Cartão Postal – Os vários Paraísos de O.C.

Cartão Postal - Ed01 - The OC

Continua após as recomendações

 

Você sempre quis saber onde suas séries favoritas foram/são filmadas? Quais os segredos das locações, as curiosidades? Pois seja bem vindo: o seu Cartão Postal chegou, e o Mix de Séries vai te levar a lugares inimagináveis!

Continua após a publicidade

Primeira parada: The O.C. Para quem não sabe, O.C. refere-se a Orange County, um condado do estado da Califórnia. Orange County parece o lugar perfeito para a gravação de uma história onde o verão aparenta ser uma estação que não tem fim. Em contato direto com o Oceano Pacífico, o lugar é repleto de praias e lugares paradisíacos (não à toa a série chama-se Um Estranho no Paraíso, aqui no Brasil – menos em Portugal, onde é conhecida por Na Terra dos Ricos).

The O.C., porém, engana muita gente. Casas que supostamente deveriam ficar em Newport Beach, ficam bem longe dali. O píer que deveria ser de um lugar é de outro. A escola é de um canto, os shoppings e restaurantes de outro. Sem falar, claro, dos estúdios, onde a maioria das cenas internas foi filmada. Logo, se você tinha a ilusão de que a série era inteiramente gravada na bela e rica Newport Beach, contenha seus sentimentos, pois The O.C., no limiar, não pertence a lugar nenhum e sempre acabou filmando onde os custos eram menores.

Custos, aliás, regem a produção de diversos projetos, sejam eles voltados para TV ou Cinema. Filmar em Newport Beach, por exemplo, sairia muito caro para a produção da série, que teve que optar por lugares mais “acessíveis” e que servissem como “dublês” dos lugares pretendidos. Isso acontece todo o tempo: filmar nas ruas mais famosas de Nova Iorque, por exemplo, quando não é proibido, é impossível devido à movimentação; quando a movimentação permite, os custos são altíssimos. Assim, as produções migram para cidades mais “baratas”, maquiam o lugar e dizem que ali é Nova Iorque. E nós acreditamos. O problema dessas “mentirinhas” é quando visitamos os lugares e vimos que tudo era mentira. Assim, não viaje para Newport achando que verá o famoso píer da série, pois ele não está lá.

O Píer

Comecemos pelo píer, portanto. A série apresenta o lugar (uma das locações mais recorrentes do show) como sendo o Balboa Píer, na península Balboa em Newport Beach. A verdade é que mais de um píer foi usado para criar a ilusão desejada. Há, porém, um principal que é mostrado seguidamente durante os episódios. Praticamente todas as cenas no píer (não cenas aéreas ou planos gerais que estabelecem o local) foram filmadas no Píer de Redondo Beach, em Torrence Blvd. em Redondo Beach, na Califórnia.

O píer de Redondo Beach é enorme e permite diversas oportunidades diferentes para gravações. Cenas envolvendo caminhadas e diálogos, barcos e restaurantes, por exemplo, foram filmadas neste píer. Quando mostrado de uma longa distância, porém, a produção utilizou o Hermosa Pier, em Hermosa Beach. O píer de Hermosa, de longe, se assemelha ao de Balboa por diversos motivos, incluindo a estrutura semelhante. Em resumo, The O.C. uniu a parte interna do píer de Redondo Beach com a externa do píer de Hermosa para, no fim, fingir que aquele era o píer de Balboa.

 

Pier Cartão PostalO mapa e os principais pontos do píer de Redondo Beach ao lado de sua versão real. Além disso, a bela vista do píer ao pôr do sol.

As Casas

A casa da família Cohen, na série, está localizada em Crystal Cove/Pelican Hill, em Newport Beach, do ladinho da casa da Marissa. A casa realmente existe, mas não está localizada onde a série diz que está. A residência é particular e se encontra em Malibu, também na Califórnia. Você pode encontrar o endereço na internet, mas não o divulgaremos, pois tememos pela segurança dos moradores (6205 Ocean Breeze Drive). A casa dos Cohen, assim como o píer, acaba por ser uma junção de duas casas diferentes. Cenas externas que mostram, principalmente, a fachada da residência, foram filmadas no local recém citado. Já a casa da piscina e a cozinha pertencem a outra casa, localizada bem próxima da outra. Além disso, várias partes destas residências foram replicadas em estúdio, incluindo a piscina, cozinha, etc.

As casas, claro, fazem parte de um condomínio fechado, então não adianta tentar invadir e tirar uma selfie na frente do lugar. As residências são tão protegidas que a própria equipe da série esteve pouquíssimas vezes no local. Apenas algumas cenas externas e aéreas foram filmadas e usadas repetidamente durante o programa. Os produtores e diretores filmaram o lugar de diversos ângulos e sob ocasiões diferentes (com carros entrando e saindo de diferentes formas, por exemplo) para que pudessem utilizar o material sem precisar retornar à “Terra dos Ricos”.

 

Cartão postal as casasAcabando com o sonho: as três imagens da parte superior são recriações em estúdio. Na parte inferior as duas residências reais que servem como a casa do Cohen e dos Cooper.

A Escola

A escola de The O.C., a Harbor School, é outra locação recorrente da série. Na história, a escola fica, assim como praticamente todos os outros pontos, em Newport Beach; a escola verdadeira, porém, está longe de Newport. Na verdade, a Harbor School chama-se Mount Saint Mary’s e fica em Los Angeles. Trata-se de um colégio católico privado onde 97% dos estudantes são jovens mulheres.

 

MountStMary(aerial)

A “pequena” Mount Saint Mary’s, o colégio utilizado em diversas cenas da série.

 

Originalmente, a escola utilizada seria a mesma vista em Buffy the Vampire Slayer, mas os produtores queriam algo diferente. Durante pesquisas para potenciais locações para a série eles encontraram a Mount Saint Mary’s, um campus enorme localizado no topo de uma montanha. A distância não impediu, enfim, que ela fosse escolhida como a escola de The O.C.

***

E assim The O.C. foi sendo filmada. Elenco e equipe iam de um lugar a outro para as filmagens, visitando belas locações e, claro, alguns estúdios. The O.C. estreou em 2003 e teve quatro temporadas. Caso você ainda não conheça a série, corra e dê uma oportunidade. Caso já tenha assistido e a saudade tenha batido, retorne às belas praias e casas do show. Mas se eventualmente visitar o local das filmagens nos EUA, não se esqueça de visitar o Mix de Séries para não ir ao lugar errado.

E você? Para onde quer ir? Deseja visitar algum lugar? Deixe sua sugestão nos comentários para então visitarmos as locações de suas séries favoritas.