e dos Cooper.

A Escola

A escola de The O.C., a Harbor School, é outra locação recorrente da série. Na história, a escola fica, assim como praticamente todos os outros pontos, em Newport Beach; a escola verdadeira, porém, está longe de Newport. Na verdade, a Harbor School chama-se Mount Saint Mary’s e fica em Los Angeles. Trata-se de um colégio católico privado onde 97% dos estudantes são jovens mulheres.

 

MountStMary(aerial)

A “pequena” Mount Saint Mary’s, o colégio utilizado em diversas cenas da série.

 

Originalmente, a escola utilizada seria a mesma vista em Buffy the Vampire Slayer, mas os produtores queriam algo diferente. Durante pesquisas para potenciais locações para a série eles encontraram a Mount Saint Mary’s, um campus enorme localizado no topo de uma montanha. A distância não impediu, enfim, que ela fosse escolhida como a escola de The O.C.

***

E assim The O.C. foi sendo filmada. Elenco e equipe iam de um lugar a outro para as filmagens, visitando belas locações e, claro, alguns estúdios. The O.C. estreou em 2003 e teve quatro temporadas. Caso você ainda não conheça a série, corra e dê uma oportunidade. Caso já tenha assistido e a saudade tenha batido, retorne às belas praias e casas do show. Mas se eventualmente visitar o local das filmagens nos EUA, não se esqueça de visitar o Mix de Séries para não ir ao lugar errado.

E você? Para onde quer ir? Deseja visitar algum lugar? Deixe sua sugestão nos comentários para então visitarmos as locações de suas séries favoritas.

Matheus Pereira

Matheus Pereira

Gaúcho, estudante de jornalismo e viciado em séries. Tem séries pra assistir de mais e tempo de menos. Séries favoritas? Six Feet Under e Breaking Bad.

11 comments

Add yours
  1. Anderson Narciso
    Anderson Narciso 23 janeiro, 2015 at 09:25 Responder

    Que saudades de The OC… Eu ficava apaixonado por estas paisagens, California tem belissimos lugares. Sem duvidas, um alvo para uma viagem internacional.

    Parabens pelo texto Matheus 😀

    • Matheus Pereira
      Matheus Pereira 24 janeiro, 2015 at 19:01 Responder

      Com certeza! Goste ou não da série, é um fato que as locações que eles usaram (independentemente de se localizarem em Newport ou não) são lindas e são um belo convite para conhecer os verdadeiros locais.

    • Matheus Pereira
      Matheus Pereira 24 janeiro, 2015 at 18:52 Responder

      Valeu Ana!! A ideia é trazer um conteúdo diversificado e curioso sobre as séries! Que bom que curtiu… Ah, e a próxima edição da coluna vai falar sobre um programa que tu descobriu recentemente e já considera pakas.

    • Matheus Pereira
      Matheus Pereira 24 janeiro, 2015 at 18:58 Responder

      Pois é, Walter! Tem muita coisa legal que acabou ficando de fora do texto. Os shoppings, as lanchonetes, lojas, a marina, outras casas fantásticas que aparecem no decorrer da série. Sem falar no próprio píer que tem um monte de coisa legal.

  2. Avatar
    Michele 23 janeiro, 2015 at 16:58 Responder

    Matheus, que texto incrível. Super completo. Deu vontade de ir até Orange County. Parabéns!! Vamos viajar agora para algum lugar épico? Escócia (Outlander) ou Inglaterra (Downton Abbey)? O que acha? 😀

    • Matheus Pereira
      Matheus Pereira 24 janeiro, 2015 at 18:57 Responder

      Muito, muito obrigado Michele! Ambas já estão na lista para serem visitadas! Downton Abbey, aliás, tem muita coisa legal sobre as locações para serem discutidas. Elas só não serão as próximas porque vou aproveitar a estreia de uma nova série para falar de outra, mas em breve estarão aqui, com certeza!

  3. Avatar
    Adriano Ferreira Guimarães 24 junho, 2017 at 21:11 Responder

    Nossa, digitei “píer hermosa beach” e fui navegar por ele no Earth.
    Encontrei a cabine de vigia usado na série.
    Foi uma sensação indescritível.

Post a new comment