Cartão Postal – Sherlock

Cartão Postal - S01E04 - Sherlock

 

Depois de visitar os Estados Unidos, é chegada a hora de atravessar o oceano e desembarcar na terra da Rainha. E Cartão Postal aproveita para destrinchar os segredos e locações de Sherlock, sucesso da BBC.

Eis um alívio: caso você queira visitar as locações de Sherlock, poderá ir direto para Londres, sem medo de estar no lugar errado. Diferente de The O.C. e House of Cards (que já foram visitadas aqui e aqui), em que os lugares mostrados na série ficam, na verdade, em outras cidades, Sherlock é filmada em Londres. Ainda que a Baker Street do show não fique na Baker Street verdadeira, é possível encontrar a rua utilizada no programa com facilidade. Trata-se da North Gower Street, uma calma rua de Londres. O número da casa verdadeira é 187, mas a porta do flat foi alterada e tem o número 221B fixado na madeira. Os fãs, então, podem visitar o local e tirar algumas fotos. O Mix de Séries, porém, não recomenda que você bata na porta. Pessoas moram naquela rua e o incômodo pode trazer algumas discussões, principalmente se você interromper o chá das cinco dos ingleses.

Continua após a publicidade

Ao lado do flat, também na North Gower Street, está o Speedy’s Cafe. No primeiro episódio, o estabelecimento apareceu como Mrs Hudson’s Snax, já nos últimos episódios o nome original – Speedy’s – é mostrado. O episódio A Scandal in Belgravia foi realmente filmado no interior do cafe. A produção do programa, porém, alterou vários detalhes e redecorou quase que inteiramente o lugar. Hoje, caso você faça uma visita ao Speedy, verá a decoração original vista na série. Fãs de Benedict Cumberbatch também vão gostar do Speedy: é lá onde ele faz seu lanche quando está gravando a série.

 

Sherlock colagem
Acima: O 221B ao lado do Speedy’s Cafe. Abaixo, o St Bart’s Hospital.

 

Outra locação importante na série é o St Bartholomew’s Hospital. Aparecendo em oito dos nove episódios lançados até agora, o Hospital é importante por dois grandes motivos: Sherlock e Watson se encontraram pela primeira vez no St Bart’s; foi no topo do mesmo St Bart’s, também, que Sherlock teve o duelo de sua vida contra o arquiinimigo Moriarty. O hospital tem uma história impressionante: o prédio sobreviveu ao Grande Incêndio de Londres, uma catástrofe que aconteceu em 1666; o incêndio atingiu várias partes da cidade e durou incríveis quatro dias (uma minissérie chamada The Great Fire, que trata sobre o acontecimento, foi transmitida pelo canal ITV há alguns meses). Além disso, o prédio também sobreviveu a Segunda Guerra Mundial. Outra curiosidade interessante sobre o St Bart’s Hospital é que William Wallace (sim, o Mel Gibson em Coração Valente) foi executado no local. O departamento de acidentes e emergência do hospital foi fechado em 1995, mas o lugar permanece como um centro de pesquisa. É aqui, por exemplo, que os laboratórios visitados por Holmes e Watson se encontram.

O Casamento

O casamento de John e Mary foi o evento que mais reuniu locações interessantes em um só episódio de Sherlock. Para começar, Watson e Holmes visitam alguns pubs para uma espécie de despedida de solteiro. No episódio, os bares supostamente se localizam em Londres, mas a verdade é que todos estão em Cardiff. Alguns dos bares são o Soda Bar, Kapu e o The Attic. E caso você tenha assistido o episódio, sabe como a despedida acontece.

 

Sherlock colagem2
Acima: Os bares frequentados por Holmes e Watson. Abaixo, a igreja onde ocorre o casamento e o lugar da luxuosa recepção de John e Mary.

 

Outra locação é a igreja de Stoke Bishop, em Bristol, chamada Igreja St Mary Magdalene. Apenas o exterior da igreja é visto, mas já é o suficiente para ver que é um belo lugar. Já a festa ocorre do Goldney Hall na Universidade de Bristol. O lugar é cheio de jardins e árvores; o lugar perfeito para uma festa de casamento classicamente britânica. Foi no Goldney Hall que Sherlock fez aquele belíssimo discurso.

***

Sherlock passou por diversos pontos de Londres e apenas um texto não pode abranger todas as locações vistas na série. Em um dos episódios, por exemplo, podemos ver a Chinatown de Londres, em outro o Palácio de Westminster. Sherlock retorna para um especial de Natal ainda em 2015 e três novos episódios em janeiro de 2016. Os fãs – eu incluso – aguardam ansiosamente os novos mistérios do detetive e o bom e velho céu nublado de Londres.

Matheus Pereira

Matheus Pereira

Gaúcho, estudante de jornalismo e viciado em séries. Tem séries pra assistir de mais e tempo de menos. Séries favoritas? Six Feet Under e Breaking Bad.

2 comments

Add yours
  1. Avatar
    Paula Reis 3 março, 2015 at 15:18 Responder

    Amoooooo! Já adorava Londres, agora com a série Sherlock gosto mais ainda…. Apaixonada pela série toda…. John e Sherlock são meus novos amorzinhos…
    Vi no rascunho a coluna desta semana, Matheus e estava aguardando-a ansiosamente!
    Mto amor! <3
    Que venha estes episódios especiais hehehe
    Parabéns pelo excelente texto!
    😀

Post a new comment